Até que idade é normal a criança fazer xixi na cama?

Fazer xixi na cama: essa é uma situação normal entre os pequenos. Eles vão dormir limpinhos e sequinhos e acordar molhados. Mas, até quando os pais podem considerar que isso é normal?

Idade e xixi na cama

É considerado normal que o bebê faça xixi na cama até os cinco anos de idade. Se os episódios se prolongarem mais do que isso, os pais devem ficar atentos.

Leia ainda: Dores nos quadris durante a gestação

Foto: revistacrescer.

Foto: revistacrescer.

Enurese noturna

Enurese noturna é o nome dado pelos médicos ao xixi na cama das crianças. A enurese se divide entre primária e secundária. A primária ocorre nos primeiros meses e anos de vida do bebê e o principal motivo é que o sistema neurológico ainda não está completamente formado. Assim, a bexiga fica cheia durante a noite mas ela não comunica ao cérebro que é necessário ir ao banheiro, o que resulta em não conseguir segurar o xixi.

Já a enurese secundária vem depois, geralmente após a criança passar mais de seis meses sem fazer xixi na cama. Ela ocorre por trauma ou tem caráter emocional. O medo de alguma coisa pode ocasionar os episódios. Nestes casos, diagnóstico e tratamento são feitos pelos médicos.

Como evitar?

Para evitar o xixi na cama, os pais precisam evitar que seus filhos fiquem com a bexiga muito cheia durante o sono. Para isso, é importante evitar alimentos salgados durante a noite, não tomar excesso de líquidos durante e após o jantar e sempre levar a criança ao banheiro antes de ir dormir.

Outra dica importante

Os pais podem começar a acordar durante a noite para chamar a criança para ir ao banheiro. Se o xixi na cama costuma aparecer pouco antes das primeiras horas do dia, é nesse momento que o pequeno precisa ser acordado.