Sentir dor no umbigo durante a gestação é normal?

A gestação, principalmente para as mulheres que esperam por seus primeiros filhos, pode ser um período de muitas descobertas. É que sentimentos nunca antes sentidos começam a florescer. Além disso, sensações e mudanças no corpo e organismo podem incomodar e gerar dúvidas. Afinal, o que é normal e o que está errado?

Dor no umbigo

Dentre as dores sentidas pelas mulheres pela primeira vez durante a gestação está a dor no umbigo. São muitos os relatos. Elas são normais ou sinal de alerta, de que algo está errado? Não é preciso pânico. As dores no umbigo são absolutamente normais. Apesar de bastante incomodas, elas são muito comuns especialmente no final da gestação.

Leia ainda: O que não pode faltar na papinha do bebê?

Foto: babies.

Foto: babies.

Por que ocorre?

A dor no umbigo durante a gestação ocorre porque, conforme a barriga vai crescendo, ocorre a distensão do ligamento fibroso do abdome, inserido no umbigo. Com a separação do músculo abdominal pelo aumento do útero, o local pode ficar enfraquecido, por isso a dor.

A dor vai passar sozinha

Depois da gestação, a tendência é que a dor no local desapareça sozinha, naturalmente. Em casos raros, a dor não some sozinha. Neles, é preciso procurar seu médico. A correção pode precisar ser feita por meio de cirurgia, mas o procedimento é bastante simples.

Converse com seu médico

Ao longo dos nove meses, são muitos os desconfortos que podem ser sentidos na região da barriga. A maioria destas dores, como a no umbigo, é normal e pode acontecer com todas as gestantes. No entanto, é preciso estar atento, já que dores muito fortes e continuas podem significar que há algo de errado. Sendo assim, não deixe de procurar seu médico caso acredite que há algo estanho. Também não deixe de fazer todo o acompanhamento pré-natal.