Dúvidas sobre a transição do bebê para caminha

Os pais, principalmente os de primeira viagem, acabam acumulando muitas dúvidas sobre mudanças importantes na vida do bebê. Uma destas dúvidas é em relação à mudança do berço para a caminha. Quando saber qual é a hora certa?

Do berço para a caminha

É difícil falar em idade correta, pois isso varia de bebê para bebê. Mas, de maneira geral, dos 20 meses até os dois anos os pequenos já estarão prontos para a mudança. Neste período, a criança vai demonstrar que deseja ir para uma cama e também vai dar sinais de que está pronta.

Um sinal fundamental é a escalada do berço. Quando o bebê já consegue ficar de pé dentro do berço e ameaça escalar suas grades para sair é recomendado colocá-lo na caminha, inclusive por questão de segurança.

Leia ainda: Dores nos quadris durante a gestação

Foto: s2.glbimg.

Foto: s2.glbimg.

Converse com o bebê

Toda mudança importante na vida e na rotina do bebê precisam ser bem pensadas e explicadas. Quando for tirar o bebê do berço e for colocá-lo na caminha, converse com a criança.

Como escolher a cama certa?

A nova cama deve ser escolhida com cuidado pois precisa ser segura e ter tudo o que o bebê quer e necessita. Em primeiro lugar, a cama deve ser baixa e ter uma grade lateral para proteção. Se a grade não vier acoplada à cama, é possível mandar fazer uma ou comprá-la pronta.

O que mais é preciso ter?

A cama precisa ser também muito confortável. Para tanto, alguns elementos podem ser trazidos do berço, como almofadas, travesseiro e bichinhos de pelúcia.

Adaptação

A adaptação, de maneira geral, acontece facilmente. Durante a primeira semana, o bebê vai subir e descer de sua cama várias vezes. Mas com o passar dos dias, a nova cama deixa de ser novidade e a criança começa a se acostumar com ela.