Benefícios de ouvir música durante a gestação

Durante a gestação, a mulher descobre muitas coisas sobre o desenvolvimento de seu bebê, inclusive o que faz bem e o que não faz. Muitas vezes, as futuras mamães se surpreendem, pois coisas simples podem fazer muito bem ao pequeno e à sua formação.

Ouvir música, por exemplo, você sabia que traz benefícios aos bebês antes mesmo do nascimento? É isso mesmo, veja abaixo quais são eles:

Pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Helsinski, na Finlândia, foi realizada com o objetivo de descobrir quais eram os benefícios da música para os bebês. Assim, doze gestantes foram divididas em dois grupos iguais. O primeiro ouvia a música “Brilha, brilha, estrelinha” cinco vezes por semana nos últimos três meses de gestação. O outro grupo não teve qualquer contato musical.

Após o nascimento dos bebês, quando eles já estavam com quatro meses de vida, todos foram expostos à música. Eles tiveram suas ondas cerebrais medidas e constatou-se que as dos bebês que receberam o estímulo musical durante a gestação tiveram ondas mais fortes e duradouras do que os outros.

 Leia ainda: Cuidados com o bebê prematuro

Benefícios descobertos pelo estudo

A pesquisa mostrou, assim, que os bebês que ouvem música ainda na barriga de suas mães podem aprender mais facilmente, já que as melodias ajudam a promover o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Outros benefícios

Dentro da barriga da mãe, as vozes de seus pais e as músicas são os primeiros sons que o bebê começa a ouvir e distinguir.

A música ajuda ainda a acalmar mãe e bebê. A fala também é estimulada, e as palavras são pronunciadas mais facilmente. As canções auxiliam ainda na alfabetização, tornando o aprendizado mais fácil e rápido.

As canções estimulam ainda o raciocínio e fazem com que os pequenos testem a concentração.

Benefícios de ouvir música durante a gestação
2 (40%) 1 vote[s]

  • Adicione um comentário

    *