23 semanas de gravidez: Corresponde a quantos meses?

A partir das 23 semanas de gravidez você já chegou aos seis meses, e está, oficialmente no final do segundo trimestre da gestação!

Qual é o tamanho da barriga com 23 semanas? Agora seu útero já está acima do seu umbigo e quase do tamanho de uma bola de vôlei, por isso, nesta fase, seu bebê tem bastante espaço para se movimentar dentro da barriga.

Como ela está cada vez maior, é hora de começar a olhar bem por onde anda, pois seu centro de gravidade está diferente.

O que acontece nas 23 semanas de gravidez?

Por volta desta semana o médico pode indicar que seja realizado o exame de ecocardiografia fetal, caso suspeite que haja alguma anomalia no coração do bebê.

gravidez 23 semanas sintomas

Quais são os sintomas desta etapa?

É comum que você sinta indigestão e azia nesta semana da gravidez, pois agora que seu útero esta acima do umbigo, ele começa a empurrar seu estômago e esôfago.

Antes de tomar qualquer remédio para melhorar esses sintomas, pergunte ao médico se eles são seguros para serem ingeridos durante a gestação.

Esta também é uma fase em que o seu sono pode estar mais complicado, principalmente devido aos seguintes sintomas:

-Vontade de urinar mais frequente;
-Mente inquieta;
-Estresse;
-Câimbras nas pernas e;
-Dificuldade de encontrar uma posição para dormir.

Outro sintoma que é bastante comum nesta semana são os pés inchados, e você pode evitar isto ao elevá-los sempre que possível, beber muito água e caminhar frequentemente.

Qual é o peso do bebê?

 23 semanas de gestação são quantos meses

Foto: Healthline

O peso do feto neste momento é de cerca de 450 gramas, e é provável que ele esteja com muita pele sobrando, pois a gordura ainda não começou a preencher estes espaços.

Nas próximas semanas ele deve ganhar bastante peso para começar a ficar com a aparência mais próxima a um bebê recém-nascido.

Como está o desenvolvimento do bebê?

Nas 23 semanas de gravidez, ele já está com 29 centímetros, e, se formos comparar o tamanho dele ao de uma fruta, ele estaria medindo o mesmo que uma manga.

Agora ele já consegue sentir os movimentos da mãe e pode até perceber quando ela dança.

Os vasos sanguíneos também estão se formando nos pulmões, e, além disso, os sons começam a soar familiares ao bebê como os latidos de um cachorro ou o barulho do aspirador.

A partir de agora ele já tem uma chance de sobrevivência fora do útero de cerca de 35%, e, cada dia que ele passa dentro na barriga aumentam as probabilidades.

Como são as cólicas na gravidez com 23 semanas

23 semanas de gestação fotos

Foto: Bellybook

As cólicas são bastante comuns durante as 23 semanas da gravidez, e podem ser causadas por falsas contrações ou até mesmo gases.

Na maioria das vezes, se você mudar de posição já terá uma melhora significativa na dor.

Elas somente vão ser um sinal de alerta quando vierem acompanhadas de muita dor, sangramento ou febre.

Como é a gravidez gemelar de 23 semanas?

As contrações de Braxton Hicks estão cada vez mais frequentes, e podem tanto durar alguns segundos quanto alguns minutos, além de poderem acontecer de forma repetitiva.

Não se preocupe, pois elas não são um sinal de que seu corpo está entrando em trabalho de parto, mas apenas que ele está treinando para o momento de dar a luz.

Você vai estar se sentindo mais impotente nesta semana, pois já não poderá fazer muito esforço, mas tudo vale a pena pelo bem dos bebês.

Portanto, o desenvolvimento do bebê está ocorrendo de forma cada vez mais rápida, e é bom começar a se preparar para a vida após o parto.