Calendário Lunar 2019 para gravidez: como calcular

O calendário lunar 2019 na gravidez ajuda a ter uma melhor noção a respeito do bebê que está para chegar.

A crença popular de que a lua exerce uma influência em diversos aspectos da nossa vida é bem antiga. Porém, até hoje há pessoas que escolhem cortar os cabelos ou as unhas em determinada fase lunar. Mas não é só isso.

Com o calendário pode ser possível calcular a lua em que bebê vai nascer. Há ainda simpatias que ajudam a saber se o bebê será menino ou menina. Apesar de não ser comprovado cientificamente, isso pode servir para aliviar a ansiedade e até para descontrair.

Se o bebê está previsto para o ano de 2019, não deixe de conferir o calendário lunar da gravidez para prever a data do nascimento e também conhecer outras curiosidades sobre a influência da lua na gestação.

Como funciona o calendário lunar na gravidez

Mesmo não se tratando de um método que tenha uma comprovação científica, sendo considerado por muitas pessoas como se tratando de um mito, é observado que a mudança nas fases da lua pode mesmo influenciar a gravidez e o parto.

O motivo para a crença no calendário lunar é devido ao fato de que a lua cheia exerce influência sobre as marés. Por esse motivo, como nosso corpo é feito em sua maior parte por água, ela também poderia influenciar a gravidez, principalmente por conta do líquido amniótico. Dessa forma, pensando por esse ângulo, a crença teria uma certa lógica.

Uma das explicações de profissionais de saúde sobre o Calendário Lunar é que o ciclo menstrual é geralmente contado de acordo com o sistema lunar, contando 28 dias. Ou seja, ele segue o mesmo ciclo que o lunar.

A influência da lua não serviria apenas para descobrir a data prevista do parto (DPP), mas também para saber qual é o melhor momento para a mulher engravidar. Confira a seguir qual é o momento mais indicado para as tentantes finalmente realizarem o sonho de conceber, de acordo com a fase lunar:

Lunacepção

A Lunacepção consiste no uso da fase da lua com o objetivo de engravidar, alinhado o ciclo lunar ao ciclo menstrual para aumentar as chances de concepção. De acordo com a crença, as probabilidades de engravidar são maiores se a mulher estiver menstruada na Lua Nova e ovular na Lua Cheia. Como a Lua Nova está relacionada ao início de novos projetos, a gravidez seria mais propícia nessa fase.

Gênero do bebê

Além de a fase lunar favorecer a concepção, há ainda a crença de que ela estaria relacionada ao gênero do bebê. Dessa maneira, para quem deseja engravidar de uma menina, as chances são maiores se a tentativa de concepção ocorrer durante a fase da Lua Crescente.

Se o desejo é ter um menino, a tentativa deve ocorrer durante a Lua Minguante. É bom frisar que associar o gênero do bebê à fase da lua trata-se de uma simpatia. Por esse motivo, não há nenhum tipo de comprovação científica, o que significa que pode dar certo em alguns casos e em outros não.

Qual é a Lua que mais nasce bebê?

De acordo com o Calendário Lunar, o melhor momento para engravidar é na Lua Cheia. A fase lunar muda a cada 7 dias, portanto, a tentativa de engravidar é mais eficaz durante cada Lua Cheia no decorrer do ano.

calendário lunar 2019

Além disso, a Lua Cheia também pode influenciar bastante no nascimento dos bebês. Até mesmo alguns ginecologistas concordam que notam um aumento na quantidade de partos durante essa fase lunar, mesmo não entendendo o motivo para isso acontecer.

Assim como a lua influencia no movimento das marés, uma das explicações seria porque a Lua Cheia Faz com que a haja uma influência no corpo humano, induzindo a contração do útero nas gestantes.

Apesar da influência da lua no parto, isso não quer dizer que os bebês nasçam apenas na fase de Lua Cheia, pois isso acontece apenas nos casos onde o bebê já está próximo de nascer. Isso significa que, quando a mulher está próximo do dia de entrar em trabalho de parto, a mudança para a fase da Lua Cheia pode fazer com que o bebê nasça.

Porém, é importante lembrar que essa crença não é confirmada pela ciência e muitas pessoas não acreditam que exista uma relação entre a fase da lua com o aumento dos nascimentos. Apesar disso, é possível fazer o teste e observar se o seu próprio parto será ou não influenciado pela mudança na fase lunar.

Mesmo que o bebê não acabe nascendo no dia de mudança da fase da lua, há vários relatos de gestantes que sentem algum sintoma indicativo de trabalho de parto, como perda de tampão, cólicas intensas ou o rompimento da bolsa.

De acordo com algumas enfermeiras e doulas, muitas vezes há casos onde a fase da lua influencia em como será o parto, mais rápido, mais demorado, simples ou complicado. Confira a seguir a relação entre a fase da lua e o parto:

  • Fase de Lua Nova: geralmente o parto é mais simples e rápido, com a expulsão do bebê ocorrendo de forma tranquila. Isso pode ter como motivo o aumento da força em direção ao centro da Terra, aumentando a pressão pélvica e também as contrações, facilitando assim o parto.
  • Fase de Lua Crescente: o parto é feito sem complicações, de maneira rápida e natural, geralmente realizado com o acompanhamento da mãe. Por isso, se for possível, também é indicado que o parto seja marcado em um dia em que seja nessa fase da lua ou de Lua Nova.
  • Fase de Lua Cheia: o parto costuma ocorrer de forma mais lenta e complicações podem surgir. Essa fase da lua tem maior tendência de acontecerem partos inesperados ou prematuros. A Lua Cheia também tem relação com a hipertensão e com o líquido amniótico. Por conta disso, o recomendado é que o estresse seja evitado ao máximo para evitar que o parto se complique.
  • Fase de Lua Minguante: é a fase lunar onde a ocorrência de partos é menor. Eles costumam acontecer mais lentamente e a placenta leva mais tempo para sair. Em muitos casos é necessário recorrer a uma cesárea, pois pode acontecer de a dilatação demorar.

Calendário lunar 2019

calendário lunar 2019 para gravidez

(Foto: astrológico)

Confira a seguir a tabela indicando quando começa cada fase da lua no ano de 2019. Dessa forma será possível calcular qual será a data mais provável para o nascimento do bebê.  

Lua Nova no calendário lunar 2019 para gravidez

Fase da Lua Dados
Lua Nova 5 Janeiro 2019
Lua Nova 4 Fevereiro 2019
Lua Nova 6 Março 2019
Lua Nova 5 Abril 2019
Lua Nova 4 Maio 2019
Lua Nova 3 Junho 2019
Lua Nova 2 Julho 2019
Lua Nova 1 Agosto 2019
Lua Nova 30 Agosto 2019
Lua Nova 28 Setembro 2019
Lua Nova 28 Outubro 2019
Lua Nova 26 Novembro 2019
Lua Nova 26 Dezembro 2019

Lua Crescente no calendário lunar 2019 para gravidez

Fase da Lua Dados
Lua Crescente 14 janeiro 2019
Lua Crescente 12 fevereiro 2019
Lua Crescente 14 março 2019
Lua Crescente 12 abril 2019
Lua Crescente 11 maio 2019
Lua Crescente 10 junho 2019
Lua Crescente 9 julho 2019
Lua Crescente 7 agosto 2019
Lua Crescente 6 setembro 2019
Lua Crescente 5 outubro 2019
Lua Crescente 4 novembro 2019
Lua Crescente 4 dezembro 2019

Lua Cheia no calendário lunar 2019 para gravidez

Fase da Lua Dados
Lua Cheia 21 Janeiro 2019
Lua Cheia 19 Fevereiro 2019
Lua Cheia 20 Março 2019
Lua Cheia 19 Abril 2019
Lua Cheia 18 Maio 2019
Lua Cheia 17 Junho 2019
Lua Cheia 16 Julho 2019
Lua Cheia 15 Agosto 2019
Lua Cheia 14 Setembro 2019
Lua Cheia 13 Outubro 2019
Lua Cheia 12 Novembro 2019
Lua Cheia 12 Dezembro 2019

Lua Minguante no calendário lunar 2019 para gravidez

Fase da Lua Dados
Lua Minguante 27 Janeiro 2019
Lua Minguante 26 Fevereiro 2019
Lua Minguante 28 Março 2019
Lua Minguante 26 Abril 2019
Lua Minguante 26 Maio 2019
Lua Minguante 25 Junho 2019
Lua Minguante 24 Julho 2019
Lua Minguante 23 Agosto 2019
Lua Minguante 21 Setembro 2019
Lua Minguante 21 Outubro 2019
Lua Minguante 19 Novembro 2019
Lua Minguante 19 Dezembro 2019

Embora não se saiba se é mito ou realidade, o calendário lunar 2019 para gravidez ajuda as mães que desejam entender sobre que a influência da transição lunar tem sobre os partos. Afinal, mesmo se tratando de uma mística, há relatos de que os nascimentos são maiores na troca de lua ou na Lua Cheia.

Como calcular a data do parto pelo calendário lunar

Como calcular a data do parto

No período de um ano ocorrem 12 ciclos lunares, com a duração de 29 dias cada. Já a gestação dura 10 ciclos lunares. Por isso, ao fazer o cálculo da data provável do parto (DPP), é provável programar o parto. Para que isso seja possível, basta fazer como é mostrado a seguir:

  1. Marque em qual fase da lua ocorreu a menstruação.
  2. Verifique a tabela do Calendário Lunar 2019 para gravidez.
  3. Faça a contagem de 9 ciclos de Lua completos para descobrir quando a criança vai nascer.
  4. Se a menstruação aconteceu durante a Lua Cheia, por exemplo, devem ser contadas 9 Luas Cheias a partir dela. Dessa forma, descobre-se qual é a DPP.

Personalidade do bebê de acordo com o Calendário Lunar 2019

Outro fator que faz com que planejar a gravidez de acordo com a fase da lua seja algo interessante é porque há quem acredite que que ela também exerce uma influência na personalidade da criança.

Veja quais são as personalidades de acordo com a fase lunar que a criança nasce:

  • Lua Nova: crianças que nascem na Lua Nova são mais positivas, criativas e cheias de energia para gastar. Em geral, costumam ser introspectivas e sempre estão em busca de mudanças.
  • Lua Crescente: a fase da Lua Crescente se caracteriza pelo desenvolvimento, por isso as crianças nascidas nesse período costumam ser bastante comunicativas, participativas e aprendem as coisas com mais facilidade.
  • Lua Cheia: crianças mais extrovertidas e sentimentais costumam nascer nessa fase lunar. Além disso, elas tendem a ser mais entusiasmadas e tratam as outras pessoas com bastante amabilidade.
  • Lua Minguante: a Lua Minguante simboliza renovação e os nascidos nessa fase em geral são crianças organizadas e que focam em seus objetivos. Outra característica é a capacidade de ter uma maior percepção a respeito das coisas que acontecem ao redor.

Usando o Calendário Lunar 2019 a mãe pode se sentir mais segura na hora de programar ou agendar o parto. Como já foi citado no texto, ele deve ser usado como um guia, já que não é considerado um método 100% seguro. Porém, após a chegada do bebê será possível saber se ele realmente funcionou no seu caso.

Referências

olharmaterno.com.br/calendario-lunar-na-gravidez

astrocentro.com.br/blog/lua/fases-lua-engravidar

astrocentro.com.br/blog/lua/calendario-lunar-2019-para-gravidez

trocandofraldas.com.br/mudanca-de-lua-e-sua-influencia-para-o-parto

maemequer.pt/estou-gravida/como-cresce-o-bebe/gravidez-mes-a-mes/gravidez-pelo-mes-lunar


  • Add Your Comment

    *