O que pedir no chá de bebê: simples, barato, fino, chique, lista para imprimir

Cuidar dos preparativos para o chá de bebê é um momento muito especial, mas que não consiste em uma tarefa fácil. Além de pensar em todos os detalhes decorativos para o evento, também é preciso definir o que pedir no chá de bebê.

Para montar a lista de presente para os convidados, é necessário tomar o cuidado para não se esquecer de itens importantes para o uso do bebê, além de evitar pedir coisas repetidas ou desnecessárias.

Veja a seguir uma lista com presentes que não podem faltar na sua lista, além de dicas de como preparar um chá de bebê perfeito, que com certeza será inesquecível.

Chá de bebê simples e barato

É possível fazer um chá de bebê que seja simples e ao mesmo tempo lindo, sem precisar gastar muito para alcançar um resultado incrível. Afinal, é preciso ter em mente que a chegada do bebê trará novos gastos, sendo por isso importante levar esse ponto em consideração.

ideias para cha de bebe

Foto: Baby Shower Ideas

O primeiro passo na hora de economizar é pensar na possibilidade de fazer uma festa pequena e íntima, o que vai diminuir os custos, além de facilitar o planejamento. Se for possível, o melhor é preparar o chá na própria casa ou na casa de uma amiga.

Se preferir em outro local, o melhor é optar por fazer o evento em um lugar bonito e que não precise de muitos enfeites, pois assim os gastos com decoração serão reduzidos. Além de um salão de festas, o chá pode ser feito em um parque, onde os convidados se reúnem como se fosse em um piquenique.

Em relação ao cardápio para o chá de bebê, prefira aperitivos mais simples ao invés de fazer uma refeição completa. Escolha lanches mais leves ou sobremesas acompanhadas de um bom café.

Outro detalhe importante é começar os preparativos com antecedência, pois assim poderá pesquisar e encontrar aquilo que deseja para a festa com preços mais acessíveis.

Chá de bebê chique e fino

cha de bebe chiqueSe tiver condições de investir em um chá de bebê mais chique, é importante pensar em cada um dos detalhes. Isso requer escolher cuidadosamente os talheres, xícaras, guardanapos, flores e tudo mais que fará parte da decoração.

As cores usadas na decoração devem ser mais neutras, como branco, branco com rosa, branco com azul, etc. Isso dará um ar mais sofisticado para o evento.

Aposte em taças de cristais, embalagens e etiquetas personalizadas, feitas com glamour. Esses detalhes farão toda a diferença na mesa. Usar vidros e pratarias também deixam o ambiente mais chique.

Caso deseje dar um ar mais profissional e ficar mais tranquila nesse momento, contrate uma decoradora e um buffet. Para o cardápio, não deixe de pedir docinhos finos com diferentes recheios e decorações, canapés e um bolo que combine com a ocasião.

Para completar, contrate um fotógrafo para fazer os melhores registros desse momento tão especial.

Como pedir o presente no convite de chá de bebê com elegância

o que pedir no cha de bebe

Pedir presentes pode parecer algo deselegante, fazendo com que algumas mães sintam como se estivessem se aproveitando da situação. Porém, como se trata de uma tradição que é bem aceita, como no caso do casamento e chá de cozinha, não há como o que se preocupar.

Confira: 50 modelos de convites para chá de bebê

Se a mãe deseja fazer o pedido de forma mais elegante, lembre-se de mencionar sobre a importância da presença do convidado. Não se esqueça também de incluir a data, horário e local da festa.

Para o convite ficar com um ar mais pessoal, é possível optar por pedir os presentes de duas formas, escrevendo no convite em seu nome ou no nome do bebê, como se ele mesmo estivesse pedindo o presente. Por exemplo:

  • “O bebê está chegando e, para comemorar, faremos uma comemoração muito especial! Uma sugestão de presente de boas-vindas para trazer no chá de bebê é um (a) _______. Contamos com a sua presença! ”
  • “Olá! Logo vou nascer e já quero festejar! Para ajudar a mamãe, traga uma prenda: _______! Sua presença será muito especial. ”
  • “Vamos comemorar a chegada do (a) (nome do bebê) fazendo um lindo chá de bebê. Na dúvida sobre que presente levar? Aqui está uma sugestão: ______. Esperamos por você! ”

Veja um modelo de convite pronto para imprimir.

O que pedir no chá de bebê além das fraldas?

Além de pedir fraldas, outros presentes essenciais devem ser lembrados na hora de fazer a lista, como roupinhas, acessórios e produtos de higiene pessoal. Isso vai ajudar a economizar com as futuras despesas com o bebê. Confira algumas dicas na lista a seguir:

  • Algodão
  • Talco
  • Lenços umedecidos
  • Cotonetes
  • Banheira
  • Termômetro
  • Toquinha
  • Paninho para boca
  • Toalha de banho com capuz
  • Pomadas para assaduras
  • Sabonete e shampoo neutros
  • Chupeta com bico ortodôntico
  • Prendedor de chupeta
  • Mamadeira
  • Talheres infantis
  • Chocalho e mordedor
  • Copo anti-vazamento
  • Cobertor
  • Meias
  • Babador
  • Escovinha de cabelo
  • Tesourinha
  • Cortador de unha infantil
  • Almofada de amamentação
  • Macacões e bodies (especifique se a roupinha deve ser com manga comprida ou não, de acordo com a estação do ano que o bebê vai nascer)
fraldas no bebe

Foto: Happy Little Camper

O que não posso pedir

A dúvida sem sempre é apenas sobre o que pedir no chá de bebê, mas também o que não pedir. Para não ser deselegante e fazer bonito, é bom evitar algumas gafes, por exemplo:

Presente junto com um mimo

Não fica bem pedir um mimo extra para o convidado, pois isso é algo que deve partir da própria pessoa. O melhor a fazer é pedir apenas o presente principal e deixar o mimo como escolha do convidado. Quem tiver condições financeiras e desejar levar mais um presente para comemorar a chegada do bebê, certamente o fará.

presentes para o bebe

Quantidade de fraldas

É preciso lembrar que os convidados do chá de bebê estão apenas contribuindo com as despesas, por essa razão, eles mesmos devem determinar a quantidade de fraldas que estão desposto a presentear, de acordo com as possibilidades de cada um.

Porém, é recomendado especificar o tamanho da fralda que cada convidado vai trazer, para não acontecer de acabar recebendo muitas fraldas de um tamanho e poucas (ou nenhuma) de outro.

Uma dica é pedir fraldas tamanho M para uma quantidade maior de convidados, já que elas serão as mais usadas pelo bebê. Já as fraldas RN podem ser pedidas para um número bem menor de convidados, pois o recém-nascido cresce rápido e várias fraldas podem acabar não sendo usadas.

Trocar o presente

Não é uma atitude elegante pedir para que o convidado troque o presente. É normal acontecer de algum item não ser exatamente como o esperado pela mãe, pois mesmo especificando qual o presente, há uma variedade de marcas e modelos que o convidado poderá acabar escolhendo.

O importante, nesses casos, é ficar contente com a intenção e também com o comparecimento da pessoa no chá de bebê.

Apenas uma opção de marca

No convite, pode-se deixar a marca do presente em aberto, para que seja escolhido pelo convidado. Porém, é normal que a mãe deseje produtos de qualidade, o que significa marcas com preços mais elevados.

Porém, é preciso lembrar que o convidado poderá se sentir constrangido caso não tenha a possibilidade de comprar aquela marca específica. Para evitar que isso aconteça, o melhor a fazer é sugerir diferentes marcas, com várias faixas de preço. Dessa forma, o convidado poderá escolher aquela que cabe melhor no seu bolso.

Além disso, definir as marcas preferidas pela mãe também ajuda no caso de alguma convidada que ainda não é mãe e não sabe ao certo qual fralda comprar, por exemplo.

Lista pronta de chá de bebê para imprimir

Para facilitar na hora de fazer a lista de chá de bebê, imprima a lista completa com todos os itens que são indispensáveis para a chegada do bebê.

botao

Dicas para economizar no chá de bebê 

Alguns detalhes fazem a diferença na hora de economizar com os preparativos do chá de bebê. Veja algumas dicas que são mostradas a seguir:

Envie convites online

Ao invés de gastar com convites de papel, convide as pessoas virtualmente. É possível desenvolver a arte do convite em sites especializados e então enviá-los via e-mail ou pelas redes sociais. No Facebook há a possibilidade de ir na opção “criar um evento” e adicionar todas as pessoas que serão convidadas. Outra dica é criar um grupo no Whatsapp para convidar.

convite online

Cuide da decoração

Fica bem mais barato fazer a decoração do que contratar um profissional. Para isso, o melhor é contar com a ajuda de amigos e familiares que estejam disponíveis. Cada um poderá contribuir com suas próprias habilidades, deixando a comemoração ainda mais especial.

A mesa pode ser enfeitada usando toalhas, flores feitas de papel crepom e também flores da estação. O painel de fundo deve combinar com a decoração da mesa principal. Ele pode ser feito usando bandeirolas simples, confeccionadas de tecido ou papel scrapbook, ou qualquer outro material da sua preferência, nas cores tema da festa.

Colocar as fotografias do casal ou da mãe gestante também é uma ótima ideia. Use enfeites como balões em diferentes formatos, como estrela e coração. Fazer um varal usando as roupinhas do bebê é um detalhe que fica uma graça.

Bolo de fraldas

O bolo de fraldas dá um toque lindo na mesa principal, além de ser fácil de fazer. Isso sem falar que ele ainda poderá ser reutilizado (já que é feito usando fraldas). Para fazer, defina quantos andares o bolo terá (entre um a três andares). Solte a criatividade e decore usando laços, flores, sapatinhos, etc.

Peça colaboração no cardápio

Se os convidados para o chá forem íntimos e podem colaborar com os comes e bebes, não tem problema algum pedir uma ajudinha. Cada um pode trazer um prato doce ou salgado, além de sucos e refrigerante. Só é preciso tomar cuidado para não parecer que está se aproveitando da situação, pedindo itens demais para cada convidado.

Em relação ao bolo, a mãe pode fazer um bolo simples ou então pedir para uma amiga ou familiar mais próximo para levar.

Prefira lembrancinhas simples

Preparar as lembrancinhas usando feltro, EVA ou tecido é uma ótima opção para quem quer evitar gastar muito. Para as mães que não desejam enfeites que podem acabar guardados e esquecidos, a dica é fazer algo comestível para oferecer como lembrancinha. Essa lembrancinha comestível pode ser, por exemplo, um cupcake, pão de mel ou chocolates. Confira nossa matéria especial sobre lembrancinhas de chá de bebê fáceis de fazer.

lembrancinha cha de bebe simples

O que servir no chá de bebe gastando pouco

Ao invés de fazer um almoço ou jantar, uma alternativa para economizar é optar por fazer o chá de bebê à tarde, horário perfeito para servir uma comida menos elaborada, como biscoitos, lanches caseiros, gelatinas, tortas salgadas e bolos simples (de laranja, fubá ou cenoura).

Para acompanhar, aposte em sucos e chás de sabores variados. Brigadeiros e beijinhos são uma ótima opção para doces mais em conta. Eles agradam a todos os paladares e nunca saem de moda. A mesa também pode ser decorada com potes coloridos repletos de guloseimas, como balas de goma, chicletes e jujubas.

Chá de bebê de gêmeos

Para organizar um chá de bebês para gêmeos, é importante começar os preparativos antecipadamente, pois é provável que a mãe não se sinta muito confortável para cuidar da organização por volta da 20ª semana de gestação.

Na hora de colocar os presentes no convite, lembre-se de destacar que está à espera de gêmeos e coloque o que deseja ganhar para cada um dos bebês. As fraldas e roupinhas devem ser em dobro, lembrando que os gêmeos costumam usar mais fraldas RN. O motivo para isso é porque eles geralmente nascem menores do que bebê que se desenvolve sozinho no ventre.

gemeos

Foto: Lays Artesanato

Na hora de fazer a decoração, prefira utilizar cores diferentes para simbolizar os dois bebês. Uma ideia é fazer um bolo misto, usando recheios e cobertura diferentes, ou então dois bolos, cada um deles com uma decoração de bolo diferente para cada bebê.

Após finalizar os preparativos e definir o que pedir no chá de bebê, é só aguardar o dia da festa e aproveitar ao máximo esse dia tão especial.

Agora que você já sabe o que pedir no chá de bebê é por a mão na massa e começar a preparação da festa!

Referências

lavembebe.com.br/blog/desconfortos-da-gravidez-e-como-amenizar/?lm

pampers.com.br/cha-de-fraldas/como-organizar/artigo/dez-conselhos-para-fazer-cha-de-bebe-sem-sair-do-orcamento

soumae.org/cha-de-bebe-chique/

justrealmoms.com.br/dicas-do-que-pedir-na-lista-do-cha-de-bebe/

maternidadesimples.com.br/quantas-fraldas-pedir-no-cha-de-bebe/

blog.emporiodobebeecia.com/index.php/2017/06/23/o-que-pedir-no-cha-de-bebe/

revistacrescer.globo.com/Gravidez/Cha-de-bebe/noticia/2017/07/como-economizar-no-cha-de-bebe-11-dicas-infaliveis.html

eunenem.com/blog/cha-de-bebe-gemeos/

Avalie este conteúdo!
  • Comente: