Dor no estômago durante a gravidez

You are currently viewing Dor no estômago durante a gravidez
Foto: cdn.womensunitedonline.

A partir da 33ª semana de gestação, a gestante pode sentir forte dor de estômago. Além desse sintoma, queimação e mal-estar. Neste período, na reta final da gravidez, a barriga da gestante praticamente para de crescer. O corpo começa a se preparar para o nascimento.

Por que ocorre a dor?

A dor de estômago acontece porque o útero já cresceu bastante e acabou pressionando, dentre outros órgãos, o estômago. Além das dores, azia e mal-estar, pode aconteceu falta de apetite também. O estômago, espremido, passa a abrigar menos alimento do que conseguia antes. Assim, se a mulher comer um pouquinho mais, pode acabar sentindo enjoo e ânsia facilmente. Gestantes que já tinham úlcera, gastrite ou refluxo antes de engravidarem podem acabar sofrendo ainda mais com o problema. É que nelas as dores podem ser ainda mais intensas.

Vale lembrar que as dores podem ocorrer em várias regiões do abdome.

Leia ainda: Até quando a gravida pode dirigir?

Foto: cdn.womensunitedonline.
Foto: cdn.womensunitedonline.

A alimentação precisa ser adaptada

Para lidar com o incomodo, a alimentação da gestante precisa ser adaptada. Alimentos gordurosos e pesados devem ser substituídos por alimentos leves e de fácil digestão. Ao invés de comer bastante de uma só vez, várias refeições menores devem ser feitas ao longo do dia.

Alimentos gasosos também devem ser evitados, uma vez que eles acabam aumentando ainda mais o tamanho da barriga e consequentemente a dor.

Mastigue bem e evite ingerir líquidos juntamente com as refeições – espere cerca de 30 minutos após terminar de comer.

Automedicação

A automedicação é contra indicada sempre e principalmente na gestação, ainda que se trate de analgésicos, que não precisam de receita para serem vendidos. Eles podem prejudicar mãe e bebê. Procure seu médico. Também tente manter-se calma e relaxada. A agitação pode aumentar ainda mais a dor sentida.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 2 comentários

  1. Cinthia

    Vi a postagem de vcs sobre dor no estômago quero saber se podem me ajudar estou grávida de 2 meses e sinto dor constante no estômago dia e noite mal estou conseguindo comer sinto muita azia tb to vomitando bastante o suco gástrico o obstetra me passou hidroxido de aluminio e nao resolve se puderem me ajudar desde ja agradeço….

  2. Vanessa carvalho rocha

    Nossa muitos bom essas dicas para a gestante e pro bebê também!!!

Deixe um comentário