Cuidados com a gripe durante a gestação

Os sintomas já são bem conhecidos: mal-estar, dor por todo o corpo, febre, dor de cabeça, tosse seca e congestão nasal. Pois é, a gripe pode atingir também as gravidas, que devem redobrar a atenção e os cuidados com a saúde. Veja a seguir como lidar com a gripe durante a gestação:

A gripe é comum em gestantes?

A resposta é sim, uma vez que o sistema imunológico da mulher fica suprimido para não haver rejeição ao feto. Por isso, o corpo feminino fica mais vulnerável e a mulher gravida pode ter gripe com mais facilidade e frequência.

 Leia ainda: O que permitido ou não na quarentena

Vacinação contra a gripe

Todos os anos, as gestantes estão entre o grupo de pessoas que recebe gratuitamente a vacina contra a gripe em postos de saúde espalhados por todo o país. A vacinação é importante pois previne ainda a gripe pelo vírus H1N1.

Se tiver os sintomas, procure um médico

Durante a gestação, a gripe deve ser vista com mais atenção do que quando não se espera um bebê. Se normalmente cuidados dos sintomas de forma caseira, na gravidez é preciso procurar um médico assim que surgir o primeiro sintoma – não deixe que eles se agravem. É que a gripe A causada pelo vírus H1N1 tem inicialmente os mesmos sintomas, sendo muito mais perigosa para as gestantes.

Automedicação

Se a automedicação já é condenada pela medicina, ela pode ser ainda mais grave durante a gestação. Devido ao risco que alguns medicamentos podem causar ao bebê e à gravidez, não é indicado que a mulher tome qualquer medicamento sem consultar antes o seu médico.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é uma aliada contra a gripe. Frutas, legumes e verduras fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater infecções. Algumas mulheres necessitam de suplementos vitamínicos, mas é necessário que sejam receitados pelo médico que acompanha a gestação.

 


  • Add Your Comment

    *