Qual tempo certo para liberar visitas ao bebê?

Esta é uma questão de grande importância e que precisa ser esclarecida. Os bebês são sempre muito esperados por todos da família e amigos, que querem logo conhecê-lo, ainda em seus primeiros dias. Existem também os parentes mais distantes, que ficam felizes por ver a família aumentando e encaram a visita como uma oportunidade para rever todos. Há também os colegas de trabalho, que não só desejam ver o pequeno como saber notícias de sua mãe. Enfim, são sempre muitas visitas, mas quando elas estão liberadas para acontecer?

Visitas na maternidade

As visitas na maternidade são reservadas para os membros mais próximos da família. No primeiro de vida da criança, muitas são as questões envolvidas. A mulher ainda está se recuperando do parto e se fez cesárea deve estar sentido dores e incômodos. Logo após o parto não podem ir ao banheiro, então provavelmente estão também sem tomar banho. Para as mais vaidosas, problemas adicionais, pois vão estar sem maquiagem alguma.

Outra questão a ser colocada é a amamentação. No primeiro dia, na maternidade, a mulher pode ainda não ter tido a oportunidade de segurar e amamentar seu bebê, e este é um momento bastante único, íntimo. Diante de tudo isso, muitas mulheres preferem curtir o bebê sozinhas. O segundo dia ou o último na maternidade é mais adequado.

Leia ainda: Como ajudar o bebê com prisão de ventre

Foto: www.barnesjewish.org.

Foto: www.barnesjewish.org.

Em casa

Se você não é tão próximo da mulher, prefira fazer a visita em casa após alguns dias do parto. É que a família ainda estará se adaptando a tudo: à nova rotina, ao bebê e a todos os cuidados necessários, etc. Ligar antes é fundamental para saber se haverá alguém em casa, se o momento é oportuno e para dar tempo para que a mulher tome um banho e se arrume.