Significado do nome Helena: origem, personalidade

Se você tem curiosidade em saber qual é o significado do nome Helena, não pode deixar de conferir este artigo.

Em geral, as pessoas consideram Helena como sendo um nome que apresenta uma bela sonoridade e que traz consigo uma força que é transmitida para quem o carrega.

Isso sem falar que ele pode ser facilmente usado para nomes compostos, já que há várias possibilidades que combinam muito bem.

Por essa razão, você que está à espera de uma garotinha e pensa em batizá-la como Helena, descubra qual o significado, origem e curiosidades por trás desse nome que vem encantando gerações.

Significado do nome Helena

Quando a mãe descobre que vai ter uma filha, mil pensamentos passam pela sua cabeça. Em meio a esses pensamentos, o nome da criança é um dos mais especiais, pois são muitas as opções e é preciso pensar com muito carinho antes de se decidir.

Por esse motivo, é interessante que as mães que desejam ter uma filha chamada Helena conheçam o significado do nome.

helena é nome biblico

Helena é um nome que significa “aquela que é resplandecente” ou “a reluzente”. Isso porque o nome tem relação com o fogo e a luz de uma tocha, o que faz com que traga um significado que remete a um brilho intenso que ilumina tudo à volta.

Além desse significado, há pesquisadores que afirmam que o nome está relacionado ao termo grego “Selene”, que quer dizer “lua”. Desse modo, também apresenta um significado relacionado à luz e iluminação.

O nome Helena ficou conhecido no mundo todo porque, de acordo com a mitologia grega, pertenceu à filha de Zeus e Leda. Segundo a lenda, Helena tinha uma beleza única, o que fez com que vários pretendentes desejassem se casar com ela. O rei de Tróia, chamado Páris, se apaixonou por ela quando fez uma viagem à Esparta.

Como Helena já era casada com o rei de Esparta, os dois apaixonados fugiram para se casar. Esse fato levou à tão conhecida Guerra de Tróia.

Helena é um nome bastante usado no mundo todo, apresentando algumas variações. No Brasil, ele é considerado elegante e se tornou mais popular durante as décadas de 50 e 60.

Atualmente, não deixa de ser um nome clássico e belo, o que faz com que muitas mães continuem a escolhê-lo- para registrar as suas filhas.

Origem do nome

Após entender o significado do nome Helena, é hora de conhecer qual é a sua origem.

Helena vem do grego Ἑλένη (Heléne) que, por sua vez, vem da palavra grega heláne, que tem o significado de “tocha”.

Já a palavra heláne se originou do termo hélê, quer dizer “raio de sol”.

significado do nome helena

(Foto: tuttersenbellen.be)

Como Helena está relacionada com a luz do sol ao brilho do fogo, faz com que o nome possa ser interpretado como “a reluzente”. Por conta disso, trata-se de uma opção encantadora, já que toda mãe considera a sua filha como a luz da sua vida.

Durante a Idade Média, o nome se tornou bem popular na Europa, especialmente na Inglaterra. Ele foi inicialmente usado como uma forma de homenagem dos cristãos à santa Helena, que foi o nome da mãe do imperador romano Constantino.

Também foi usado na Europa o nome Ellen e a variante Helen, usada apenas depois do Renascimento. Já em Portugal, o nome mais usado é a adaptação Helena, tornando-se popular também no Brasil, onde é comum encontrar a variante Elena.

Leia também: Significado do nome Laura e sua personalidade

Curiosidades sobre o nome Helena

Apesar de o nome Helena ter se tornado famoso por conta da personagem da mitologia grega, também há várias outras personagens da história que o receberam e se destacaram, seja na vida real ou na ficção.

Por ser considerado um nome forte e belo, foi muito usado por imperatrizes ao longo dos anos. Além disso, também se tornou nome de cidades, foi usado como inspiração de autores, entre outros, como é mostrado a seguir:

  • Helena de Constantinopla: foi a esposa do imperador Constâncio e mãe de Constantino, sendo posteriormente considerado uma santa cristã.
  • Cidades: o nome Helena foi dado para cidades localizadas no Brasil (nos estados do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, etc.) e nos EUA (nos estados do Alabama, Geórgia, Mississipi), entre outros lugares do mundo.
  • Helena Bonhan Carter: esse é o nome da atriz que deu vida à Belatrix Lestrange, personagem que faz parte da série Harry Potter.
  • Livro de Machado de Assis: O livro intitulado Helena apresenta a protagonista que leva esse nome, sendo o clássico uma das obras mais famosas do Brasil.
  • Novelas de Manoel Carlos: autor de inúmeras novelas das nove na rede Globo, ele usou o nome Helena para praticamente todas as protagonistas das suas tramas, o que fez com que se tornasse a sua marca registrada. Segundo o autor, a escolha do nome se deve ao fato de o considerar forte, combinando com a personalidade das suas heroínas.

Personalidade

É bem provável que, ao conhecer o significado do nome Helena, o desejo de usá-lo para batizar a sua bebê tenha se tornado ainda maior. Mas, além de entender o que o nome significa, também é interessante saber um pouco da personalidade de quem o recebe.

A pessoa que tem o nome Helena costuma ser bastante observadora, prestando atenção a tudo o que acontece à sua volta antes de tomar uma decisão precipitada. Além disso, também olha para dentro de si, pois tem o desejo de conhecer a sua verdadeira essência.

Em questão de relacionamentos, muito provavelmente a criança será ligada ao ambiente familiar, esbanjando carinho com os pais. Também vai fazer amizades com facilidade, já que tem uma personalidade generosa e carismática. Porém, quando contrariada, pode se mostrar uma pessoa bem geniosa e impaciente.

Outra característica das meninas com esse nome é a habilidade artística, que pode ser observada desde os seus primeiros anos de vida. Por isso, é comum gostarem de atividades que envolvam as artes manuais e outras maneiras de se expressar artisticamente.

origem do nome helena

(Foto: theodysseyonline)

Com um senso de espiritualidade bastante desenvolvido, o nome Helena revela uma pessoa que se sente atraída pelas grandes causas, o que faz com que seja comum se envolver com causas sociais.

Isso porque ela tem um grande desejo de ser útil e atuar para beneficiar a humanidade. Por esse motivo, se sente feliz quando está convivendo em grupos, relacionando-se com várias pessoas em busca do seu ideal de tornar o mundo um lugar melhor.

Como estimular a criança com essa personalidade

Apesar de as pessoas que se chamam Helena serem fortes e determinadas, o ponto negativo é que algumas situações podem fazer com que se sinta indecisa.

Por esse motivo, o recomendado é estimular a sua força de vontade desde criança. Assim, ela poderá desenvolver a sua confiança para dar a volta por cima e seguir em busca dos seus sonhos e objetivos.

Por ser uma criança que costuma ter uma sensibilidade muito aguçada, os pais devem estar atentos para que ela não viva em um ambiente com pessoas pessimistas.

Isso porque a negatividade pode afetar as pessoas com o nome Helena, já que elas costumam se envolver e absorver essas energias com maior facilidade, desalinhando o seu estado de espírito.

Por conta do seu desejo de sempre ajudar, quando se decepciona ou é não reconhecida, a criança pode guardar rancor. Isso faz com que seja importante ensiná-la a perdoar e que todos merecem uma segunda chance, além de ressaltar os aspectos positivos das situações não tão agradáveis como um aprendizado.

A sua filha ainda deve receber o estímulo de ser perseverante e não se deixar abalar pelos obstáculos do mundo real, sendo preparada para defender o seu ponto de vista e tomar as próprias decisões. Isso deve ser feito em conjunto com os familiares e educadores.

Os campos profissionais das pessoas com o nome Helena tendem a ir para as causas sociais, área da ciência ou engenharia.

Afinal, é nessas áreas onde ela poderá fazer uso das suas habilidades e características mais fortes, que á a capacidade de avaliar as situações em seus detalhes e encontrar as soluções mais adequadas. Isso sem deixar de lado o desejo de contribuir para uma causa maior.

Nomes compostos com Helena

Devido à sonoridade que o nome Helena apresenta, ele fica muito bem quando é usado junto a um outro nome. Por isso, pode ser uma boa ideia para a sua bebê.

nomes que combinam com helena

(Foto: theworldnews)

A seguir, confira algumas dicas de nomes femininos que ficam perfeitos quando combinados com Helena:

  • Ana Helena
  • Bruna Helena
  • Helena Beatriz
  • Helena Cristina
  • Helena Sophia
  • Helena Vitória
  • Isabela Helena
  • Isadora Helena
  • Júlia Helena
  • Luísa Helena
  • Maria Helena
  • Valentina Helena
  • Valéria Helena

Antes de escolher o nome ideal, conheça também alguns nomes que estão relacionados a Helena:

  • Milena
  • Elene
  • Elenna
  • Ellen
  • Ellena
  • Helenilda
  • Helenilsa
  • Hellen
  • Helenny
  • Roselena
  • Suelen

Agora que você já conhece o significado do nome Helena, já pôde perceber que há inúmeros motivos para essa ser a escolha definitiva para a sua bebê.

Se preferir, experimente algumas combinações com outros nomes de bebês e veja também como ele fica ao ser usado com o sobrenome da criança.

Referências

significadodonome.com/helena

nomeschiques.com/helena-significado-do-nome

dicionariodenomesproprios.com.br/helena

nomes.clickgratis.com.br/meninas/h/significado-do-nome-helena.html

portrasdonome.blogspot.com/2015/05/helena-origem-e-significado.html

maemequer.pt/estou-gravida/prepare-a-chegada-do-bebe/significado-nomes-menina/nomes-menina-iniciados-por-h/helena


  • Adicione um comentário

    *