Café na gravidez deixa o bebê agitado: mito ou verdade?

Uma das dúvidas mais frequentes entre as gestantes é: tomar café na gravidez pode prejudicar o bebê? Para esclarecer de vez essa questão, revelamos o que é mito e o que é verdade sobre esse tema.

Café na Gravidez faz mal ao bebê?

O consumo de café durante a gestação não prejudica o bebê, mas deve ser feito com moderação. O motivo é porque a cafeína em quantidade excessiva pode prejudicar o crescimento do bebê e até fazer com que ele nasça antes do previsto, já que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam.

gravida pode tomar café com leite

O máximo de café na gravidez recomendado para o consumo diário é de até 200 mg. Essa quantidade representa 3 xícaras do café expresso ou então 4 xícaras de chá preto. (Foto: Parenting)

Por esse motivo, também é bom não exagerar na ingestão de outros alimentos que também são ricos em cafeína, como:

Por essa razão, não é preciso abrir mão do café na gravidez, pois ele apresenta inúmeros benefícios para a saúde, estimulando o cérebro e protegendo as células por conta das suas propriedades antioxidantes.

gravida pode tomar cafe descafeinado

Foto: The Telegraph

Café pode deixar o bebê agitado?

Outra dúvida em relação ao café na gravidez é se, ao tomá-lo, o bebê fica mais agitado. Como o consumo da cafeína faz com que os vasos sanguíneos se contraiam mais, é possível sentir o bebê mais agitado na barriga.

Além disso, tomar café antes de amamentar o bebê também causa esse efeito, pois a cafeína passa para o leite materno em média 2 horas após a ingestão da bebida. Para evitar que isso aconteça, o ideal é não tomar café quando estiver perto da hora de dar de mamar ao bebê.

Veja o que é mito e o que é verdade sobre o café na gravidez:

Grávida pode tomar café sem riscos?

Caso você tenha o hábito de tomar café diariamente e tem receio de que isso acabe causando algum dano ao bebê, pode ficar tranquila. De acordo com pesquisadores norte-americanos, tomar uma quantidade pequena de café na gravidez não traz complicações na gestação.

Além disso, com base nessas mesmas pesquisas, tomar essa bebida de forma moderada não aumenta a possibilidade de provocar um aborto e nem mesmo um parto prematuro.

Grávida pode tomar café com leite?

Tomar café com leite na gestação não faz mal ao bebê, pois o café não diminui a absorção de cálcio pelo organismo. Porém, é preciso estar atenta à quantidade de café, não ultrapassando o limite diário recomendado.

 Café descafeinado pode?

O café descafeinado pode ser uma boa opção para as gestantes, pois ele é mais seguro do que o café regular. Apesar disso, é importante lembrar que o café descafeinado possui pequenas quantidades de cafeína em sua composição.

Uma dica é tomar um café mais fraco, colocando uma quantidade menor de pó na água ao preparar a bebida.