Search
Search
X

Como saber se o bebê está para nascer

Uma gestação dura, em média, 40 semanas, mas a partir da 37ª semana o bebê já está pronto para o nascimento

O bebê está nascendo… Como agir? Veja como saber se o bebê está para nascer:

Na dramaturgia, nos contos ou nos romances o “a bolsa estourou” é o ponto máximo da gestação. É o ato que indica que na próxima cena haverá um parto acontecendo ou a mais nova mamãe da trama chegando com seu bebê ao colo. Na vida real, o rompimento da bolsa de água ou bolsa amniótica (com um líquido quase transparente) é apenas um dos indícios de que o trabalho está começando.

Por isso, não se apavorem, ligue para o médico, para o esposo, para a madrinha, tome banho, pegue o cartão de gestante, enfim, mantenha a calma. Um trabalho de parto pode demorar mais de 10 horas. Mas esse número varia muito. Depende se é a primeira gestação da mulher, depende muito de como está sua saúde e de vários outros fatores. O importante é saber que dá tempo de levar a gestante ao hospital ou preparar o local para o nascimento do bebê.

Como saber se o bebê está para nascer 

Como saber se o bebê está para nascer

Foto: Divulgação

Uma gestação dura, em média, 40 semanas (ou 280 dias), mas a partir da 37ª semanas o bebê já está pronto para o nascimento. Sendo que algumas gestações podem alcançar até 42ª semanas. Por isso, se o bebê der sinais de que está chegando dentro deste período, de 37ª a 42ª semanas, saiba que é normal.

Mesmo assim, é bom saber reconhecer os principais sinais do trabalho de parto. Que são: saída de um líquido gelatinoso (róseo)– às vezes viscoso e pegajoso ou com sangue – pela vagina; rompimento da bolsa de água (bolsa amniótica) com um líquido mais transparente; contrações fortes (enrijecimento da musculatura abdominal ou uma espécie de cólica menstrual forte com pontadas no baixo ventre) de forma irregular – ficando intensas de 10 em 10 minutos e sensação intensa de evacuação. Quanto mais regulares as contrações, mais próximo a mulher estará de dar à luz.

Leia mais: O que levar para o hospital no dia do parto?



Se a gestante estiver no hospital, o obstetra saberá como agir quando os sinais estiverem evidentes. Mas se a gestante estiver em casa, fique atento a estes e outros sinais como, a dilatação (para que o bebê passe pelo canal da vagina é necessário que ocorra a dilatação do colo), em geral são dez centímetros de dilatação. A visualização da cabeça do bebê no canal do nascimento é um dos últimos sinais. Se isso acontecer, leve-a tão logo à maternidade ou inicie o parto.

Como saber se o bebê está para nascer

Foto: Tipssforbabyhealth

Muitas vezes, no final da gestação, pequenas gotas de sangue podem manchar a calcinha. Isso é normal e acontece porque a cabeça do bebê pressiona o colo do útero. Episódios de tosses ou esforços físicos também podem romper alguns vasos sanguíneos causando pequenas manchas de sangue. Agora, se o sangramento for mais espesso (tipo menstruação), o médico deve ser avisado e a gestante precisa ir para o hospital.

Mamães, saibam que a partir da 37ª semana, seus bebês já têm todo o corpinho formado e condições plenas, o bebê está para nascer. Mas, geralmente, eles ficam dentro do útero ganhando mais peso.

Como saber se o bebê está para nascer
Avalie esta matéria!






Um comentário em “Como saber se o bebê está para nascer

  1. Jeh Galdino

    Jesus, se o meu ficar dentro do útero ganhando peso, vou dar a luz a um elefantinho! rsrsrsrsr . Interessante saber :D~

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*