Tylenol Bebê: como dar, tempo para fazer efeito, medida, faz mal?

Esclarecemos as principais dúvidas das mamães em relação ao uso do medicamento Tylenol Bebê nessa matéria especial


tylenol da sono

O uso de medicamentos é motivo de atenção e apreensão para os pais, principalmente quando deve ser dado para bebês. O Tylenol bebê é um remédio à base de paracetamol, que tem a fórmula elaborada para o uso de bebês que apresentam sintomas como febre e dores leves no corpo.

Trata-se de um medicamento seguro, mas que deve ser administrado da maneira correta para evitar qualquer reação indesejada, como qualquer outro tipo de remédio.

Saiba como fazer para dar o Tylenol para o bebê, a dosagem indicada e diversas informações importantes sobre esse medicamento.

O que é Tylenol bebê

Tylenol bebê é um remédio com efeito analgésico e antitérmico. Ele age regulando a temperatura do sistema nervoso central, reduzindo a febre e a sensação de dor. A embalagem contém uma seringa dosadora, o que facilita administração do medicamento, tornando-a mais rápida e segura.

Um dos principais princípios ativos desse medicamento é o paracetamol, uma substância que tem poder analgésico, agindo de forma a elevar o limiar da dor. O uso do paracetamol pode ser feito por recém-nascidos, sendo a única substância que é recomendada para o uso de bebês que ainda não completaram os 3 meses de idade.

Como dar Tylenol ao bebê

Para abrir o frasco, é preciso pressionar a tampa para baixo. Ao mesmo tempo em que é feito pressão, a tampa deve ser girada no sentido anti-horário. Para fechar o frasco, a tampa é girada no sentido inverso do de abrir, tomando o cuidado para não apertar demais.

O uso desse medicamento é oral e, antes de dar o medicamento para a criança, ele deve ser agitado. O mais indicado é que a administração do Tylenol Gotas seja feita quando a criança estiver de jejum.

O motivo é porque a absorção desse remédio ocorre de maneira mais rápida quando se está em jejum. Isso porque os alimentos podem acabar afetando a velocidade em que o medicamento é absorvido pelo organismo, embora não reduzam a eficácia e a quantidade de absorção do medicamento.

tylenol bebe
Foto: Bifarma

Para dar o Tylenol Suspensão Oral para Bebê, o primeiro passo é fazer com que a seringa dosadora se encaixe no adaptador presente no frasco. Em seguida, a seringa deve ser enchida até chegar ao nível que corresponde ao peso do bebê em kg.

Depois de colocar o líquido na seringa, ele deve ser colocado na boca devagar, no espaço localizado entre a gengiva e o lado de dentro da bochecha.

Composição

Cada ml do Tylenol bebê contém 100 mg de paracetamol, sendo ele o ingrediente ativo do medicamento. O remédio vem em um frasco com 15 ml e acompanha uma seringa dosadora. Ele tem a cor vermelha e o seu aroma e sabor são artificiais de frutas.

Seus expedientes são: ácido cítrico anidro, benzoato de sódio, água purificada, butilparabeno, celulose microcristalina/carboximetilcelulose sódica, glicerol, corante vermelho FD&C n° 40, goma xantana, propilenoglicol, sabor artificial de frutas e bala, xarope de frutose de milho e sorbitol solução.

No caso de a criança ter alergia a qualquer um desses componentes, o uso do medicamento deve não deve ser feito. O Tylenol bebê deve ser armazenado em temperatura ambiente, sempre entre 15°C e 30°C. Além disso, deve ser conservado em local que seja abrigado da luz e da umidade.

Para que serve

O Tylenol bebê é indicado para diminuir a febre e aliviar de forma temporária as dores que estão relacionadas a resfriados e gripes comuns em bebês e crianças de até 3 anos de idade. Além disso, ele contribui para diminuir a dor de cabeça e dor causada pelo nascimento dos dentes e pela reação a vacinas.

Outras indicações para o uso desse medicamento são para aliviar dores leves que estejam associadas a artrites, deres nas costas, dores musculares e também para aliviar das cólicas menstruais.

Quantas gotas de Tylenol para bebê de 1 ano?

A quantidade de gotas vai depender de quantos kg o bebê estiver pesando, já que o recomendado é que a cada kg de peso do bebê ele tome 1 gota. Ou seja, se o bebê estiver pesando 10 kg, ele deve tomar 10 gotas de Tylenol bebê.

Posologia

Em geral, a dose indicada do Tylenol de uso infantil pode variar entre 10 a 15 mg/kg/dose, devendo ser administrada a cada 4 ou 6 horas, dependendo da recomendação feita pelopediatra.

A dose indicada do Tylenol em gotas é de 1 gota para cada kg da criança. É importante ressaltar que a quantidade máxima de gotas a ser administrada por dia para crianças é de 35 gotas e em até 5 vezes diárias.

A dose do Tylenol Suspensão Oral para Bebê varia dependendo do peso da criança, como é mostrado na tabela abaixo:

Peso (em kg) Dose (em ml)
3 0,4
4 0,5
5 0,6
6 0,8
7 0,9
8 1,0
9 1,1
10 1,3
11 1,4
12 1,5
13 1,6
14 1,8
15 1,9
16 2,0
17 2,1
18 2,3
19 2,4
20 2,5

 

Quando a criança for menor de 2 anos e tiver menos de 11 kg, é fundamental consultar um médico antes de administrar o Tylenol bebê. No caso de crianças que forem menores de 12 anos de idade, a dose indicada de paracetamol varia entre 10 a 15 mg/kg/dose, de 4 a 6 horas entre cada vez, sem dar o remédio mais de 5 vezes por dia em período de 24 horas.

Dosagem  

Para que a dosagem seja feita corretamente, é importante usar a seringa dosadora, que vem inclusa na embalagem. No caso de qualquer dúvida em relação ao Tylenol, o médico também deve ser consultado.

O medicamento não deve ser usado em uma quantidade acima do que aquela que foi receitada pelo médico, com o intuito de trazer um alívio maior dos sintomas. A razão para isso é porque uma dose elevada pode provocar problemas sérios de saúde.

No caso de ocorrer uma superdosagem do Tylenol bebê, ou seja, se ele for ingerido em uma quantidade mais elevada do que o recomendado, é preciso procurar um médico de imediato, se encaminhar rapidamente para o hospital ou a um centro de desintoxicação mais próximo.

É importante lembrar de levar a bula do remédio. Mesmo que nenhum sintoma de intoxicação apareça devido à superdosagem de Tylenol, é essencial ter a avaliação de um profissional, principalmente quando se trata de uma criança.

acalmar o bebe

Em relação às mulheres que estão grávidas ou em fase de amamentação, o remédio deve ser administrado em períodos curtos e sempre com a orientação médica ou de um cirurgião-dentista.



Os efeitos causados por essa substância no bebê durante a gestão não são conhecidos. Por esse motivo, o uso do Tylenol bebê por gestantes deve ser feito apenas quando os efeitos compensarem os riscos. Nesses casos, geralmente a quantidade usada do medicamento é reduzida.

Efeitos colaterais

Entre os sintomas que podem se manifestar pelo uso do Tylenol bebê estão:

  • Reação alérgica
  • Coceira
  • Diarreia
  • Vermelhidão na pele
  • Dor de garganta
  • Fata de ar
  • Vômito
  • Inchaço

O médico deve ser informado no caso de algum outro medicamento tenha sido usado, seja antes ou durante do tratamento com o Tylenol bebê. Se houver alguma reação de sensibilidade, o uso do Tylenol deve ser interrompido imediatamente. Porém, esses casos são considerados raros.

Contraindicação

Além dos efeitos colaterais, é preciso se atentar às contraindicações do medicamento. Ele não deve ser administrado para crianças e bebês que tenham alergia ao paracetamol ou outros componentes que fazem parte da fórmula.

Como já foi citado, o Tylenol bebê só deve ser dado para crianças com menos de 2 anos ou 11 kg no caso de ser recomendado pelo pediatra. Ouso do remédio não deve ser feito por mais de 5 dias ou no caso de febre que dura mais de 3 dias, ao não ser que seja sob orientação de um médico.

Também é preciso informar ao médico caso o bebê seja portador de diabetes ou esteja fazendo uso de outros remédios que contenham paracetamol em sua fórmula. Se acontecer de a febre ou a dor continuar ou então piorar, o tratamento deve ser interrompido e a criança levada ao médico.

Quanto tempo o Tylenol bebê para fazer efeito?

O efeito do medicamento leva entre 15 a 30 minutos após ser ingerido. O seu efeito para o alívio da dor é temporário e, por esse motivo, o recomendado é que o seu uso seja feito a cada 6 horas para evitar que os sintomas apareçam novamente.

Se os sintomas não melhorarem em 24 horas após tomar o remédio, o médico deve ser informado, pois nem sempre acontece de a sensação de dor no corpo e febre serem causados por uma gripe ou resfriado.  Caso os sintomas sejam recorrentes, pode se tratar de alguma infecção ou inflamação no corpo.

O tratamento com o Tylenol bebê não deve ser interrompido, ao menos que o pediatra recomende. Além disso, é fundamental que tanto o tempo do tratamento quanto as doses e horários sejam respeitados.

Diferença entre Tylenol e Tylenol bebê

O Tylenol pode ser encontrado em quatro formas diferentes: em gotas, mastigável, líquido e comprimidos. Cada um deles é indicado para uma faixa etária. Enquanto alguns são recomendados para bebês e crianças outros são recomendados para maiores de 12 anos ou adultos.

O Tylenol gotas pode ser usado por bebês, crianças e adultos. O líquido e o mastigável são indicados para crianças menores de 12 anos e os comprimidos para maiores de 12 anos e adultos. Ou seja, para o uso de bebês, apenas o Tylenol em gotas deve ser usado, sempre com a indicação do pediatra.

bebe no colo da mae

Tylenol bebe dá sono?

A ingestão do Tylenol pode causar sonolência. Isso acontece porque ele é feito com o uso do paracetamol, substância que ajuda a manter os músculos relaxados. Por esse motivo, é provável que a criança tenha um boa noite de sono quando está fazendo o tratamento com esse medicamento.

Faz mal?

Quando usado nas doses indicadas pelo médico, o uso do Tylenol não faz mal, a não ser que resulte em sintomas causados por hipersensibilidade a algum componente da fórmula, o que não é comum de acontecer.

O uso desse medicamento não deve ser feito junto a outro produto que contém paracetamol em sua fórmula. Isso porque a ação do medicamento no organismo pode sofrer uma interferência, o que vai acabar por retardar o efeito.

No caso de a criança apresentar temperatura elevada, o uso do Tylenol bebê pode ser associado com o uso de remédios caseiros que tenham a função de controlar a febre.

É importante resultar que uso excessivo desse medicamento pode trazer consequências no futuro, como problemas no fígado. Por esse motivo, esse medicamento deve ser usado sempre com supervisão do médico e nas quantidades recomendadas.

Serve para cólica?

O Tylenol Suspensão Oral para Bebê pode ser utilizado no tratamento de cólicas em bebês, já que a sua fórmula é eficaz para aliviar dores. Entretanto, ele deve ser usado com essa finalidade apenas com a indicação do médico.

Tylenol bebê após vacina

De acordo com especialistas, não é indicado dar o Tylenol bebê após a criança ter tomado a vacina, no caso de ela não apresentar febre. O motivo para isso é porque pesquisas indicam que esse medicamento, por ter sua formulação à base de paracetamol, acaba por reduzir a eficácia da imunização.

Porém, se a criança sentir febre, o medicamento pode ser administrado sob prescrição do pediatra. Nesse caso, o sintoma ocorre porque houve uma resposta imune da vacina, ou seja, significa que não haverá interferência do Tylenol em relação à proteção da vacina.

bebe com dor de ouvido

 Até que idade posso dar esse medicamento ao meu bebê?

O uso do Tylenol em gotas para bebês deve ser usado até a criança atingir os 3 anos de idade. Quando passar dessa idade, o recomendado é que ela faça uso de outro tipo de medicamento, como o Tylenol Criança, que tem uma formulação adequada para essa faixa etária.

Seguindo todas as informações sobre como usar esse medicamento, a recuperação do seu filho será mais rápida e segura.

Referências

https://www.bulario.com/tylenol_bebe/

https://www.tylenol.com.br/produtos/tylenol-bebe

nursing.com.br/tylenol/

localdoc.com.br/bula/tylenol-bebe

http://www.medicinanet.com.br/bula/detalhes/5210/posologia_tylenol_paracetamol.htm

https://www.bifarma.com.br/produto/tylenol-bebe-100mg-suspensao-oral-com-15-ml-28167

Tylenol Bebê: como dar, tempo para fazer efeito, medida, faz mal?
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*