Search
Search
X

Dia a dia do bebê recém-nascido

A maioria das mães mente sobre as dificuldades com que se deparam nos primeiros dias porque se sentem inibidas de assumir que precisam de ajuda

Finalmente a melhor fase pós parto: o dia a dia do bebê recém-nascido!

Nove meses se passaram e chegou o grande momento do nascimento do bebê, e consequentemente, o nascimento de uma mãe e um pai. A partir do momento que pais e filho saem da maternidade, uma nova e intensa rotina invade a vida da família.

Enquanto o bebê ainda é frágil e está se adaptando ao novo ambiente, a mamãe e o papai também precisam se acostumar com a presença do recém-chegado membro da família – e de todos os cuidados que ele precisa.

Primeiros dias do bebê

primeiros dias do bebê

O bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento. Foto: Notey

O dia a dia do bebê recém-nascido é basicamente: (e até um pouco mais) chorar, mamar, arrotar, sujar a fralda e dormir. Entre choradeiras, mamadas e fraldas, não é fácil saber exatamente o que é certo fazer, especialmente para as mamães de primeira viagem.

Os primeiros dias de vida do bebê são exigentes para ele, que passa por uma série de adaptações para a “nova vida” fora da barriga, como também para os pais, que lidam com uma mistura de emoções, por vezes, conflitantes e confusas. Os primeiros dias são física e emocionalmente exigentes, tanto para a mãe, que ainda está se recuperando do parto, quanto para o bebê, que chora.

Esse choro é praticamente desesperador para os pais nesses primeiros dias a sós com o bebê, pois não sabem se significa fome, fralda suja, cólica ou qualquer outro motivo. O bebê ainda não tem capacidade para interagir, então, os papais aprendem a antecipar necessidades, a interpretar os sinais enviados por meio choro, das manifestações de impaciência, até mesmo das horas de calmaria.

Leia também: Como evitar o estresse pós-parto?

Este “processo de aprendizagem” baseia-se na compreensão das necessidades de cada um (pai, mãe e bebê), bem como no afeto, no respeito e na paciência em prol do crescimento de todos.

 recém-nascido

Foto: Cow and Gate

Os primeiros 1000 dias

É no comecinho da vida que se pode influenciar o que será do resto dela. Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade: gravidez (270 dias) + 0 a 12 meses (365 dias) + 1 a 2 anos (365 dias).

Esse período é considerado determinante, pois pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.

Pesquisadores e cientistas estão cada vez mais seguros de que uma boa alimentação, a atenção e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.

primeiros dias do bebe recem nascido

Foto: Neufmois

Dia a dia do bebê recém-nascido

Uma pesquisa conduzida pela Kiddicare juntou de 1000 novas mães, e concluiu que 90% delas não está sendo absolutamente sincera quando afirma que “não sente dificuldades” nos primeiros dias após o nascimento do seu bebê.

Cerca de 41% das mamães afirmaram não ter intenção de pedir ou aceitar ajuda de amigos ou familiares. Mas não façam isso, mamães! Na maioria dos casos, os familiares gostam de ajudar após o nascimento. Aproveite e aceite a ajuda. Não é bom e nem saudável acumular funções e centralizar as responsabilidades em você.

Ainda de acordo com a pesquisa:



5 pontos altos no dia a dia do bebê

  • Os pequenos detalhes – sorrisos, abraços, até mesmo as pequenas “babas” (71%)
  • Hora do banho (43%)
  • Estreitamento da relação conjugal (36%)
  • Hora da amamentação (22%)
  • Formação de novas amizades (14%)
bebe primeiros dias de vida

Foto: TOTB.ro

5 maiores desafios:

  • Falta de sono (69%)
  • Pressões financeiras (35%)
  • Problemas de relacionamento (31%)
  • Sair da casa com o bebê (30%)
  • Pressão para saber “todas as respostas” (22%)

Como organizar a rotina do bebê recém-nascido

Depois da chegada em casa, começam a definir-se as primeiras rotinas. As principais preocupações dos pais focam na alimentação (os horários, o aumento de peso, a evacuação) e no sono do bebê. Se tiverem mais filhos, existe, também, a natural preocupação de o manter por perto e amado.

Acostume o bebê desde cedo a seguir uma rotina para dormir. A recomendação básica é que a rotina seja simples: um banho morninho (sempre no mesmo horário), colocar a fralda, vestir a roupa de dormir, amamentar à meia-luz e colocar no berço. Nos primeiros meses é possível deixar o bebê pegar no sono enquanto mama, mas os especialistas recomendam tentar colocar o bebê acordado na cama a partir dos três ou quatro meses para que ele aprenda a dormir sozinho.

Outra dica importante: Ajude seu bebê a perceber a diferença entre o dia e a noite, por exemplo, durante o dia, os pais podem manter a casa iluminada e com os ruídos habituais (telefone, televisão, etc.), mesmo com o bebê dormindo. À noite faça exatamente o contrário. O ritual que antecede o sono tem de ser repetido diariamente para que o bebê perceba a aproximação da hora de dormir.

Quanto à amamentação, acontecerá desde o primeiro momento de vida até, pelo menos seis meses ou até 2 anos de idade, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde). Não tem sensação mais prazerosa que amamentar seu filho! Apesar de ser algo instintivo, a amamentação também nem sempre é fácil. Mas a mamãe e o bebê precisam descobrir, juntos, de que forma ela vai funcionar.

As mamadas costumam durar de 15 a 20 minutos, com intervalos de duas a quatro horas. E não fique na paranoia de que seu leite está fraco. Isso não existe. O sucesso da amamentação depende da posição e sucção do bebê. Isso você aprende algumas noções antes mesmo do nascimento na maternidade e no dia a dia com o seu bebê.

Deixe o pai também participar mais da rotina da criança e dividam as tarefas de dar banho, trocar fraldas, fazer massagens, atividades que antecedem o sono, etc.

bebê recém nascido dicas

Foto: MercadoLivre

Pratique o EASY

Essa é uma regra simples que a autora do livro “A Encantadora de bebês”, Tracy Hogg, criou para ajudar os pais a lembrar uma ordem de rotina estruturada: Alimentação (EATING), Atividade (ACTIVITY), Sono (SLEEP) e tempo para você (YOU). O EASY é um método composto de ciclos que se Repetem. Com ele, os pais não seguem o ritmo do bebê e sim, eles quem assumem o comando!

(E) Alimentação: Hora da mamada;
(A) Atividade: Colocar uma música de ninar, móbile, brinquedos ou conversar;
(S) Sono: Acredite, as boas sonecas durante o dia fazem o bebê dormir melhor à noite;
(Y) Tempo para você: Aproveite o tempo enquanto o bebê estiver dormindo para cuidar de você!




Comentários:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*