Mudanças emocionais durante a gestação

A mulher tem suas emoções bastante modificadas durante a gestação. As mudanças emocionais acontecem principalmente no início, e ocorrem devido aos muitos hormônios que entram em ação.

Oscilação de humor

A maioria das mulheres fica mais sensível durante a gestação, e consequentemente chora mais e com maior facilidade. Além disso, coisas simples podem deixá-la bastante triste.

Por outro lado, algumas mulheres têm o lado oposto aflorado. Ficas mais agressivas e nervosas, com o humor oscilando todo o tempo. Não se preocupe, tudo isso é normal.

 Leia ainda: Protetor solar para crianças e bebês

Medos e inseguranças

Alguns medos e inseguranças também são normais, principalmente durante a primeira gestação. A mulher tem medo dos desafios de sua nova vida e da nova vida do casal, além da nova carga de responsabilidade que chega.

No último trimestre da gestação mais preocupação. Muitas mulheres temem cometer erros na educação e nos cuidados com o bebê, além do medo de que a criança nasça com alguma doença ou deficiência. Tudo isso também é normal e pode variar bastante de mulher para mulher, o importante é saber controlar e lidar com isso.

Controle das emoções

Como já dissemos, todas as dúvidas, medos e mudanças emocionais são normais. A mulher precisa confiar mais em si mesma. Todas as pessoas cometem erros, e eles são importantes para o aprendizado.

É importante ainda se lembrar de que o cuidado com o bebê será dividido com o pai da criança e com outras pessoas de confiança, como avós, tios, amigos.

Grupos de gravidas

Existem alguns grupos formados por gestantes. Elas se reúnem para trocar experiências e conversar sobre todas as questões citadas acima, contribuindo inclusive para o controle maior das emoções. Além dos aspectos emocionais, questões práticas como trocar fraldas e amamentar. Se sentir necessidade, procure um grupo deste. Senão junte amigas e conhecidas para tanto.