Sentir dor no umbigo durante a gestação é normal?

You are currently viewing Sentir dor no umbigo durante a gestação é normal?
Foto: babies.

A gestação, principalmente para as mulheres que esperam por seus primeiros filhos, pode ser um período de muitas descobertas. É que sentimentos nunca antes sentidos começam a florescer. Além disso, sensações e mudanças no corpo e organismo podem incomodar e gerar dúvidas. Afinal, o que é normal e o que está errado?

Dor no umbigo

Dentre as dores sentidas pelas mulheres pela primeira vez durante a gestação está a dor no umbigo. São muitos os relatos. Elas são normais ou sinal de alerta, de que algo está errado? Não é preciso pânico. As dores no umbigo são absolutamente normais. Apesar de bastante incomodas, elas são muito comuns especialmente no final da gestação.

Leia ainda: O que não pode faltar na papinha do bebê?

Foto: babies.
Foto: babies.

Por que ocorre?

A dor no umbigo durante a gestação ocorre porque, conforme a barriga vai crescendo, ocorre a distensão do ligamento fibroso do abdome, inserido no umbigo. Com a separação do músculo abdominal pelo aumento do útero, o local pode ficar enfraquecido, por isso a dor.

A dor vai passar sozinha

Depois da gestação, a tendência é que a dor no local desapareça sozinha, naturalmente. Em casos raros, a dor não some sozinha. Neles, é preciso procurar seu médico. A correção pode precisar ser feita por meio de cirurgia, mas o procedimento é bastante simples.

Converse com seu médico

Ao longo dos nove meses, são muitos os desconfortos que podem ser sentidos na região da barriga. A maioria destas dores, como a no umbigo, é normal e pode acontecer com todas as gestantes. No entanto, é preciso estar atento, já que dores muito fortes e continuas podem significar que há algo de errado. Sendo assim, não deixe de procurar seu médico caso acredite que há algo estanho. Também não deixe de fazer todo o acompanhamento pré-natal.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 6 comentários

  1. flavia

    Estou sentido muita dor em volta do umbigo duas semana pode ser o que estou assustada

  2. leila

    Eu tive dor nessa região do umbigo a partir dos 3 meses, e sangramento fui ao médico era descolamento da placenta dói muitos remédios para cegurar o nenem para que não nascece prematuro…

  3. Josefa

    Estou tentando engravidar,fiz o teste de farmácia deu negativo,mais Ah três dias estou sentindo dor no umbigo é nas laterais do pé da barriga,posso está grávida e normal essas dor?

  4. aline

    creio que possa sim…eu senti essas dores na parte baixa do abdômen, e o teste de farmácia, e ate mesmo o de sangue deram negativo, porém eu já estava de quase 1 mês de gestação, e também sinto muitas dores em cima do umbigo…já estou de quase 5 meses, e só tem piorado.

  5. roselna

    tenho 36 anos, e e meu primeiro filho. as vezes cinto dores em volta do umbigo, chega a encontrar até quando vou ao banheiro. tenho medo. ser a que é normal

  6. Rayllane

    Estou com 29 semanas, e tenho sentido uma dor ao lado do umbigo, apenas do lado direito. E nesse mesmo local da dor, quando coloco o dedo, sinto mais fundo que o outro lado, tipo quando você aperta a perna quando está inchada e fica aquela parte funda, assim fica quando aperto no local da dor. Isso é normal?

Deixe uma resposta