8 dicas para relaxar na gravidez

Confira nessa matéria 8 dicas para relaxar na gravidez e desfrutar desse momento mágico na vida da mulher.

Já imaginou quanta energia tem que ser investida para gerar uma criança em seu ventre? Não é à toa, nem apenas pelo peso, que gestantes se sentem tão cansadas. E não é só fisicamente que essa fadiga aparece: o período também é de muitas mudanças em todos os aspectos da vida, o que pode causar esgotamento psicológico, medo e inseguranças.

É por isso que repousar na gravidez é um aconselhamento geral dos médicos e obstetras. Não significa que a gestante não deve continuar sua vida normalmente, mas algumas atividades  (veja 9 exercícios para aliviar dores nas costassão indicadas para manter a qualidade de vida necessária para que tudo corra bem durante a gestação e para ajudar a aliviar a tensão.

Por que é importante relaxar durante a gravidez?                                          

O Dr. Alberto Jorge de Sousa Guimarães, ginecologista e obstetra, explica: “Se pensarmos do ponto de vista hormonal, predominam as substâncias que provocam relaxamento das articulações e musculares e sensação de bem-estar. Portanto, estímulos estressogenos provocam um estado de luta, postura defensiva, liberação predominante.  A liberação de cortisol em uma mulher grávida, mais vulnerável ao stress, causa um efeito inibidor na formação dos neurônios do feto. A oportunidade de descansar é ter a oportunidade de estimular o contato mãe/bebê”.

 Leia também: Melhores músicas para ouvir na gestação

Ele ainda completa que a falta de relaxamento ou o stress podem ocasionar no desenvolvimento de doenças relacionadas a hipertensão arterial, diabetes e até casos de nascimento com prematuridade extrema.

8 Dicas para relaxar na gravidez:

Já entendemos a importância do relaxamento na gravidez, não só por merecimento, mas por indicação médica, para que fique tudo bem durante e depois dessa fase. Agora confira algumas dicas para alcançar esse objetivo:

1- Controle a ansiedade e os pensamentos ruins

Foto: Pregnancyandbaby

Foto: Pregnancyandbaby

Sabe-se que a mulher tende a ficar mais sensível psicologicamente durante a gestação. Por isso a quantidade de informações novas, as pendências a resolver, tanta gente dando opinião, além de todas as questões da gravidez, podem causar ansiedade e stress. Ter receios nessa fase é muito normal, mas tome cuidado para controlar sua mente, evitando pensamentos ruins, paranoias ou estar ao lado de pessoas que te deixam nervosa ou que jogam o clima para baixo. (Dicas para aliviar a ansiedade durante a gestação).

2-Faça exercícios relaxantes

Exercícios leves e relaxantes como yoga, alongamentos e ginástica moderada na piscina, entre outros, vão melhorar sua disposição e liberar hormônios de relaxamento e prazer. Também existem diversos exercícios direcionados especificamente às gestantes. Consulte seu médico antes de começar qualquer atividade.

3-Faça atividades agradáveis

Foto: Pregnancyandbaby

Caminhar ao ar livre, sozinha ou com boas companhias, ler um livro (Confira dicas de livros para gestantes) em um local confortável, visitar amigos, passeios e viagens prazerosas são boas oportunidades de descanso e relaxamento.

4-Namore muito

Namorar não é contraindicado para grávidas, muito pelo contrário. O romance, a parceria e o sexo são armas poderosas para afastar qualquer dificuldade do período e para aprofundar ainda mais os laços familiares e a intimidade, além de ajudar a manter a autoestima feminina.

5-Estude sobre a gravidez e o parto

Conhecer todos os detalhes da gravidez, da formação do bebê, do parto e do pós-parto certamente vai te ajudar a relaxar quando as dúvidas surgirem. Ter total conhecimento do que está acontecendo com você e seu bebê é a melhor maneira de se manter tranquila frente às mudanças.

6-Controle sua alimentação

Foto: Ziptrials.us

Foto: Ziptrials.us

Uma boa alimentação pode fazer milagres pela sua disposição, evitando o cansaço e te mantendo saudável, além de proporcionar ao feto todos os nutrientes essenciais ao seu perfeito desenvolvimento. Lembre-se de que, de acordo com os médicos, gestantes devem evitar ficar muito tempo sem comer, sendo indicado um intervalo de três horas entre as refeições.

7-Cuidado com os conselhos

É uma enxurrada de conselhos, histórias traumáticas e inúmeras certezas que muitas pessoas não têm a menor vergonha de praticamente impor como grandes conhecedores do assunto. Não dê ouvidos a tudo que te falam, pois a quantidade e a inexatidão das informações podem ser enormes e provavelmente vão te deixar confusa.

8-Tire momentos de descanso durante o dia

Foto: Dmarkbeauty

Foto: Dmarkbeauty

É normal que as gestantes tenham mais sono e cansaço físico durante o dia. Não negue essa realidade e tente se permitir momentos de descanso ou sonecas, além de priorizar as boas noites de sono. (Quantas horas a grávida deve dormir por dia?).

A gravidez é um momento maravilhoso e que passa rápido. Aproveite bem todas as possibilidades e as dicas para que o período seja o mais prazeroso possível.


  • Add Your Comment