Como ter uma gestação saudável

Uma gestação saudável é resultado de diversos fatores. Além da saúde física, a mental também é fundamental para que tudo corra bem e para que este momento seja especial e inesquecível, além de tranquilo e feliz.

Organismo saudável

O organismo saudável é pré-requisito para uma gestação saudável – a mulher precisa estar bem fisicamente e clinicamente. O primeiro ponto é estar com o peso ideal. O Índice de Massa Corporal (IMC) deve estar em torno de 25.

O cálculo deve ser feito considerando o peso e dividindo o número pelo resultado da altura, em metros, ao quadrado. O sobrepeso pode causar diversos problemas e complicações à gestação, por isso é importante se cuidar com antecedência.

Leia ainda: Gestantes podem fazer tratamento de varizes?

Alimentação e vícios?

A mulher precisa estar com bons níveis de vitaminas e minerais. Para tanto, é preciso uma alimentação saudável e equilibrada, sem excessos. Muitas frutas, legumes e verduras não podem faltar.

Álcool e cigarro devem ser abandonados.

alimentação ideal gravidez

Saúde emocional

A decisão de ter filhos e constituir uma família é muito especial para o casal. Tudo que envolve esta decisão deve ser discutido e avaliado. Profundas transformações físicas e emocionais ocorrem durante a gestação, e precisam ser bem conhecidas. Um ambiente calmo, acolhedor e de muito amor também contribuem muito para a saúde emocional de mãe e bebê.

saude emocional da gestante

Exercícios

Os exercícios contribuem de maneira muito positiva para a saúde da mulher. Eles podem inclusive facilitar para que a gravidez ocorra. As chances de um parto sem complicações também aumentam bastante quando a gestante faz alguma atividade física.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Consulta ao dentista

Consultar o dentista também é importante para uma gestação tranquila e deve fazer parte dos planos de quem deseja engravidar. Os especialistas explicam que existem problemas bucais que podem ser exacerbados com a gestação, e que devem ser tratados antes dela. Além disso, alguns exames, como radiografias, não são indicadas para mulheres grávidas.