Dicas para adormecer o bebê

Fazer o bebê dormir está complicado? Às vezes pequenas atitudes dos pais podem atrapalhar, ainda que sem querer. Outras vezes, pequenas mudanças podem trazer bons resultados.

Tranquilizando o ambiente

Quando estiver chegando perto da hora do bebê dormir, os pais devem tranquilizar o ambiente e acabar com os estímulos. Desligar a televisão, o vídeo-game, o computador, correr pra lá e pra cá. Leia um livro, coloque uma música relaxante, diminua a luz. Neste momento, a melatonina, responsável pelo sono, é liberada.

 Leia ainda: Gestantes podem viajar de navio?

Rotina

É importante ainda criar uma rotina para o bebê, que deve ser seguida todas as noites, facilitando o sono. Dê uma banho relaxante, leve o bebê ao banheiro para fazer xixi e escovar os dentes, coloque o pijama, diminua a luz, conte uma história até que pegue no sono.

Siga rigorosamente todos os passos que melhor se encaixarem com os hábitos de seu bebê e de sua família.

 bebe-dormindo

Dormindo sozinhos

O ritual pré-sono deve durar cerca de 20 minutos. Quando a criança se deitar, após a história, retire-se mesmo se ela ainda não estiver dormindo. Assim, ela vai se acostumar a dormir sozinha. Porém, mantenha a casa silenciosa, propiciando o sono.

Os pais devem mudar as atitudes

Se você chega do trabalho tarde, próximo da hora do bebê dormir, com certeza vai direto ao encontro do pequeno quando chega em casa. Brinca com ele, fala, faz carinho, pergunta como foi o dia… enfim, faz a festa. Para que o bebê durma com mais facilidade, os pais devem fazer diferente: nada de agitar as crianças. Chegar tranquilamente é o ideal.

Discussões e conflitos, entre o casal ou envolvendo os filhos, também não devem ser resolvidos à noite. Ao final do dia, as crianças estão cansadas, e estes estímulos podem deixá-las irritadas e ansiosas, prejudicando consideravelmente o sono.

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *