Chá de Bebê Simples e Barato: 68 fotos e muitas dicas

Cuidar dos preparativos para um chá de bebê simples, que agrade a todos, é um desafio que exige planejamento. Por isso, são muitos os detalhes que devem ser avaliados.

O primeiro passo é pesquisar as alternativas disponíveis, além de conferir os preços dos itens que serão comprados. Fazer um evento para poucos convidados e usar a criatividade também são fatores importantes para quem pretende economizar.

Além disso, contar com a ajuda de amigas e familiares também é indispensável para a gestante, já que a reta final da gravidez é uma fase bastante atarefada. Por isso, veja dicas de como organizar um chá de bebê simples gastando pouco.

Lista de convidados de um chá de bebê simples

Um dos primeiros passos para os preparativos de um chá de bebê é montar a lista de convidados. Apesar de parecer algo simples, essa tarefa pode ser um pouco complicada quando se deseja fazer um evento mais íntimo.

É preciso considerar o lugar onde a festa será realizada e também o orçamento disponível. Para um chá de bebê onde se pretende gastar pouco, é necessário limitar o número de convidados.

chá de bebê simples

(Foto: Rouge Framboise)

Assim, anote em uma lista o nome das pessoas que gostaria de convidar para o evento, entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Em seguida, selecione primeiro quem você faz questão que esteja presente no evento.

O próximo passo é tentar retirar da lista as pessoas que você acredita que não vão se sentir chateadas por não terem sido convidadas. Caso seja possível, realize mais de um chá de bebê para incluir outro grupo de pessoas (colegas do trabalho, por exemplo).

presentes para cha de bebe

(Foto: Tiny Prints)

Saiba o que pedir no chá de bebê simples e barato.

Opções de convites baratos

A melhor maneira de economizar com os convites de chá de bebê é recorrer ao convite eletrônico. Existem sites criados especialmente para isso, com modelos que podem ser baixados gratuitamente para serem enviados pelo WhatsApp.

Uma dica é criar um evento no Facebook ou grupo no WhatsApp e adicionar as pessoas que deseja convidar para o evento. Após criar o convite virtual e acrescentar as informações necessárias (data, local, horário), envie no grupo ou por e-mail.

convites de chá de bebê simples

(Foto: @misslopike)

convite virtual

(Foto: @lazuliartes)

É possível fazer um convite virtual com qualquer tipo de tema, basta escolher o preferido da mamãe para colocar em prática.

O mais importante é colocar todas as informações importantes como data, hora, endereço e tipo de presente discriminados no convite.

convite online

(Foto: @retro10)

convite animado para cha de bebe

(Foto: @jannaprince)

tema urso voador

(Foto: @anachiyo)

cha de bebe menino

(Foto: @jannaprince)

Há diversos aplicativos gratuitos que permitem criar o próprio convite personalizado. Além de fáceis, são super práticos.

E existe ainda a opção do convite virtual animado, que está em alta nesse universo infantil.

ideias de convites para cha de bebe

(Foto: @jannaprince)

convite digital

(Foto: @rb.designerpublicitario)

modelos de convites

(Foto: @behappystudiocriativo)

cha de bebe simples tema urso

(Foto: @jannaprince)

cha de bebe simples tema principe

(Foto: @cordeflor)

Se a intenção é enviar um convite de chá de bebê físico, também há opções gratuitas para imprimir na internet. Além disso, é possível confeccionar o próprio cartão (em formato de fralda, chupeta, mamadeira), que além de sair mais barato, será personalizado.

convite cha de bebe fraldinha

(Foto: @atelieamorecor)

cha de bebe menina

(Foto: @adconvitesecia)

mensagem de convite

(Foto: @estudiocotele)

Fitas de cetim são ideias para personalizar o convite gastando pouco. E podem ser encontrados facilmente em armarinhos e lojas de artesanatos.

Com apenas 1 rolo de fita e cola é possível decorar vários convites.

cha de bebe elefantinho

(Foto: @casamagentastore)

cha de bebe ovelhinha

(Foto: @saberamar)

convite cha de bebe barato

(Foto: @a3.personalizados)

Escolha a fonte da letra, cores e imagens para combinar perfeitamente com o tema do chá de bebê para encantar os convidados.

convite cha de bebe nuvem de amor

(Foto: @convidesumare)

convite cha de bebe safari

(Foto: @inventoempapel)

Seja para chá de bebê menino ou chá de bebê menina, o convite com sachê de chá é uma ótima opção.

Para fazer basta imprimir a embalagem com o tema escolhido para a festa, montar e colocar o sachê dentro. Simples e super legal!

convite cha de bebe com sache de cha

(Foto: @betthaarts)

cha de fraldas

(Foto: @535db5)

Assim como nas lembrancinhas, os convites podem ser feitos com balas, bombons e bis. Os convidados adoram receber esse mimos com guloseimas.

convite com bis

(Foto: @lalika)

O convite deve ser enviado com aproximadamente 30 dias de antecedência. Dessa forma os amigos e a família terão tempo para se programar e comprar o presente da lista.

Se for um convite físico, reserve um tempo extra na agenda para realizar a entrega.

convite cha de bebe ursinho azul e marrom

(Foto: @artecriativadesign)

convite de chá de bebê

(Foto: @anaconvites)

Veja também dicas de Frases para Chá de Bebê.

O que servir no chá de bebê?

Decidir o que servir em um chá de bebê simples também é algo que gera várias dúvidas. É importante optar por doces e salgados gostosos, que não apresentem um gasto elevado. Veja as dicas a seguir.

Se o chá for feito próximo ao horário do almoço, a dica é optar por um brunch, que consiste numa refeição mais completa. Nesse caso, inclua pães, queijos, tortas, lanches e omeletes.

o que servir no cha de bebe

(Foto: Destemperados)

comidas

(Foto: Alegria Esta no Ar)

Quando a festa é à tarde, salgadinhos como coxinha, pão de queijo, mini cachorro quentes e torradas com patê são ótimas opções. Saquinhos com pipoca também são práticas e bem recebidas pelos convidados.

cardapio

(Foto: Petiscos)

Os doces clássicos como brigadeiro e beijinhos sempre fazem sucesso em qualquer comemoração. Já os cake pops, além de serem econômicos e fáceis de fazer, ajudam a deixar a decoração da mesa mais charmosa.

docinhos

(Foto: Papo de Casada)

doces para cha de bebe

(Foto: Sara’s Bakery)

Fazer o bolo ou pedir para uma amiga ou alguém da família levar para o evento também é uma boa maneira de economizar.

fotos de bolo de cha de bebe com chantilly

(Foto: @jessicaabolos)

bolo para cha de bebe simples

(Foto: @jessicaabolos)

Frutas da estação são uma alternativa saudável e em conta para complementar a mesa de doces.

As bebidas também podem variar dependendo do horário do chá de bebê. Se for no horário do brunch, sirva sucos, iogurtes e chás. Caso seja à tarde, prefira sucos, café e refrigerantes.

Veja 67 fotos de Bolo para Chá de Bebê Feminino e Masculino.

Ideias de decoração de chá de bebê simples

Em primeiro lugar, é importante entender que não é preciso criar uma decoração luxuosa para que o chá de bebê fique bonito. Basta usar a criatividade e também acrescentar itens que já existem na casa. Algumas ideias são:

  • Temas: a escolha do tema é fundamental para pensar na decoração. Entre as ideias que podem ser feitas usando materiais simples ou da própria criança são o tema bebê, ursinho, jardim, chuva de amor, bailarina, cegonha e pipas.
  • Mesa: uma bela toalha sobre a mesa já é o suficiente. Se a mesa for bonita, nem é preciso usar a toalha. Caso deseje uma mesa colorida, faça uma toalha com TNT ou papel crepom, criando com eles os babados e pompons.
  • Varal de fotos: faça um mural com fotos da gestação para colocar na parede atrás da mesa. Acrescente também fotos do ultrassom e junto ao pai do bebê.
  • Balões: além de terem um preço bem acessíveis, os balões são perfeitos para deixar a decoração ainda mais bonita. Eles são encontrados em diversos formatos, como coração e letras. Fazer um arco de balões também fica lindo.
  • Pisca-piscas: as luzinhas de Natal não precisam ser usadas só nessa época do ano. Elas podem ser colocadas na parede que fica atrás da mesa do bolo, deixando o painel com um visual encantador.

Confira algumas fotos de decoração de chá de bebê simples:

decoração para chá de bebê simples

(Foto: @makeyourpartyeventos)

decoração de cha de bebe

(Foto: @tiameiremimos_)

Porta retratos, vasinhos de plantas, ursinhos, cestas, vasos decorativos, entre outros artigos comuns em uma casa, podem ser usados na decoração da mesa do bolo para economizar ainda mais.

decoração de mesa

(Foto: @ateliejulianasclaffani)

mesa de cha de bebe

(Foto: @decorabenoficial)

O arco de balões pode ser tradicional ou desconstruído, tudo depende do tema e estilo da decoração escolhida. As cores também devem ser voltadas para o tema do chá de bebê.

bolo fake para cha de bebe

(Foto: @luarfestaselocacoes)

bolo de fraldas

(Foto: @sucette_eventos)

cha de bebe azul e branco

(Foto: @clubedegestantes)

Na mesa do bolo, abuse das tags e lembrancinhas personalizadas, que servem tanto para presentear quanto para decorar o ambiente.

tags personalizadas

(Foto: @nmfotografiaa)

cha de bebe menina

(Foto: @lisarteedecoracao)

Se tiver um tapete disponível, coloque-o embaixo da mesa do bolo para fazer uma decoração ainda mais bonita. Uma dica legal para quem quer gastar pouco.

simples e bonito

(Foto: @tuxinhacris)

rosa e dourado

(Foto: @decoracoes_by_amanda_souza)

Se alguém da família sabe fazer bolo de corte, o ideal é apostar em um bolo fake de EVA ou fraldas. Assim a mão de obra do bolo sai de graça e o bolo decorativo é super simples de fazer.

bolo de fraldas 4 andares

(Foto: @caliartespt)

cha de bebe chuva de amor simples

(Foto: @rubiarts.rubiarts)

nuvem de amor

(Foto: @rubiarts.rubiarts)

centro de mesa com flores

(Foto: @labellevie_eventos)

enfeites para mesa

(Foto: @bemdoces.renatapasso)

arco desconstruido

(Foto: @ladecoracaao)

Móveis estilosos como cômodas, mesas e criados-mudos de casa podem ser aproveitados. Eles precisam apenas seguir um mesmo estilo, por exemplo vintage.

rosa e branco

(Foto: @suprema.atelie)

decoração com balões

(Foto: @celebrare_locacoes)

painel redondo

(Foto: @fricoteslocacoes)

O painel do bolo redondo é uma forte tendência na decoração e pode ser alugado em lojas de decoração de festas.

tema elefantinho

(Foto: @umdiadefesta)

tema arco iris

(Foto: @aleperaltafestas)

cha de bebe da sophia

(Foto: @festamixx_oficial2)

princesa ursa

(Foto: @caracolscrapefesta)

tema safari

(Foto: @festas_amora)

rosa e cinza

(Foto: @_prisolivdecorafestas_)

joaninha

(Foto: @pontoapontoo)

cha de bebe no quintal

(Foto: @_balloonparty)

Confira 74 fotos e dicas para decorar Chá de Bebê Menino.

Veja 60 fotos e ideias de decoração de Chá de Bebê Chuva de Amor.

Brincadeiras para chá de bebê  

Criar brincadeiras para o chá de bebê é a maneira perfeita para entreter e divertir os convidados. Por isso, separamos algumas ideias das atividades para deixar a festa ainda melhor.

brincadeiras para chá de bebê simples

(Foto: @nataliacoussou)

Bingo

O bingo é tradicional nas comemorações de chá de bebê. Um passatempo super divertido para os convidados.

O baby bingo, como é conhecido, é feito com palavras relacionadas a artigos infantis ao invés de números.

Descobrir quem deu o presente

Os convidados deixam os presentes dentro de uma caixa ao chegarem. Um papel é colado ao presente, com dicas para que a mãe adivinhe de quem é.

Se ela acertar, pede ao convidado para pagar uma prenda e, caso erre, o convidado ganha uma prenda.

Palavra proibida

Logo que os convidados chegarem, avise-os de que há uma palavra que não pode ser pronunciada durante a festa. Pode ser uma palavra do universo infantil, como “bebê” ou “fralda”.

Quem disser a palavra proibida, deve pagar uma prenda.

Sabor da papinha

Nessa brincadeira, os convidados devem adivinhar o sabor da papinha. Como há pessoas que acham as papinhas sem gosto ou estranhas, rende boas risadas.

Confira algumas dicas de brincadeiras para chá de bebê super divertidas:

Dicas de lembrancinhas simples de chá de bebê 

As lembrancinhas podem ser simples e artesanais, usando materiais fáceis de encontrar. Uma ideia interessante são os potinhos com doces. Basta finalizar com uma bela fita e uma etiqueta de agradecimento pela presença.

lembrancinhas de cha de bebe feminino

(Foto: @agarotadopote)

Outra dica simples são os saquinhos de sachê para perfumar a gaveta ou chaveiros de feltro com o tema do chá de bebê. Se preferir algo mais diferente, ofereça um esmalte com a cor do tema da festa ou então pequenos vasinhos de planta suculenta.

lembrancinhas de suculentas

(Foto: @ateliecacctus)

Os convidados adoram as lembrancinhas comestíveis, principalmente as que vem com suspiros ou chocolate. São baratas, práticas e fáceis de fazer.

lembrancinhas para cha de bebe com suspiros

(Foto: @mimmosdaflavia)

lembrancinhas criativas

(Foto: @desattadoces)

Além disso, as balas e gomas nos potinhos são bem recebidas. Basta comprar as embalagens em casas de festa e encher com as guloseimas.

lembrancinhas de cha de bebe masculino

(Foto: @online.arte)

Outra opção barata é o sabonete em formato de pé, mãozinha ou com o tema da festa. Podem ser feitos em casa ou comprados prontos. De qualquer forma os convidados amam receber.

lembrancinhas simples

(Foto: @feitodeamorsaboaria)

Confira também Lembrancinhas de Chá de Bebê.

Organizar cada passo e usar a imaginação são fundamentais para organizar um chá de bebê simples e barato. Depois de tudo pronto, é só relaxar e curtir esse momento tão especial!