Até quantos meses a gestante pode dormir de bruços?

Dormir de bruços, durante a gravidez, pode parecer estranho e proibido. No entanto, não há qualquer problema. A posição está totalmente liberada para as gestantes.

O fato é que com o aumento da barriga, a posição começa a ficar bastante incomoda. Assim, mesmo as mulheres que estavam acostumadas a dormir assim há bastante tempo, acabam precisando buscar outras alternativas.

Dormindo de bruços até o quarto mês

O quarto mês de gestação costuma ser o mês limite para as gestantes que preferem dormir de bruços. Com a chegada dele, o tamanho do útero, já bastante crescido, passa a incomodar bastante.

Foto: Dicas de alimentos que aumentam a fertilidade

Foto: guiadobebe.

Foto: guiadobebe.

Outras posições

Existem outras várias posições que as gestantes podem tentar. Segundo os médicos, a melhor delas é deitar de lado, virada para a esquerda. Isso porque o peso da barriga fica apoiado para a lateral e não afeta a veia cava, deixando a circulação sanguínea acontecer naturalmente. Para aumentar o conforto, as mulheres podem colocar a barriga apoiada sobre um travesseiro, esticar a perna esquerda e dobrar a direita, deixando mais um travesseiro entre elas.

Posição lateral

A posição lateral é benéfica para as gestantes pois mantem a coluna reta e evita que as dores musculares apareçam.

Outras posições

Deitar-se com a barriga para cima, com o avançar dos meses, também se tornará bastante incomodo para as gestantes. É que o peso do útero vai afetar a veia cava, podendo surgir até mal estar.

Dores nas costas

Com a chegada do terceiro trimestre, a barriga ainda maior vai causar ainda, muito provavelmente, dor nas costas e na região lombar da mulher. Pode começar a ficar mais dificil encontrar uma confortável posição para dormir a noite toda. Nestes casos, a lateral continua sendo a mais indicada.