Dor na vagina: o que pode ser e qual tratamento

A sensação de dor na vagina é um motivo de queixas bem comum nas consultas ginecológicas, apesar de não ser algo que pode ser considerado normal.

O que pode ser?

Em geral, sentir dor na vagina indica que há uma inflamação ou infecção na região pubiana. Além disso, também pode indicar vaginismo (contração involuntária na vagina), alteração na lubrificação ou cistos (o que pode causar uma mudança na anatomia da vagina).

Outros fatores podem estar relacionados as DSTs, em que as mais comuns são o HPV, clamídia, tricomonas e gonococo. Usar roupas que impedem a oxigenação vaginal (como tecidos sintéticos ou roupas muito justas) faz a região ficar mais úmida, o que pode ampliar a proliferação de fungos e causar reações alérgicas dolorosas.

dor nos grandes lábios o que pode ser

Confira a seguir algumas alterações que podem resultar na sensação de dor vaginal:

  • Caroço pequeno: O surgimento de um pequeno caroço dolorido na região vaginal pode indicar herpes. Como a herpes não tem cura, o tratamento é feito com o uso de remédios que diminuem a frequência da dor.
  • Secura vaginal: A secura na região da vagina pode causar desconforto e sensação de dor nas relações. Apesar do que a maioria das mulheres imagina, a secura vaginal não ocorre apenas na menopausa, mas em qualquer fase da vida de uma mulher. Entre as causas está, por exemplo, o uso de anticoncepcionais.
  • Endometriose: Esse quadro causa dor nas relações, além de alterar o ciclo menstrual. O tratamento é feito de acordo com cada caso após a avaliação ginecológica.
  • Infecção causada por fungos: Esse tipo de situação não causa dor, mas provoca coceira e dor. O tratamento é feito de maneira simples com o uso de cremes e medicamentos específicos.

Dor forte na vagina

Uma dor intensa na vagina pode ter como causa a proliferação de bactérias nessa região, o que também aumenta o desejo de urinar a todo o momento (embora não haja muita urina).

A endemotriose também provoca dor na região da vagina. Essa doença é causada pela presença de um tecido que envolve o interior do útero e o tratamento pode ser feito à base de remédios ou cirurgia.

Dor na vagina ao urinar

Sensação de dor na vagina ao urinar pode ser causada pela candidíase, uma micose resultante da proliferação de fungos. Os sintomas mais frequentes da candidíase são a ardência, coceira e dor na vagina ao urinar.

dor e inchaço nos grandes lábios

Foto: Jezebel

Dor na vagina durante a gravidez

Com o avanço da gravidez, é comum sentir uma dor na vagina e na virilha. Essa região fica muito dolorida, o que pode até dificultar uma simples caminhada.  Na maioria dos casos, isso ocorre quando o bebê se encaixa, preparando-se para o momento do parto.

 Tratamento para dores na vagina

dor na vagina

Foto: Salud

A escolha do tratamento ideal depende da causa diagnosticada. Em casos mais comuns, a maioria das vezes o especialista receita o uso de um medicamento, como anti-inflamatório, ou antibiótico. Alguns cuidados que podem ser tomados para evitar os casos mais simples de sensação de dor na vagina são:

  • Evitar usar sabonetes perfumados na região íntima.
  • Usar roupas que permitam o respiro da vagina e da vulva, como as que são feitas de algodão.
  • Evitar ficar com o biquíni ou maiô molhado o dia todo, pois isso pode contribuir para a proliferação de bactérias na região.

Se o diagnóstico for mais grave, é feita uma avaliação para iniciar o tratamento mais adequado. Por isso, é essencial consultar um ginecologista para que a causa seja investigada e tratada o mais breve possível.