2 Semanas de gravidez

2 semanas de gravidez já tem sintomas? Tire suas dúvidas!

 Assim como na primeira, na segunda semana de gestação a mulher continua sem nenhum sintoma de gravidez. Isso porque é quase impossível saber o dia exato em que uma mulher engravida.

Tendo em vista que a fecundação acontece no meio do ciclo menstrual, isto é, no 14º dia após a menstruação – para um ciclo de 28 dias, bem definido – e a ovulação acontece três dias antes ou três dias depois dessa data, na segunda semana de gravidez pode ser que a mulher nem tenha ovulado ainda. Levando em consideração a data da última menstruação (DUM) como cálculo.

Sintomas

Já para um ciclo menstrual menor que 28 dias, a ovulação pode acontecer antes do fim da segunda semana deste ciclo e a fecundação também. De qualquer forma, a fertilização não traz nenhum sintoma além dos comuns à pré-ovulação como seios sensíveis, cólicas e alterações no muco vaginal, entre outros sinais discretos, que passam despercebidos pela mulher.

Embriologia da segunda semana de gestação

Por mais que, para a maioria dos pais, a gravidez seja um universo mágico e “fofo” desde a pré-fecundação até o nascimento do bebê – incluindo aí um neném cheio de caras e bocas –, o início da gestação é bem menos romântico. Com duas semanas de gravidez o bebê ainda é um embrião (resultado da fertilização de um óvulo por um espermatozoide: gameta feminino e gameta masculino).

gravidez duas semanas

Foto: Divulgação

É durante a segunda semana de gestação que o embrião é envolvido pelo sistema circulatório da mãe por meio de veias sanguíneas que ele mesmo formou para desenvolver a placenta. A partir daí, mais precisamente no décimo dia de gravidez, é que o embrião – já implantado no endométrio uterino –, começa a receber nutrientes através do saco vitelínico ou vesícula vitelínica.

Leia também: 3 semanas de gravidez

2 semanas de gravidez

Duas semanas representam um pouco menos da metade do primeiro mês de gestação (de 1 a 4 semanas e meia).

Pode fazer ultrassom na segunda semana de gravidez?

gravidez duas semanas

Foto: Informasikesehatan

O ultrassom ou a ultrassonografia é fundamental para o acompanhamento da saúde da mamãe e do bebê e não traz riscos para ambos. Também não há contraindicação para ser realizado nas 2 semanas de gravidez. Salvo alguma rara exceção.

O mais comum é que o exame seja feito por volta da 11ª semana de gravidez, mas nada impede que ele seja solicitado logo após a descoberta da gestação, bem no início, para confirmar a gravidez, a idade gestacional e até para descartar uma gestação ectópica (quando o óvulo fecundado se aloja fora do útero).

Além do ultrassom obstétrico, é comum a gestante fazer o ultrassom transvaginal ou intravaginal. Apenas no comecinho da gravidez – até a 11ª semana.

tres semanas de gravidez