Search

Bebê com amarelão, o que fazer?

Você já ouviu falar no amarelão nos bebês? Apesar de normal na maioria dos casos, exige atenção médica e cuidados para não prejudicar a criança.

O que é o amarelão em bebês?

O que popularmente é chamado de amarelão nos bebês é na verdade a icterícia neonatal, uma alteração fisiológica que atinge cerca da metade das crianças nascidas de nove meses – o problema é mais comum em bebês prematuros. Apesar de assustar os pais, a icterícia é normal e pode ser tratada facilmente.

Leia ainda: Quais exames a gestante precisa fazer?

Sintomas

   

O sintoma é a coloração amarelada que atinge tanto a pele da criança quanto a parte branca dos olhos. Isso ocorre mais ou menos no segundo ou terceiro dias de vida do bebê e atinge primeiramente o rosto para depois se espalhar pelo peito, barriguinha e membros superiores e inferiores.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Por que ocorre?

A icterícia neonatal acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo produzido pelas células sanguíneas vermelhas. Nos bebês com o problema, o fígado encontra dificuldade para capturá-las e elas acabam por se acumularem no sangue.

Tratamento

Na maioria dos bebês, a coloração amarelada vai embora naturalmente por volta do décimo dia de vida.

Apesar de não considerada uma doença, as mães devem procurar o médico do bebê o mais rápido possível para a avaliação exata e para o início do tratamento. O tratamento do amarelão grave consiste no chamado banho de luz ou fototerapia. Neles, a criança é exposta a uma fonte de luz que transforma a bilirrubina acumulada na pele em uma substância capaz de ser absorvida pelo organismo, fazendo assim com que a coloração anormal desapareça.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Procure o médico



Em casos mais graves, quando a bilirrubina atinge índices altíssimos, ela pode se acumular no cérebro do bebê e causar problemas ao sistema nervoso que vão prejudicar o desenvolvimento da criança.

Bebê com amarelão, o que fazer?
3.5 (70%) 2 votes

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*