Mãe de menino: manual completo da mamãe

Ser mãe de menino é tudo de bom, não é mesmo? Independente da idade, meninos são companheiros, admiradores e escudeiros fiéis.

Mas não é apenas isso. Você sabia que ser mãe de menino gera mudanças permanentes no seu corpo? Tem noção da imensa responsabilidade de cuidar de um menino e educar um homem?

Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre as mudanças e os prazeres de carregar um pequeno príncipe na barriga, desde às primeiras brincadeiras aos abraços roubados que vão aquecer seu coração bobo de mãe.

Mudanças permanentes no corpo de uma mãe de menino

Diz-se que ser mãe muda sua vida – e seu corpo – para sempre. Além dessa premissa ser uma verdade irrevogável, não se engane achando que a mudança consiste apenas em alguns quilinhos a mais que parecem que nunca vão embora.

Mães de meninos tem um plus: foi publicada uma pesquisa na revista PLoS ONE onde foi feito um estudo com 32 mulheres que faleceram entre 32 e 101 anos.

mae de menino
As experiências são diferentes para uma mãe de menino (Foto: L Manifesto)

E os resultados foram bem intrigantes. Foram encontrados traços de DNA masculino no cérebro de pelo menos 2/3 dessas mulheres, e foi comprovado que esses traços permaneceram com essas mulheres durante toda a vida!

Ou seja, ser mãe de um menino vai muito além do velho: “barriga arredondada ou barriga pontuda?”

O DNA de seus filhos homens foram incorporados ao cérebro dessas mães. Isso é que é mudança!

Maior atividade motora do seu filho

Garotos tem uma energia que parece não acabar mais. Engordam mais rápido, crescem mais rápido, correm mais rápido. Haja energia para segurá-los!

Mas fique tranquila que esse esforço terá uma recompensa fiel: como mãe de um garoto você se tornará mais rápida, mais atenta e não se preocupe com o peso do bebê, seus braços se acostumarão bem com essa mudança e você estará até mais forte!

Leite mais forte gera mais energia

E já que estamos falando de energia, você sabe de onde vem essa energia toda?

Bom, além do fato de eles serem garotos, o leite materno produzido pelas mães de meninos vem com 35% a mais de gordura do que o leite produzido pelas mães de meninas.

Agora está explicado porque eles sempre ganham nas brincadeiras de corrida e força!

mae de meninos
(Foto: Shutterstock)

Eles comem muito, muito mais

Uma das vantagens em ser mãe de menino é que dificilmente você terá que chantageá-lo ou bolar ideias mirabolantes para fazê-lo se alimentar direito.

Mesmo que toda criança tenha uma fase que não quer comer de jeito nenhum, em meninos a coisa é menos preocupante.

Eles atacam geladeiras, armários e despensas, então é bom encher todos esses lugares com comida suficiente para satisfazê-los.

Leia também: Cortes de cabelo para meninos

Cuidadosos e protetores

Meninos são mais cuidadosos e adoram proteger suas mães (mesmo que não haja motivo para isso).

Estão sempre por perto e são mais atenciosos e cuidadosos, buscando a todo momento tornar-se o homem da casa.

À medida que seu filho for crescendo, ele puxará algumas responsabilidades para si, e isso pode assustar um pouco por percebermos que eles estão crescendo rápido demais.

Contudo, isso é mais do que normal. Seu filho está crescendo e quer mostrar que pode protege-la e cuidar de você.

Menos drama nos momentos decisivos

Ser mãe de menino pode parecer uma tarefa difícil no começo, mas quando bem cuidados e educados, eles darão muito menos trabalho no futuro (acredite).

Além de não sofrerem com a bomba explosiva de hormônios mensais, eles lidam bem melhor com suas emoções e relacionamentos, são mais estáveis e controlados.


É claro que se emocionam e choram quando algo realmente forte acontece com eles, mas é menos frequente e muito menos intenso do que em uma garota.

Isso significa menos drama e menos coração partido para você mãe, que compartilha da dor e do sofrimento dos filhos.

Gastos (consideravelmente menores)

Pense por um momento nos gastos com uma garota. Desde as peças de roupa (saias, shorts, vestidos, calças, sutiãs…) até itens como maquiagem, um armário para sapatos, cores combinando por todo lado, gastos com cabeleireiro e mais uma infinidade de itens que não dá para acompanhar.

Chega a ser injusto quando você vê seu filho só de bermuda no sofá assistindo. Geralmente eles se satisfazem mais facilmente e você não precisará rodar o shopping inteiro com ele para comprar duas peças de roupa.

Mais tempo livre para você mamãe

Garotos tem as suas próprias coisas. Seja na frente do computador ou com um violão nas mãos, você vai perceber que garotos gostam de seu espaço pessoal e respeitam bastante o seu.

Você não será acionada a cada dez minutos ou quando aparecer uma barata no banheiro.

Eles gostam de ser (ou parecer independentes) e aos poucos você verá que isso lhe renderá um tempo extra que você achava que não teria em muito tempo.

A certeza de ter um admirador para a vida toda

Educar um garoto é, acima de tudo uma grande responsabilidade.

ser mae de menino
(Foto: Shutterstock)

Não que educar garotas seja a coisa mais simples do mundo, mas com um garoto você precisa dosar o cuidado, a atenção e o carinho para que ele se torne um homem responsável e consciente, que respeite e se faça respeitar.

É através do relacionamento com a mãe que um garoto aprende como amar e respeitar uma mulher.

Ele sempre será seu maior admirador, achará você a mulher mais inteligente e amável e sempre será a melhor mãe do mundo.

Aproveite seu status de “rainha” para ele e o ensine a ser um príncipe.

Sempre olhe no olho, converse com ele, o elogie, mostre onde ele errou e o ajude a acertar. Trate seu filho com respeito para que ele possa reproduzir essas atitudes na vida adulta.

Delegue a ele responsabilidades e o ensine a ser um bom homem. Esse será o seu maior desafio como mãe.

Ser mãe de menino é um presente e uma missão que você recebeu (ou vai receber). Aproveite todas as regalias desse privilégio e não perca a oportunidade de viver com ele seus melhores momentos.

O amor, o carinho e a atenção são os melhores presentes que seu homenzinho pode receber de você. Plante esses sentimentos no coração dele e quando você menos esperar, receberá um beijo e um abraço inesperado dele.

5/5 - (1 vote)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário