1 Semana de Gravidez

Entenda o que acontece no corpo da mulher na 1ª semana de gravidez: sintomas, período fértil e embriologia.

“Descobri que estou grávida e agora?”. “O que eu posso comer; como me vestir; posso praticar esportes; posso andar de moto ou de bicicleta; vou ter enjoos?”. Estas são algumas dúvidas que passam pela cabeça da mulher ao se descobrir grávida. E é normal se sentir insegura. Até mesmo com uma gravidez planejada.

O ideal é que a primeira consulta de pré-natal seja realizada ainda mesmo antes da concepção, pois a gravidez é um momento para a mulher (ou casal) curtir e viver em sua plenitude. Quanto mais preparada física e emocionalmente ela estiver, mais chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável.

Por isso é fundamental ter um obstetra de sua confiança. Afinal, vocês ficarão nove meses juntos. Mensalmente (ou em intervalos menores) vocês dividirão informações sobre seu bebê e a saúde da sua gestação. Se possível, escolha um profissional que poderá lhe atender adequadamente: em termos de estrutura e de acolhimento.

1 semana de gestação

Foto: Activa.sapo

Leia também: Como reduzir enjoo na gestação: dicas para amenizar

Agora, se a gravidez não foi planejada e você já está grávida. É possível planejar daqui para frente. Seu filho merece um futuro pensado para ele. Se seu teste de gravidez deu positivo, escolha um profissional e marque a primeira consulta de pré-natal.

É importante saber que ao engravidar, a mulher passa a produzir – em grande quantidade – hormônios como o Beta HCG e a progesterona, que trazem transformações ao corpo feminino. Bem como alterações nos sistemas endócrino e metabólico, circulatório, urinário e nervoso, entre outros.

Leia também: 2 semanas de gravidez

Quer saber mais como funciona uma gestação? Preparamos um passo a passo. Confira:

1ª semana de gravidez: quais os sintomas?

Do ponto de vista da medicina, não existe nenhum sintoma na primeira semana de gravidez. Até porque, embora possamos contar com os avanços da medicina, é quase impossível saber o dia exato em que uma mulher engravidou. O que sabemos é que a fecundação acontece dentro do período de 24 horas após a ovulação. Isso, para as mulheres que têm ciclos menstruais bem definidos. Para uma mulher saber se está grávida ou quando pode ficar, é preciso que ela compreenda o processo de fertilização.

Entenda o período fértil

A fecundação acontece no meio do ciclo menstrual: no 14º dia após a menstruação (para um ciclo de 28 dias). Para entendermos melhor o período fértil, é necessário contar 14 dias a partir do primeiro dia em que veio a última menstruação da mulher. Sua ovulação acontece três dias antes ou três dias depois dessa data – ou, 14 dias antes da próxima menstruação.

Estado embrionário

A área da biologia que estuda o desenvolvimento do ser humano desde a fecundação do ovo até o final do estado embrionário (8ª semana de gestação) é chamada de embriologia humana. O embrião passa por cinco principais etapas até estar completamente formado. São elas: segmentação, blastulação, gastrulação, neurulação e organogênese.

primeira semana da gravidez

Foto:Foochia

A fecundação acontece quando os gametas masculinos e femininos se encontram e o espermatozoide penetra o óvulo. Quando ocorre este processo, os nucléolos dessas células fundem-se num só, formando a primeira célula do novo ser vivo: o ovo ou zigoto.

Por conta de fatores tão complexos, fica bem difícil dizer quanto tempo de vida tem o embrião ou ainda fazer uma conta exata de quando foi a 1º semana de gravidez de uma mulher. Por mais que algumas mulheres garantam que sabem exatamente o dia em que engravidaram; e outras até sintam alguma coisa neste período. Para a ciência, os sintomas são menstruais e não da gravidez.

Por meio de convenções, a medicina entende que o início da gravidez é o primeiro dia da última menstruação da mulher – conhecida pelas siglas DUM (Data da Última Menstruação).2 semanas de gravidez