Como cuidar de gripes e resfriados na gestação

Se a gripe e o resfriado já merecem alguns cuidados, isso se intensifica durante a gestação. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

Por que a mulher fica mais vulnerável à gripe durante a gestação?

A mulher fica mais vulnerável à gripes e resfriados durante a gestação pois seu sistema imunológico fica menos ativo durante a gravidez para evitar que o feto seja rejeitado.

 Leia ainda: Toxoplasmose na gestação, o que é?

Como fortalecer o sistema imunológico?

O fortalecimento do sistema imunológico pode ser feito com uma dieta saudável repleta de frutas, verduras e legumes, que contêm componentes como antioxidantes e vitamina C, que combatem infecções. Alguns complexos vitamínicos podem ainda ajudar, mas eles só devem ser ingeridos com indicação médica.

A mulher deve ainda descansar bastante e evitar situações que a deixem nervosa e estressada.

Vacina

A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente para as mulheres gravidas. Elas devem ainda procurar a imunização contra a gripe H1N1.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Automedicação

Não tome remédios antes de consultar seu médico. Alguns deles podem não ter sido testados em gestantes, mesmo os mais populares.

Sintomas

Quando sentir os primeiros sintomas da gripe, a mulher já deve procurar seu médico. Não espere a evolução dos mesmos, uma vez que a gripe H1N1 é bastante perigosa e possui os mesmos sintomas que a gripe normal.

Alívio dos sintomas

  • Caso o nariz esteja entupido, faça inalação com soro fisiológico;
  • A hidratação é fundamental. Beba bastante água e sucos naturais, principalmente os ricos em vitamina C;
  • Caso a gripe seja seguida por dores de garganta, faça gargarejo com água e sal. Para dores de garganta e tosse, chá com mel e limão é uma ótima opção;
  • Repouse. O descanso faz com que o corpo consiga se restabelecer;
  • Os chás são bons para a hidratação, mas não tome os que possuem cafeína.