Menstruar na gravidez é possível? Prejudica o bebê?

Menstruar na gravidez é possível? Prejudica o bebê? Para responder a esta pergunta é preciso entender o que é a menstruação.

Quando a mulher está no período fértil, isto é, o seu ovário liberou um óvulo e este, começou a se deslocar através da tuba uterina em direção ao útero. Enquanto o óvulo se desloca dentro da tuba uterina, é que poderá ocorrer a fecundação, isto é, o encontro do espermatozoide com o óvulo. Por este motivo, o período em que o óvulo se encontra na tuba uterina é chamado de “período fértil”.

Este período é variável, podendo durar de 4 a 8 dias normalmente. Quando ocorre a fecundação, o óvulo fecundado, agora denominado “célula ovo” continua sua “viagem” em direção ao útero.

Enquanto isso acontece, o útero vai sofrendo algumas alterações que irão prepará-lo para “receber e alojar” o embrião durante seu desenvolvimento (gestação). Entre as alterações sofridas pelo útero estão o espessamento e aumento da vascularização de sua parede (endométrio), com o acréscimo de novas camadas celulares.

menstruação na gravidez

Foto: Onemedical

Quando ocorre a fecundação, a célula ovo irá chegar ao útero e se fixar no endométrio (parede do útero), tendo assim o início da embriogênese (formação do embrião). Quando o embrião se fixa à parede do útero, ele libera hormônios que irão alterar novamente o endométrio, impedindo a sua descamação.

Porém, quando não acontece a fecundação, não há a formação da célula ovo, e nem a fixação desta na parede do útero, o que significa que a parede do útero irá sofrer descamação, perdendo todas as camadas de células que foram acrescentadas, mas não serão utilizadas, por não haver embrião para se desenvolver.

Leia também: Engravidar tomando anticoncepcional faz mal para o bebê?

Essa descamação da parede do útero é a menstruação. Sendo assim, embora ela seja de coloração vermelha, a menstruação não é sangue, ela até pode conter um pouco de sangue, mas não é só sangue. Por isso a sua coloração é muitas vezes bem escura e eventualmente pode conter o que se assemelha a “pequenos coágulos”.

Caso note um fluxo maior na “menstruação”, e esta tenha um aspecto mais fluido e uma coloração mais “viva”, pode significar que se trate de um sangramento e não de uma menstruação na gravidez, então é necessário procurar um médico.

é possível menstruar grávida

Foto: Mumsnet

Menstruar na gravidez é possível? Prejudica o bebê?

Como podemos entender, é muito improvável menstruar estando grávida; é mais provável que ocorram pequenos sangramentos por fatores hormonais e que a mulher identifique equivocadamente como sendo menstruação.

Outros fatores que podem determinar sangramento é uma infecção no colo do útero ou também, uma gravidez ectópica, isto é, que acontece fora do útero, geralmente nas tubas uterinas.

Mas considerando que o corpo humano não é uma máquina, não se pode afirmar que é impossível que uma mulher engravide mesmo estando menstruada, ou que menstrue, estando grávida.

Porém, a presença de qualquer sangramento, por menor que seja, é sempre prudente ter o acompanhamento de um médico, pois este poderá determinar a causa e prever se poderá ou não prejudicar o bebê, e se este for uma possibilidade, o médico poderá intervir, implementando um tratamento ou procedimentos que possam assegurar uma gravidez sem riscos desnecessários tanto para o bebê quanto para a mãe.

 


  • Add Your Comment

    *