Gestação nas trompas – Entenda como acontece

A gestação nas trompas é um problema grave que atinge cada vez mais mulheres, segundo pesquisas. Veja a seguir todas as informações que você precisa saber sobre o assunto:

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica, ou gravidez nas trompas, ocorre quando a gestação se desenvolve fora do útero, nas trompas, pois o óvulo fecundado não consegue seguir seu caminho natural. Fora do útero, sem a sustentação do endométrio e espaço para desenvolvimento, a gravidez não consegue seguir em frente.

Leia ainda: Benefícios da acupuntura para bebês

Por que acontece?

A gestação nas trompas pode acontecer por muitos motivos, dentre eles infecções ginecológicas, cirurgias ginecológicas (nas trompas) anteriores à concepção, endometriose, deformidades anatômicas das trompas, tratamentos para a gestação como fertilização in vitro, uso de DIU ou pílula do dia seguinte durante a concepção, gestações anteriores nas trompas, fumo.

Sintomas

Inicialmente, o teste indicará a gravidez normalmente. Porém, no caso de gestação nas trompas alguns dos sintomas sentidos pela mulher, principalmente a partir da quinta e a décima semana, são fortes dores de apenas um lado do abdômen, pélvis, ombro e pescoço, queda da pressão, tonturas, sangramentos, dor ao urinar e defecar, diarreia, mal estar. A gestação nas trompas pode ser perigosa e inclusive colocar a vida da mulher em risco. Sendo assim, em caso destes sintomas é necessário procurar um médico com urgência.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O que fazer?

Quando a gestação ainda está no início, medicamentos podem ser utilizados para a retirada do tecido esópico e para a interrupção da gravidez. Porém, se a gestação já estiver avançada pode ser necessária a realização de uma pequena incisão ou até mesmo a retirada da trompa. Em alguns casos, ocorre um aborto natural chamado de aborto tubáceo, inclusive com o rompimento da trompa. Nestes casos a mulher sentirá dor intensa e necessitará de atendimento médico urgente.


  • Add Your Comment