Toxoplasmose na gestação, o que é?

You are currently viewing Toxoplasmose na gestação, o que é?

Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez algo sobre a toxoplasmose, certo? Apesar disso, a doença é cercada de mitos, não sendo bem conhecida. Nas mulheres gravidas os riscos são ainda maiores e incluem perda do bebê ou problemas graves em seu desenvolvimento.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a doença e como manter-se protegida:

O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose, ou doença do gato, é uma doença causada pelo protozoário Toxoplama Gondii – ele causa infecção não só em humanos mas também em mamíferos e aves.

Contaminação

Na maior parte dos casos, a contaminação ocorre pelo contato com fezes e urina de animais contaminados. Outra maneira é ingerindo carnes mal cozidas também contaminadas.

Leia ainda: Quais vacinas tomar antes de engravidar?

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Os gatos

Os gatos são os principais disseminadores da toxoplasmose. Quando infectados, eles transmitem estes protozoários pelas fezes. Mesmo os gatos bem cuidados, que vivem em apartamentos, podem acabar se contaminando pela alimentação. Apesar de estar contaminado pelo protozoário, o gato na maioria das vezes não fica doente. O gato contaminado transmite a doença por um período de tempo determinado, enquanto durar o ciclo do protozoário.

Qual é a gravidade da toxoplasmose na gestação?

A toxoplasmose é bastante grave na gestação pois pode comprometer o bebê. Alguns dos riscos são: aborto, parto prematuro, crescimento retardado do feto dentro do útero e malformações como micro-encefalia, hidrocefalia, retardo mental, lesões de pele, calcificações cerebrais.

Sintomas

Os principais sintomas são febre, surgimento de ínguas e mal-estar. Em alguns adultos, inclusive em gestantes, a doença pode não demonstrar sintomas, mas mesmo assim chegar ao bebê pela placenta. Muitas vezes os sintomas da toxoplasmose são confundidos com os sintomas de uma gripe, por exemplo.

Proteção

Mulheres que já tiveram a doença não correm o risco de tê-la novamente durante a gestação, isso porque o corpo já possui anticorpos para combate-la.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário