Importância das vitaminas na gestação

You are currently viewing Importância das vitaminas na gestação

As vitaminas são importantes para qualquer pessoa, mas especialmente para as gestantes. Elas desempenham papel fundamental no desenvolvimento saudável do bebê e da gestação. Veja a seguir as mais relevantes, suas atuações no organismo e onde podem ser encontradas:

 Leia ainda: Doenças de pele comuns em bebês

Vitaminas mais importantes para uma gestação saudável

  • Vitamina A: esta vitamina atua de maneira decisiva na visão, sistema imunológico, expressão genética e formação da pele e mucosa. Alimentos que a contêm são fígado animal, gema de ovo, leite integral e seus derivados, vegetais de cor verde escura e frutas de cor alaranjada.
  • Vitamina C: importante para o sistema imunológico e para a firmeza dos tecidos, sua deficiência pode aumentar os riscos de aborto, deslocamento precoce da placenta e ruptura prematura das membranas. É encontrada em frutas cítricas e em vegetais como beterraba, espinafre, couve e repolho.
  • Vitamina D: contribui também para o sistema imunológico, para a reprodução humana e para o crescimento e fortalecimento ósseo com a fixação do cálcio. Peixes e derivados do leite são ricos na vitamina.
  • Vitamina B1: ajuda a formar o sistema nervoso e a metabolizar alguns nutrientes. Grãos integrais, amendoim, avelã e carne de porco são ótimas fontes da vitamina.
  • Vitamina B2: fundamental para a formação das hemácias, regulação de enzimas tireoidinas e metabolização de carboidratos. Ovo, derivados do leite e vegetais folhosos possuem altas concentrações.
  • Vitamina B6: é indispensável para uma gestação saudável pois promove o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Importante ainda para o sistema nervoso central e para o combate das náuseas pelas gestantes. Pode ser encontrada em carnes de porco e frango e gérmen de trigo.

Dieta equilibrada e acompanhamento médico

Estes são dois pontos dos quais a gestante não deve descuidar. A dieta equilibrada garante bons níveis de todas as vitaminas indispensáveis para a gestação. O acompanhamento médico é capaz de detectar deficiências, caso existam.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário