Teste de gravidez com vinagre é confiável?

You are currently viewing Teste de gravidez com vinagre é confiável?

O teste de gravidez com vinagre foi muito usado antes da popularização do teste de farmácia e, ainda hoje, é feito por várias mulheres que suspeitam de uma gestação.  Porém, assim como outros testes caseiros, acaba deixando dúvidas em relação à sua eficácia. Entenda como ele é feito e descubra se esse teste de gravidez realmente pode aliviar a sua ansiedade e expectativa.

Como funciona o teste de gravidez com vinagre

O teste é feito misturando a urina com o vinagre. O vinagre é composto pelo ácido acético, que consiste em um ácido fraco. Como a urina também apresenta um pouco de acidez, ao entrar em contato com o vinagre, pode causar uma mudança de coloração.

Testes de gravidez caseiros
O ideal é usar o vinagre de maçã, já que outros tipos de vinagre, como o de vinho tinto, irão causar uma alteração a cor após a mistura com a urina. Foto: Bigodino

Há alguns casos onde a urina, por se tornar alcalina, acaba provocando reação no ácido acético, mas geralmente não ocorre nenhum tipo de reação além da mudança de coloração. Porém, mesmo que a mistura espume, não significa que há a presença do hormônio HCG na urina, que identifica a gravidez.

Há outros testes caseiros semelhantes ao teste de gravidez com vinagre, onde são utilizadas substâncias que, ao entrar em contato com a urina, sofrem uma reação química, como o teste com Coca Cola e o teste feito com Pinho Sol.

Como fazer o teste de gravidez com vinagre

Esse teste é feito usando a urina que, ao entrar em contato com o vinagre, provoca um efeito que revela se a mulher está ou não grávida.  Veja a seguir como é feito o passo a passo do teste de gravidez com vinagre e o que é necessário para realizá-lo:

-1 copo de plástico transparente
-1 colher descartável ou um palito de madeira
-2 colheres (sobremesa) de vinagre

Teste de gravidez com vinagre é confiável?
Foto: MMO

Para fazer o teste é preciso usar a urina coletada na hora. Coloque a urina no copo e, em seguida, acrescente o vinagre. Misture usando a colher descartável ou o palito de madeira. Se a urina começar a espumar e a coloração mudar, significa que o resultado do teste é positivo.

Esse teste realmente funciona?

É preciso saber que tanto o teste de gravidez com vinagre como outros testes caseiros não são considerados infalíveis para comprovar uma gravidez. Isso porque eles não possuem a sua eficácia comprovada pela ciência e podem variar muito de uma mulher para outra.

teste de gravidez com vinagre
Foto: Haber7

Os testes realmente confiáveis que devem ser feitos após o atraso da menstruação são os de farmácia ou então o exame de sangue. Eles podem ser realizados assim que a menstruação atrasar, mas o mais indicado é após 7 dias de atraso menstrual.

O teste de farmácia pode indicar o aumento de hormônio na urina e o teste de sangue mostra o aumento de hormônio no sangue. Em ambos os casos, isso significa que a mulher está grávida. Por isso, se você deseja acabar com a ansiedade e ter a certeza se está grávida ou não, o recomendado para acabar de vez com as dúvidas é fazer um desses testes, que são confiáveis e seguros.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta