Dactil Ob: para que serve, posologia, serve para dor ou engorda?

contrações da gestação

O sonho de ser mãe pode ser prejudicado quando há a possibilidade de o bebê nascer antes do tempo previsto, colocando em risco a vida da criança. Para evitar que isso aconteça, o uso de do medicamento Dactil Ob é recomendado por muitos médicos.

A sua fórmula contém componentes que ajudam a evitar as contrações uterinas, permitindo que o momento do trabalho de parto seja adiado. Isso faz com que o bebê tenha mais tempo para se desenvolver dentro do útero.

Entenda como esse medicamento funciona, quais são as precauções necessárias antes de utilizá-lo, se prejudica o bebê e quem são as mulheres que não devem tomá-lo.

O que é Dactil Ob?

Dactil Ob é um medicamento usado para ajudar a prevenir o parto prematuro, ou seja, ele evita que o trabalho de parto se inicie antes do tempo ideal (após 22 semanas e antes de 37 semanas de gestação).

Mais da metade das hemorragias teciduais são apontadas como causa de abortos espontâneos e partos prematuros. A ocorrência desse tipo de hemorragia foi verificada com maior frequência em mulheres que apresentavam uma deficiência de vitamina C.

Dessa forma, foi identificado que a vitamina C ajuda a deixar os pequenos vasos sanguíneos mais resistentes, o que ajuda a deixar os níveis do sangue mais apropriados para manter a gestação.

Por esse motivo, a combinação de vitamina C e flavonoides na composição do Dactil Ob se mostrou eficiente para a prevenção da interrupção da gravidez.

Em relação aos flavonoides, eles consistem em substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam no controle da hemorragia, protegendo o feto. O Dactil Ob apresenta em sua composição uma combinação de glicosídeo flavonoides hesperidina e outros flavonoides.

Para que serve 

Quando há dilatação ou encurtamento do colo de útero durante a gestação, esse medicamento atua de forma a evitar que o parto tenha início, reduzindo os espasmos do músculo localizados no útero.

Isso acontece porque ele consiste em um medicamento que é derivado de piperidol, evitando que ocorra a contração muscular involuntária, além de provocar uma redução dos impulsos nervosos do sistema nervoso central.

Em se tratando de prevenir contrações prematuras, o seu uso se mostrou mais eficaz para inibir substâncias que reduzem a quantidade produzida de um neurotransmissor, que é conhecido como acetilcolina.

Posologia

Em geral, o uso de Dactil Ob é feito com a ingestão de 4 drágeas por dia, uma por vez, junto a um líquido. O tratamento deve ter início o mais breve possível, após a gestante receber o diagnóstico da possibilidade de vir a ter um parto prematuro.

Como usar Dactil ob

O uso do medicamento deve ser feito até a gestação atingir 39 semanas ou então até o parto. Caso haja a necessidade, a paciente deve usar antibióticos ou realizar uma terapia hormonal em conjunto ao tratamento com o Dactil Ob. O seu uso deve ser feito apenas por via oral e de acordo com o que for indicado pelo médico.

Se houver esquecimento, o medicamento deve ser ingerido assim que for possível. Se o horário para tomar a próxima dose estiver próximo, o indicado é aguardar, tomar a dose desse horário e deixar de ingerir a que havia sido esquecida.

O tempo de duração do tratamento deve ser respeitado. Além disso, as drágeas não devem ser mastigadas ou partidas. Nunca tome duas doses uma seguida da outra e, no caso de alguma dúvida, busque a orientação do médico ou do farmacêutico.

Composição

As drágeas de Dactil Ob são lisas e apresentam a coloração amarela. Cada uma das drágeas apresenta 100 mg de cloridrato de piperidolato (o que equivale a 89,8mg de piperdolato), 50mg de hesperidina complexo e 50mg de ácido ascórbico revestido.

Seus excipientes são:  dióxido de silício, amido de milho, povidona K 30, estearato de magnésio, goma laca, talco, sacarose, carmelose sódica, goma arábica, dióxido de titânio, polissorbato 80, corante amarelo tartrazina e macrogol 6000.

como funciona dactil

Efeitos Colaterais

O uso desse medicamento pode trazer alguns efeitos colaterais, o que vai depender da resposta de cada organismo. Porém, esses efeitos são anulados quando o tratamento é interrompido.

Entre esses sintomas estão:

  • Boca seca
  • Dificuldade de falar ou engolir
  • Prisão de ventre
  • Dificuldade para urinar
  • Pupilas dilatadas
  • Fotofobia (aversão à luz)
  • Sede
  • Sonolência
  • Vômito
  • Tontura
  • Náuseas
  • Vermelhidão na pele
  • Redução na frequência cardíaca
  • Palpitações
  • Arritmia

Dactil ob engorda?

Não há relatos de que o uso desse medicamento provoca o aumento de peso. Os componentes da sua fórmula não proporcionam o aumento da gordura e nem provocam inchaço ao serem ingeridos.

Como há diferentes tipos de organismo, que reagem de forma distinta aos componentes, essa possibilidade não é totalmente descartada. Porém, como o seu uso geralmente ocorre durante a gestação, o aumento de peso provavelmente tem como causa o desenvolvimento do feto e as mudanças hormonais da paciente.

Dactil ob prejudica o bebê?

A maior preocupação para as mulheres que fazem uso de medicamentos durante a fase da gestação é se isso pode provocar danos ao bebê ou ao seu desenvolvimento no ventre materno.

O caso do Dactil Ob, ele pode ser utilizado sem preocupações, já que pesquisas foram feitas com mulheres que usaram esse produto durante a gravidez. Os bebês nasceram sem nenhum tipo de problema relacionado ao uso desse medicamento.

Porém, é importante que ele seja tomado apenas quando for indicado pelo médico e sempre nas doses indicadas.

Dactil ob e Utrogestan

O Dactil Ob e Utrogestan são medicamentos usados para ajudar a evitar o aborto ou parto prematuro. Apesar disso, são compostos por substâncias diferentes e atuam de forma distinta entre si. A primeira diferença entre eles é que o Dactil Ob é um medicamento que deve ser administrado via oral. Já o Utrogestan é de uso via oral ou vaginal.

Enquanto o Dactil Ob age de forma a evitar a contração uterina, o Utrogestan atua para repor a insuficiência ou carência ovariana, além de suplementar a fase lútea, que consiste na fase preparatória para a fertilização durante a ovulação.

O Utrogestan tem como princípio ativo a progesterona, que consiste em um hormônio fundamental para o ciclo menstrual e para a gravidez. Ele é indicado nos casos de distúrbios que tenham relação com a deficiência de progesterona, como é o caso do distúrbio do ciclo menstrual e a falta da menstruação.

Ele é usado quando há uma deficiência de progesterona, no período pré-menopausa e também para a reposição hormonal na menopausa (atuando como um complemento para a terapia feita com o estrogênio).

O uso vaginal do Utrogestan é também usado para a prevenção do aborto ou quando há o risco de a mulher sofrer um aborto nos três primeiros meses de gestação. Isso acontece por conta de uma produção de progesterona que não é capaz de manter a gestação e a implantação do embrião.

Já o medicamento via oral é feito para o controle da menstruação irregular causada por distúrbios da ovulação, transtornos pré-menstruais (como a dor), sangramentos, alterações benignas na mama e para tratar a menopausa.

A sua venda é feita nas farmácias apenas com a apresentação da receita médica.

nascimento prematuro

Dactil ob na gravidez

Estudos feitos com centenas de mulheres grávidas que fizeram o uso de Dactil Ob mostrou que o medicamento contribuiu de forma significativa para que seja possível prevenir o parto prematuro, prolongando o tempo da gestação e possibilitando que os bebês nasçam normais.

Por essa razão, o uso de Dactil Ob pode ser feito durante a gravidez, lembrando que deve ser administrado apenas com indicação de um médico.

Amamentação e o uso de Dactil ob 

A mulher que está amamentando não está proibida de utilizar o medicamento. Apesar disso, se estiver no período de amamentação, é necessário avisar o médico antes de começar o tratamento com o uso de Dactil Ob.

Esse medicamento serve para dor?

O objetivo desse medicamento é ajudar a reduzir as contrações, evitando o parto prematuro. Por essa razão, ele pode contribuir para minimizar sensações desconfortáveis resultante dessas movimentações uterinas.

Entretanto, uso do Dactil Ob não deve ser feito apenas com esse propósito, e sim com a prescrição de um médico, para evitar que a paciente entre em trabalho de parto antes do momento ideal, garantindo a sua saúde e a saúde do bebê.

Contraindicações

O uso de Dactil Ob não é indicado para as mulheres que possuem alergia ou que sejam intolerantes a algum dos componentes que estão presentes na sua fórmula.

Por ser um medicamento que apresenta ação anticolinérgica, ele não deve ser usado no caso de a paciente sofrer de glaucoma, que é caracterizado por aumentar da pressão intraocular.

Em sua composição está presente o corante amarelo de Tartrazina, que pode resultar em reação alérgica, como asma bronquial, o que é mais comum em pessoas que possuem alergia ao ácido acetilsalicílico.

É importante ressaltar que, antes de iniciar o tratamento, o médico deve ser informado sobre algum medicamento que já estiver sendo usado pela paciente. Isso também vale para o caso de começar a tomar algum outro remédio durante o tratamento feito com o Dactil Ob.

A ingestão por pacientes idosas pode ser feita normalmente, já que não há nenhum tipo de recomendação especial nesse caso. Já em relação a pessoas que sofrem com a diabetes, é importante lembrar que esse medicamento contém açúcar em sua composição, o que corresponde a 197mg de sacarose em cada drágea.

Tratamento de superdose

Se ocorrer superdosagem desse medicamento, é preciso buscar imediatamente atendimento médico para que seja feita uma lavagem gástrica. Caso seja possível, a embalagem do medicamento deve ser levada.

Uma forma de ajudar a reduzir a quantidade desse medicamento absorvida pelo organismo é usando o carvão ativado. Para controlar agitações psicomotoras ou convulsões, é possível usar diazepam, exceto fenotiazinas.

Em caso de superdosagem de Dactil Ob, os seus efeitos periféricos são intensificados e também há a possibilidade de outros sintomas se manifestarem, como hipertensão, hipotermia, vômito, confusão, dificuldade de coordenação dos movimentos, alucinações e convulsões.

Além disso, no caso de uma intoxicação mais severa com o seu uso, o paciente pode apresentar insuficiência cardiorrespiratória, depressão, entrar em coma e até mesmo vir a óbito.

medicamento para gestantes

Interação com outros medicamentos

O uso de medicamentos à base de cloridato de piperidolato, que atuam sobre o sistema nervoso central, pode ter os seus efeitos ampliados quando são administrados em conjunto com outros medicamentos que também apresentam essas propriedades.

A interação com determinados medicamentos pode fazer com que a absorção seja prejudicada ou ainda neutralizar os seus efeitos.

Entre as interações medicamentosas, encontram-se os que são compostos de:

  • Amantadina (usada para tratar os sintomas da influenza A)
  • Fenotiazinas (usados para tratar a psicose)
  • Anti-histamínicos (utilizados parar tratar a alergia)
  • Antidepressivos tricíclicos (utilizado para tratar a depressão)

Cuidados ao armazenar o Dactil Ob

Esse medicamento deve ser armazenado em um local com temperatura abaixo de 40º C. O calor excessivo deve ser evitado, já que isso pode causar alteração em seus componentes e, consequentemente, em sua eficácia. Além disso, ele precisa ser mantido longe da umidade.

Antes de fazer uso do Dactil Ob, é importante observar a aparência do medicamento. Caso ele apresente alguma alteração, mas esteja dentro do prazo de validade, é fundamental consultar o farmacêutico para que ele oriente se pode ser utilizado.

Ele não deve ser ingerido se existir algum sinal de danificação ou de violação da embalagem. Se acontecer de se encontrar com o prazo de validade vencido, também não deve ser tomado. Nesse caso, ele deve ser guardado na embalagem original.

Preço

O medicamento pode ser encontrado facilmente nas farmácias de todo o país. Também pode ser adquirido na internet por meio de sites especializados. O preço médio para comprar uma embalagem contendo 30 drágeas é de, em média, R$ 15 reais.

É muito importante que o uso do Dactil Ob, da mesma forma que qualquer medicamento, seja feito sempre com a indicação de um médico. O seu tratamento deve ser seguido de forma correta, conforme a recomendação médica, respeitando sempre o horário e o tempo de duração.

Referências

https://consultaremedios.com.br/dactil-ob/bula

http://www.minhavida.com.br/saude/bulas/724-dactil-ob-dragea

http://www.bulas.med.br/p/bulas-de-medicamentos/bula/2390/dactil.htm

mundoboaforma.com.br/utrogestan-engorda-para-que-serve-efeitos-colaterais-e-como-usar/

https://medicamentos.club/dactil-ob/

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta