Riscos de fazer dieta durante a gestação

A gestação traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher, e dentre estas mudanças está a chegada de alguns quilinhos extras. Muitas mulheres temem engordar demais, mas durante os nove meses de gestação qualquer dieta está proibida, já que pode fazer mal ao bebê. As mulheres que estão acima do peso também não devem fazer dieta. Existem outras maneiras de controlar o peso, tudo de maneira saudável.

Cuidados com a saúde

O ideal é que durante a gestação a mulher não engorde demais. O sobrepeso pode trazer sérias complicações à gravidez, como diabetes gestacional, hipertensão e pré-eclampsia. Vale lembrar que a magreza excessiva também não é saudável.

 Leia ainda: Primeiros passos para engravidar

Risco da dieta

Um estudo realizado pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que dietas alimentares restritivas podem prejudicar o desenvolvimento cerebral do bebê, fazendo com que atinjam menores coeficientes de inteligência (QI) e tenham mais chances de problemas comportamentais. Além disso, a falta de calorias e de alguns nutrientes pode interferir no crescimento e desenvolvimento do bebê.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Alimentação saudável

O segredo para evitar o sobrepeso na gestação está em manter uma alimentação saudável e equilibrada. Para não haver dúvidas sobre o que comer e sobre o desenvolvimento adequado do bebê, consultas médicas periódicas e visitas ao nutricionista são indicadas.

Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes faz bem a qualquer pessoa, e em especial às gestantes, que conseguem assim ingerir os nutrientes necessários para uma gestação saudável.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é um aliado na perda de peso, trazendo ainda muitos outros benefícios à gestação. Porém, qualquer atividades deve ser feita após a permissão médica, já que cada mulher apresenta características diferentes em sua gestação.

Atividades leves costumam fazer muito bem, como caminhada, hidroginástica, yoga.