Bico da mama dolorido é sinal de gravidez?

O desconforto de ter o bico da mama dolorido pode ter diversas causas, sendo a gravidez uma dúvida entre as mulheres que apresentam esse sintoma.

Porém, há outros motivos que podem provocar essa sensação de dor, que vai desde irritação causada pelo uso de algum produto até algo mais grave.

Veja como fazer para aliviar o problema e quando é necessário procurar um médico.

 

 

Bico da mama dolorido: o que pode ser?

Algumas das causas pode ter relação com:

  • Período pré ou pós-menstrual;
  • Menopausa;
  • Irritação causada pelo uso de sabonetes;
  • Micose e infecções;
  • Fissura no mamilo provocada pela amamentação.

Além das causas citadas, o bico da mama dolorido também pode ser um dos primeiros sinais da gravidez, devido às alterações hormonais que acontecem nesse período.

   
sensibilidade no bico da mama

Outras mudanças que ele pode apresentar e que indicam o início de uma gestação é a mudança de cor. Além disso, os bicos se tornam mais escuros e podem aumentar de tamanho. Foto: The Daily Dot

A dor no bico da mama também pode ser provocada pelo início da ovulação, o que também é causada pelas mudanças de hormônios (no caso, o ciclo menstrual). O motivo da dor é por causa do desequilíbrio entre o estrogênio e a progesterona, resultando na sensibilidade do bico e também dos seios.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

dor bico mama periodo fertil

Foto: DoctorDíazGutiérrez

Dor no bico da mama: sintomas

É importante prestar atenção se outros sintomas aparecem junto ao bico da mama dolorido pois, se estiverem associados, pode significar algo mais grave. Caso apresente esses sintomas, consulte um ginecologista:

  • Sangramento;
  • Coceira;
  • Secreção saindo do mamilo de forma espontânea;
  • Surgimento de inchaço ou caroço em volta da aréola.

Tratamento

Aprenda a aliviar a sensação dolorida no bico da mama:

Compressa quente

dores no bico da mama e colicas

Foto: Target

Uma maneira que ajuda a diminuir a dor no bico da mama é realizar uma compressa quente. Para fazer, molhe um pano na água morna e, após torcer, coloque no mamilo por uns minutos, repetindo até que a sensação de dor seja aliviada.



Repita várias vezes ao dia até que a dor se passe. Usar uma almofada de aquecimento ou chuveiro quente também contribuem de forma eficaz.

Aloe vera

dor no bico da mama pode ser gravidez

Divido às propriedades analgésicas da aloe vera, ela auxilia a tratar o bico da mama dolorido. Para usufruir dessas propriedades, abra a folha da planta e remova o gel.

Passe o gel fresco em todo o mamilo e deixe secar naturalmente. Após agir por alguns minutos, remova a aloe vera com água morna e seque usando uma toalha com suavidade.

Gelo

dor no bico da mama pode ser gravidez

Foto: Stilpalast

Outra maneira de aliviar a sensação do bico da mama dolorido é fazer uma massagem usando um cubo de gelo. Coloque alguns cubos dentro de um pano fino e deixe em contato com a região do bico por alguns minutos.

Fazer isso ajuda a trazer alívio, pois a baixa temperatura paralisa a região afetada, causando uma melhora no sintoma.

Bico da mama dolorido é sinal de gravidez?
2.7 (53.33%) 3 vote[s]

- Publicidade -

- Publicidade -