Faz mal usar flash em fotos com bebê?

Além da memória e do coração, a melhor forma de registrar momentos únicos e especiais é através da fotografia. O ato de fotografar é muito comum e apaixonante. E tirar fotos com criança é um hábito constante de quem convive com os pequenos.

Leia mais: Cuidados e benefícios do banho de água fria para as crianças

É maravilhoso fotografar para ter um registro de cada etapa, não é mesmo? Afinal, como passa rápido a fase de bebê! Mas, é necessário ter alguns cuidados com o uso do flash, pois a luz intensa pode trazer danos à visão do bebê. Você sabia disso?

Entenda como a luz do flash age na vista da criança e saiba como evitar problemas de visão no bebê.

Foto: Thedailybeast

Foto: Thedailybeast

Flash no olho pode prejudicar a visão do bebê

Há milhões de células fotossensíveis na retina. Essas células devem ser apresentadas progressivamente e de forma lenta aos estímulos visuais no recém-nascido.

Quando esses estímulos são repetitivos, próximos aos olhos e abundantes, podem causar incômodo visual, a ponto de gerar distúrbios passageiros à visão.

Ou seja, se o estímulo intenso do flash acontecer de forma rotineira, a vista do bebê pode sofrer danos. Caso contrário, não há registros de doenças irreversíveis ou típicas, ocasionada pela luz do flash.

A visão do bebê

As células da retina do bebê quando expostas à luz intensa do flash demoram a se recuperar. Ao contrário do que ocorre com os adultos, a visão do recém-nascido se restabelece com maior lentidão.

O recomendado é apresentar os estímulos luminosos de maneira não repetitiva e momentânea para evitar problemas visuais na criança. Os bebês têm maior sensibilidade e as células da retina dos pequenos sofrem de forma mais acentuada com o flash de luz.

Atenção redobrada com as lâmpadas de cor azul! Elas provocam queimaduras na superfície ótica, tal como a luz solar. A luz azul pode causar doenças maculares.

Segundo os fotógrafos profissionais o ideal é fotografar o bebê durante o dia. Aproveite a luz natural e faça muitos cliques com o seu pequeno. A claridade diurna é a melhor opção para você registrar o desenvolvimento do seu bebê, dessa forma o flash não será necessário e as fotos ficarão ainda mais bonitas.

Se, por ventura, precisar registrar fotos em ambientes fechados procure um local bem iluminado para que não seja necessário o uso do flash. Fotos ao ar livre à noite é desaconselhável. Evite sempre que possível.

Portanto, registre o crescimento do seu filho sem flash, pois será muito mais saudável para o seu pequeno.