Como saber se estou grávida: 10 principais sintomas

Como saber se estou grávida? Quando se está grávida a barriga dói quando aperta? Mito ou verdade? Tire essa e outras dúvidas a seguir:

Muitas mulheres anseiam por ouvir a grande notícia que finalmente conseguiram engravidar; outras, após uma relação sem prevenção ou por qualquer outro motivo, podem ficar preocupadas com uma gestação não planejada, e essa ansiedade se torna uma eternidade até conseguirem fazer o teste de gravidez.

Entretanto, o corpo da mulher começa a dar sinais da concepção apenas alguns dias após da fecundação, além do atraso menstrual, que é o mais típico sinal da gravidez.

Nas primeiras semanas, especialmente para quem nunca engravidou e não estava esperando uma gravidez, pode ser um pouco difícil identificar os primeiros sinais.

Isso porque, ao contrário do que a grande maioria das pessoas possa pensar, nem toda gravidez vem acompanhada de enjoos, náuseas ou desmaios.

Contudo, uma característica marcante é uma redução no peso da gestante, já que nesse momento o bebê está precisando de energia para crescer e a mãe – ainda desavisada – não começou a tomar vitaminas e aderir a uma alimentação de melhor qualidade, especial para essa fase da vida.

Se, mesmo sem sentir nenhum sintoma chegando você estiver em dúvida e ansiosa, poderá optar por um teste de farmácia.

Existem testes de farmácia com sensibilidades diferentes. Isso quer dizer que alguns só acusarão gravidez após a concentração de HCG ser maior do que 50 IU/I. Outros, mais sensíveis, reagem com apenas 20 IU/I, e, portanto, podem acusar gravidez nas primeiras semanas.

Sintomas de gravidez: 10 primeiros sinais 

Mesmo antes de ser confirmada, uma gravidez apresenta sintomas facilmente verificáveis:

Sintomas de uma gravidez

1 Atraso na menstruação (às vezes vem apenas um “resto”, como se fosse muito pouco para caracterizar uma menstruação normal);
2 Náuseas;
3 Enjoos (principalmente pela manhã, ao acordar);
4 Vômitos;
5 Quadros de fraqueza;
6 Mudança no humor, episódios de estresse repentinos ou explosões emotivas;
7 Aumento na secreção vaginal;
8 Sentir a barriga dura na parte inferior (útero);
9 Sentir os seios doloridos, sensíveis ou formigando;
10 Vontade frequente de urinar.

Como saber se está grávida apertando a barriga?

quando esta gravida a barriga doi quando aperta

A dor na barriga pode sim ser um sinal de gravidez, pois muitas mulheres sentem cólicas e dores no pé da barriga, como é conhecida a região do baixo ventre.

Essa dor é intensificada quando a mulher aperta a barriga e, por vezes, também pode ser notado um pequeno caroço ou calombo. Geralmente, essa dor se inicia no que seria o período menstrual.

Apesar de ser um sintoma e uma possibilidade de gravidez, a dor na barriga não deve ser considerada uma certeza da gestação, já que essas dores também são recorrentes na TPM (tensão pré-menstrual), podem ser gases ou ter outras origens.

Como saber que está grávida de forma segura?

como saber se estou gravida tocando o utero

Existem dois exames que podem comprovar com eficácia e segurança a gestação. (Women’s Health)

O mais preciso é o exame Beta HCG (Ganadotrofina Coriônica Humana), que consiste na análise do sangue da mulher para a verificação da presença de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, que é necessário para o desenvolvimento da gravidez.

Beta HCG é uma glicoproteína hormonal produzida exclusivamente durante a gravidez e se multiplica bastante nas primeiras semanas de gestação. Através do exame Beta HCG é possível saber se há uma gravidez em curso e inclusive determinar de quantas semanas está o feto.

O exame é simples e responde bem à dúvida de “como saber se estou grávida?” Ele se apresenta como uma coleta de sangue normal, o que vai mudar é apenas a perspectiva sobre “o que estão procurando no sangue”.

Ao final da análise, se a quantidade do hormônio HCG superar os valores de referência (que separa as quantidades normais e a quantidade que caracteriza uma gravidez, nesse caso), significa positivo para a presença de um bebê no útero.

Qualitativo e quantitativo

O teste já consegue detectar a presença desse hormônio a partir do sexto dia após a fecundação do óvulo. Há dois tipos do exame de sangue Beta HCG: o qualitativo, em que é o resultado é apenas positivo ou negativo, e o quantitativo, que determina a quantidade do hormônio presente no sangue, o que pode indicar o tempo da gestação.

É importante frisar que a quantidade do HCG dobra a cada 48 horas, o que torna o resultado mais preciso.

Como Saber se Estou Grávida

Teste de urina

Além do Beta HCG, a mulher pode realizar o teste de urina, que também detecta o hormônio gonadotrofina. Entretanto, o nível do hormônio só pode ser verificado a partir de 12 dias após a ovulação, e a precisão do teste é maior caso seja realizado após o primeiro dia do atraso menstrual. Esse exame pode ser feito nos postos de saúde gratuitamente ou comprado em farmácias.

A primeira semana de gravidez 

Como não é possível saber com precisão o dia da concepção, os médicos determinam que a primeira semana da gravidez é a semana da última menstruação. Isso significa que, na contagem, na primeira semana de gravidez a mulher pode, na verdade, não estar grávida ainda.

Após a fecundação, a temperatura corporal da mulher pode se elevar em até 1°C pois, apesar de quase imperceptível, o corpo estará passando por muitas transformações. Algumas mulheres sentem-se indispostas ou com náuseas já na primeira semana, porém, sem desconfiar sobre o real motivo do mal-estar.

A ansiedade pelo resultado também pode fazer com que a mulher sinta dores e se confunda com os sintomas, portanto não tem como saber se está grávida apertando a barriga, o ideal é aguardar mais alguns dias e fazer um teste preciso.

Algumas dúvidas mais comuns de nossas leitoras:

Tive relação no período fértil, estou grávida? 

Definitivamente não. Apesar de as chances serem bastante reais para casos onde houve a ejaculação sem nenhum método de barreira e onde não há o uso de anticoncepcional pela mulher, existem inúmeros outros fatores além da ovulação para chegar a uma gravidez, de fato.

Por exemplo, nem todas as vezes o espermatozoide consegue penetrar no óvulo, ou o óvulo pode estar em um local de difícil acesso e os espermatozoides não conseguirem chegar até ele.

Considerando que você tem 50% de chances de engravidar a cada relação feita sem qualquer método anticonceptivo no período fértil e seu parceiro tem os outros 50%, as chances reais de engravidar em uma relação no período fértil é de 25 a 30%.

Como saber de quantas semanas estou grávida?

O exame que melhor especifica o tempo de gravidez é uma transvaginal ou o exame do beta HCG, que tomará por base a quantidade desse hormônio produzido até aquele momento para a partir dele determinar o tempo de gravidez da mulher.

O teste de farmácia é capaz de identificar se existe uma gravidez em curso. Ainda assim, o exame serve apenas para acusar a gravidez, não sendo possível determinar de quantas semanas.

Com quantos dias posso confirmar uma gravidez? 

Depende do tipo de método que se vai utilizar. Com o teste de farmácia, recomenda-se que se faça uma semana após o atraso da menstruação. Para os testes mais sensíveis ao Beta HCG, pode-se fazer até dois dias antes da data prevista para a menstruação descer. Após alguns dias, deve-se repetir o exame.

Consigo identificar uma gestação sem exames ou testes?

Identificar, sim. Através dos sintomas, pode ser fácil “achar” que estar grávida. Porém, a confirmação propriamente dita nas primeiras semanas, só é feita através de testes de gravidez ou exames.

Apenas tocando na barriga já posso sentir? 

Nas primeiras semanas, não é possível notar uma saliência que seja característico de gravidez, porém é possível sentir o pé da barriga um pouco mais duro. É o útero tornando-se mais rígido para acolher e amparar o novo bebê.

Mesmo menstruando é possível engravidar? 

Muito provavelmente não, para não dizer impossível. As chances são baixíssimas, já que a descamação está acontecendo no útero. A descamação é o processo que desencadeia a destruição de um óvulo e sua expulsão, que é o que conhecemos como menstruação.

Como o embrião precisará necessariamente encontrar o útero em bom estado para recebe-lo após o processo de fertilização nas tubas, a menstruação é uma barreira para que isso aconteça, já que o útero não está pronto para o embrião.

Portanto, mesmo se conseguisse dar origem a um embrião, ele não poderia se fixar no útero nesse período.

Além disso, o período mais propício para engravidar seria a ovulação, que só começa 14 dias após o início da menstruação naquele mês.

anticoncepcional

Foto: Netdoctor

Tomando anticoncepcional continuo é possível engravidar?

Como qualquer outro anticoncepcional, o segredo é tomar direitinho, sem deixar atrasar mais do que dois comprimidos seguidos.

Além disso, a pílula anticoncepcional de uso contínuo – conhecida também por ser a pílula que mescla estrogênio e progesterona – possui duas ótimas características: ela preserva a fertilidade da mulher, ou seja, quando ela parar de tomar o anticoncepcional decidida a engravidar, não encontrará maiores problemas para isso e o segundo benefício é que, segundo o ginecologista Dr. José Bento, a pílula contínua “ainda evita doenças como endometriose, mioma e cisto no ovário.”

Minha menstruação é desregulada: como saber se estou grávida? 

Esse é o problema de muitas mulheres que não possuem uma menstruação desregulada. Nesse caso, como saber se estou grávida?

Você precisará recorrer nesse caso aos outros sintomas de gravidez. Se perceber que pelo menos 4 ou 5 estão acontecendo com você, opte pelo teste de farmácia ou por um exame de sangue.

Tive relação ontem, mas tomei a pílula do dia seguinte, posso engravidar?

Se a pílula for tomada corretamente, as chances de que não aconteça uma gravidez são de 95% se tomada no primeiro dia e 85% se você tomar o primeiro comprimido no segundo dia após o sexo desprotegido.

Vale ressaltar que a pílula do dia seguinte se apresenta em dois comprimidos. Após ingerir o primeiro, espere 12 horas e tome o segundo. Isso garantirá a eficácia do método.

Se não forem tomados os dois comprimidos ou o tempo para a ingestão do primeiro exceder às 72 horas após a relação sexual, os riscos de estar grávida aumentam.

Como pôde notar, a reposta para a pergunta “Como saber se estou grávida?” envolve muitos fatores e gera muitas dúvidas. Por isso o recomendado é que você marque uma consulta com seu médico ou faça um teste de gravidez seguro para tirar todas as suas dúvidas.


  • Add Your Comment

    *