19 semanas de gravidez: como está a barriga?

Quando você chegar nas 19 semanas de gravidez estará com 5 meses de gestação.

Qual é o tamanho da barriga nesta etapa? Sua barriga estará cada vez maior e nesta semana seu útero terá quase atingido a altura do seu umbigo.

As gestantes que estão na primeira gravidez podem estar com a barriga menos aparente do que as mulheres que já tiveram outras gestações, e isso é perfeitamente normal e ocorre porque os músculos são mais contraídos do que em mulheres que já tiveram essa experiência anteriormente.

As mudanças no tamanho da barriga continuarão afetando o seu centro de gravidade, então tome cuidado para não perder o equilíbrio quando estiver caminhando em terrenos muito acidentados.

O crescimento da barriga também vai começar a afetar sua postura, já que você vai começar a se inclinar para trás para tentar se equilibrar, o que pode levar a dores nas costas.

O que acontece na gestação de 19 semanas?

19 semanas de gravidez sintomas

Esta semana da gestação é uma das que pode vir a ser realizado o Ultrassom Morfológico, que permite com que sejam vistos todos os órgãos do bebê, e se estão com formação normal. Ele também indica se o seu bebê está com o desenvolvimento dentro do prazo e em que posição está sua placenta.

19 semanas de gravidez – Quais são os sintomas?

Apesar de toda gravidez ser diferente, existem algumas sintomas mais comuns vivenciados nesta semana da gravidez. Nesta fase costuma haver inchaço das pernas, que ocorre por conta da maior retenção de líquidos, então tome muita água.

Como seu corpo está trabalhando duro para ser o lar temporário do feto, é provável que você esteja mais cansada do que o normal. Também poderá notar a formação de uma linha escura na barriga, na vertical, também chamada de “linha nigra”, e isso ocorre por conta da alteração hormonal, somente vindo a desaparecer depois da gravidez.

19 semanas de gestação video

Foto: Bruberries

Vou ganhar muito peso?

É provável que até esta fase da gravidez você tenha ganho entre 4 kg a 7 kg, mas depende muito de cada mulher. Você sentirá também que seus seios estão maiores, e é provável que tenha que comprar sutiãs novos.

Como está o desenvolvimento do bebê?

O bebê estará do tamanho de uma alcachofra, com cerca de 14 a 15 centímetros. Nesta etapa o bebê fica acordado apenas durante algumas horas do dia, por isso é comum que muitas vezes as gestantes sintam os movimentos mais intensos durante algum momento especifico do dia.

Os sentidos do bebê estão em pleno desenvolvimento nesta semana, pois o cérebro está designando áreas especiais pra eles. Os braços e pernas também ganham uma proporção mais definida nesta etapa.

19 semanas são quantos meses

Foto: Gebelikse

Como são as cólicas na gravidez com 19 semanas?

Se você está sentindo cólicas nesta etapa da gravidez, é muito provável que seja a dor no ligamento redondo do útero, e isso ocorre por conta das mudanças que estão ocorrendo com o alargamento do órgão.

Também pode ocorrer dor abdominal por problemas digestivos, na dúvida consulte um médico de confiança.

Como é a gravidez gemelar de 19 semanas?

Através do ultrassom você vai pode descobrir como seus bebês estão evoluindo, e se ambos estão se desenvolvendo no mesmo ritmo.

É provável que seus bebês estejam se movimentando bastante no útero, e isso ocorrerá até que eles já não tenham tanto espaço dentro da barriga da mãe, ou seja, durará cerca de 10 semanas de maneira mais pronunciada.

Portanto, nesta etapa, você está quase na metade da gravidez, e provavelmente começando a sentir mais dores nas costas por conta do peso da barriga, então vale a pena tentar descansar sempre que possível.