Até quando a grávida pode dirigir?

You are currently viewing Até quando a grávida pode dirigir?
Foto: autofreaks.com.

Gravidas na direção: esta é uma questão que deixa muitas pessoas em dúvida, o que é muito normal. Enquanto muitas vezes a mulher se sente confiante para pegar o volante, sua família e companheiro temem por sua segurança e a do bebê. Mas afinal, até quando é recomendado dirigir?

Leia ainda: Teste de farmácia para saber se o bebê é menino ou menina

O que dizem os médicos

Os médicos recomendam que as gestantes dirijam, no máximo, até o oitavo mês de gestação. No entanto, aconselham que, se for possível, elas deixem a direção antes disso, quando chegarem ao sexto mês.

Até o quinto mês, a direção é segura desde que a motorista tome todos os cuidados que qualquer outro motorista deve tomar. Depois disso, o bebê começa a se movimentar bastante dentro da barriga, então é possível que a mulher acabe se distraindo mais facilmente. Outro ponto importante a se considerar é que durante a gravidez a mulher fica com os reflexos mais lentos, o que pode prejudicar a direção segura. A maioria das futuras mamães fica totalmente voltada ao bebê neste período, e para que possam dirigir é necessário que estejam mais focadas.

Foto: autofreaks.com.
Foto: autofreaks.com.

O código de trânsito brasileiro

O código de trânsito brasileiro antigo permitia que a mulher gravida dirigisse apenas até o quinto mês de gestação. O atual, porém, não faz qualquer restrição.

Consulte seu médico

Converse com seu médico para saber até quando você está liberada para dirigir. Nesta conversa, exponha como é seu estilo de vida, quais são suas atividades diárias que necessitam que você se locomova de carro e fale também sobre sua saúde física e emocional. É que dirigir, principalmente nas grandes cidades, pode ser bastante estressante. Opções para este período são táxis e caronas. Comece também a ir a pé a lugares próximos de sua casa, como padarias e farmácias.

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. Paula bazalha

    Amo as dicas de vcs todos os dias vejo as novidades que tem me ajudado muito

Deixe um comentário