Gestação de 29 a 30 semanas – Sintomas, mudanças

You are currently viewing Gestação de 29 a 30 semanas – Sintomas, mudanças

As semanas 29 e 30 marcam a reta final da gestação, já que dentro de algumas semanas o bebê deverá chegar ao mundo. Uma sensação bastante presente na rotina das futuras mamães neste período é a ansiedade, já que não vêem a hora de ter seus pequenos nos braços e de finalmente conhecer seus rostinhos.

Semana 29: mudanças para mãe e bebê

Na semana 29, o bebê mede mais ou menos 29 centímetros e pesa 1.300 gramas. Sua cabeça já está proporcional ao corpo, e apesar das células nervosas continuarem em desenvolvimento, ele já consegue controlar a temperatura do corpo e a respiração.

Como o bebê já está bastante crescido e o espaço no útero limitado, os movimentos tendem a diminuir, portanto não se assuste caso isso aconteça. O crescimento e o ganho de peso contribuem ainda para que a pele do bebê deixe de ficar enrugada para ganhar aspecto liso e macio.

Tosse, soluço, sucção e respiração são algumas das habilidades que ele tem a partir de agora, por isso você poderá ouvir alguns ruídos que antes não escutava.

Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação

Principais sintomas da semana 30

O cérebro continua em pleno desenvolvimento, e a partir daqui ele passa a ter aspecto enrugado e não mais liso, o que permite abrigar maior número de neurônios.

A barriga da gestante cresceu muito nas últimas semanas, o que pode causar coceira, mas é importante se controlar para não desencadear estrias. Utilize cremes e óleos hidratantes.

A gestante deve investir na alimentação saudável e na ingestão de alguns nutrientes específicos, como proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio, pois diariamente uma quantidade considerável é enviada ao fortalecimento do esqueleto do bebê. Estoques de cálcio serão mantidos pelo bebê até que ele complete de seis a nove meses.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 2 comentários

  1. Erika Garcia

    Bom dia, tenho 36 anos e fiquei gravida depois de 14 anos desde meu ultimo parto tenho um casal com 16 anos e 14 anos, estava tendo um forte crise de colicas de rins quando descobri a gestação, que já ía para 12 semanas e 2 dias fiz 4 ultrason porém nenhum morfologico, hoje estou com 29 semanas e ainda não me tranquilizei porque alem da gravidez ter ocorrido no meio do tratamento com varios remedio, minha idade e meu marido acha que tem algo errado com meu bebê porque ele meche bastante principalmente de madrugada, Não consigo curtir minha gravidez porque estou sempre com medo.

  2. egydyo

    Amiga eu tb estou passando por essa situação mais devemos confiar em Deus.

Deixe uma resposta