Quando o bebê começa a dormir a noite toda?

Os pais, principalmente os de primeira viagem, chegam a ficar amedrontados ao pensar nos primeiros dias e semanas do bebê. Muitos cuidados são necessários com o pequeno, e os pais precisam estar alerta. No entanto, ficar alerta pode ser difícil sem ter uma noite de sono tranquila, não é mesmo?

É que os bebês, nos primeiros meses de vida, ainda não conseguem distinguir dia e noite, e acordam várias vezes durante a madrugada para mamar, deixando os pais excessivamente cansados. Mas afinal, você sabe quando o bebê começa a dormir durante toda a noite?

Com quanto tempo o bebê começa a dormir durante toda a noite?

Esta resposta pode variar muito de bebê para bebê, mas uma recente pesquisa revelou que isso ocorre entre os 2 e os 4 meses de idade.

Durante os primeiros 4 meses de vida o bebê vai regularizando seu sono, e aumentando gradativamente o tempo que passa dormindo.

A partir do segundo mês a maioria dos bebês dorme por cinco horas – da meia noite às 5 da manhã. Já no terceiro mês ele aumenta 3 horas, e a partir do quarto mês aumentam as chances de dormir das 10 da noite até às 6 da manhã sem acordar.

Leia ainda: Como ter uma gestação saudável

Como fazer o bebê dormir?

Quando o bebê já estiver sonolento, prepare-o para dormir. Coloque-o no berço e não o balance nem pegue-o de volta no colo.

E se ele acordar?

Se ele acordar no meio da noite não corra imediatamente para vê-lo. Dê alguns minutos ao bebê para que ele volte a pegar no sono sozinho. Você pode até ir até o quarto, mas não deixe o bebê perceber sua presença. Não o pegue no colo imediatamente.

Se ele demorar para dormir, você pode conversar baixinho para acalmá-lo, cantar uma música ou fazer carinho. Aos poucos ele não vai mais acordar à noite.


  • Add Your Comment

    *