Repelente para Grávidas: Qual o ideal? Qual marca usar? DEET ou Icaridina?

Precisa se proteger contra os mosquitos e está em dúvida sobre o repelente para grávidas? Tire todas as suas dúvidas aqui!

As altas temperaturas e as chuvas favorecem a chegada de diversos insetos, inclusive do mosquito transmissor da dengue.

Se a mulher vai viajar para a zona rural, por exemplo, com certeza vai encontrar muitos bichinhos que podem fazer com que a noite de sono não seja tão tranquila. Mas, então, como as grávidas podem se proteger com segurança? Qual o repelente ideal para gestantes?

Repelentes x aparelhos de tomada

Os repelentes são uma maneira fácil e eficiente de se proteger contra insetos. Os inseticidas difundidos por aparelhos de tomada são mais indicados para ambientes pequenos e fechados, já que possuem eficácia menor. O ideal é ligá-los com certa antecedência para garantir um local sem insetos.

 qual repelente gravida pode usar

Veja a seguir qual é o melhor repelente para grávida. (Foto: HolaDoctor)

Repelente contra o mosquito da dengue

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os repelentes recomendados são à base de Icaridina, IR 3535 e DEET.

Repelentes naturais

Uma outra opção de repelente para grávidas são as fórmulas caseiras.

Apesar de utilizados há muito tempo, os repelentes naturais à base de determinadas ervas e plantas não possuem eficácia comprovada. A citronela é bastante popular e ficou “famosa” por afastar insetos, mas não é bem assim. A citronela é bastante volátil, o que faz com que não seja eficaz contra mosquitos e outros.

Veja também: Dengue na gestação, o que fazer?

 uso de repelente na gravidez

Repelente na gravidez, qual o mais recomendado? Foto: Greenerways

Dicas para afastar os insetos

Uma dica importante para afastar estes bichinhos é refrigerar o ambiente com o uso de ar-condicionado. Eles costumam aparecer no final da tarde, por isso feche as janelas ao entardecer para evitar que entrem no interior das casas.

Quando o assunto é prevenção, o uso de telas de proteção em janelas é outro método muito utilizado para minimizar a presença de mosquitos.

As raquetes e os mosquiteiros também podem auxiliar nessa hora, desde que combinados com outros métodos, como o uso de repelentes, por exemplo.

Qual é o repelente mais seguro para grávidas?

gravida pode usar repelente off

Afinal, existe algum repelente repelente indicado para grávidas?

É comum que toda mulher, ao descobrir uma gravidez, redobre a atenção com relação à sua saúde, para ter uma gestação mais tranquila possível e evitar qualquer tipo de risco para o bebê.

Além da alimentação, da hidratação e cuidados com a pele, outra medida importante é evitar picadas de insetos, principalmente devido aos surtos de contágio da dengue e Zika Vírus (ambas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) que, dentre outros malefícios, trazem o risco de afetar o bebê seriamente, inclusive causando a microcefalia.

Muitas gestantes têm receio na utilização de repelentes durante a gravidez, por ser uma substância química, mas esse é o método de proteção mais eficaz. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desde que o produto seja regularmente registrado e sejam seguidas as orientações contidas no rótulo do produto, até o momento,  não há qualquer contraindicação para utilização em mulheres grávidas.

Os repelentes para grávidas considerados seguros são aqueles feitos à base de Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate (Icaridin ou Picaridin), Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535) e n,n-Dietil-meta-toluamida  (DEET), desde que respeitadas as faixas etárias e concentração do produtor contidas nos rótulos.

Fique atenta à concentração, pois se for muito baixa pode oferecer proteção por muito pouco tempo.

repelente para gestante contra dengue

Quanto maior for a concentração, maior o tempo que garante proteção à gestante contra insetos. (Foto: MomJunction)

Repelente para grávidas

Todos os repelente aprovados pela Anvisa podem ser utilizados pela grávida. O mais recomendados são os à base de  Icaridina, EBAAP ou IR3535 e DEET.

Em relação aos inseticidas naturais, que usam como base a citronela, andiroba e óleo de cravo, além de outros, a ANVISA informa que não há qualquer comprovação de eficácia ou aprovação por parte do órgão.

Confira alguns produtos e compare as porcentagens de princípio ativo, recomendação para uso de cada marca e duração da proteção, de acordo com o fabricante:

Nome Marca (%) Princípio ativo Duração da proteção (de acordo com o fabricante) Indicação
Gel Repelente SUNLAU 120g SUNLAU 20%
Icaridina
Até 10 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica) e adultos.
OFF! Kids Spray 200 ml SC Johnson 7.10% DEET Até 2 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica) e adultos.
OFF! Family Spray 200 ml SC Johnson 6.65%  DEET Até 2 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
OFF! Kids Loção 117ml SC Johnson 7.10%  DEET Até 2 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
OFF! Cosmetic 117 ml SC Johnson 7,10% DEET Até 2 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
OFF! Family loção 100ml, 200ml SC Johnson 7,79% DEET Até 2 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
OFF! Refresh spray SC Johnson 15% Até 5 horas Crianças acima de 12 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
OFF! Family aerosol SC Johnson 15% DEET Até 6 horas Crianças acima de 12 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
OFF!® Longa Duração 137 ml SC Johnson 25% DEET Até 8 horas Crianças acima de 12 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Moskitoff spray  100ml, 200ml Farmax ——- Até 4 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Moskitoff Loção  100ml, 200ml Farmax ——- Até 4 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Moskitoff loção kids 100ml, 200ml Farmax ——- Até 4 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Repelente Spray Icarid. Moskitoff
100ml
Farmax ——- Até 10 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Repelex Family Care loção 100ml SBP 6,79% DEET Até 3 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Repelex Family Care Citronela Spray 100ml SBP 6,79% DEET Até 3 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Repelex Active Ação Prolongada 100ml SBP 14,55% DEET Até 2,5 horas Crianças acima de 12 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Repelex Family Care aerosol 200ml SBP 11% DEET Até 4 horas Crianças acima de 12 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Repelex Kids Gel 133ml SBP 7,34% DEET Até 3 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Loção antimosquito 100ml Johnson & Johnson IR3535 Até 4 horas Crianças acima de 6 meses, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Huggies Turma da Mônica 120ml Kimberly Clark IR3535 Até 3 horas Crianças acima de 6 meses, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Exposis infantil spray 100ml Laboratório Osler 25%
Icaridina
Até 10 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Exposis Extreme 100ml Laboratório Osler 25%
Icaridina
Até 10 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Exposis spray 200ml Laboratório Osler 25%
Icaridina
Até 10 horas Crianças acima de 2 anos, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.
Exposis infantil gel 100ml Laboratório Osler 20%
Icaridina
Até 10 horas Crianças acima de 6 meses, grávidas (com recomendação médica)  e adultos.

Atualizado em agosto/2018

Repelente a base de Icaridina

Icaridina é um principio ativo capaz de repelir os insetos transmissores da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Malária, Febre amarela e a Leishmaniose. Os repelentes com Icaridina não causam irritação na pele.

Esse repelente tem a sua fórmula mais concentrada e, por esse motivo, confere proteção de até dez horas. Também deverá ser utilizado novamente caso a mulher se molhe ou utilize outro produto na pele. São igualmente encontrados em farmácias e supermercados, mas, devido o maior tempo de proteção, são mais caros.

repelente a base de icaridina

Uma das recomendações é que a gestante utilize repelente à base de Icaridina.

Repelente DEET

Esse tipo de repelente para grávidas garante proteção de até seis horas. Caso a gestante transpire muito, utilize outro produto na pele ou se molhe, deverá reforçar o repelente. É um dos mais vendidos e pode ser encontrado em farmácias e supermercados.

Os uso de repelentes com DEET também é uma recomendação da OMS para as grávidas. (Foto: Lommelegen)

IR3535

Essa fórmula é utilizada nos repelentes para bebês. É mais suave e menos concentrada, por isso, caso a gestante opte por esse tipo de repelente, deverá repassar o produto a cada duas horas para não correr o risco de ficar desprotegida.

repelente na gravidez

Repelente com Deet, Icaridina e IR3535 são os mais recomendados para as gestantes.

Leia mais: Gestante pode tomar vacina contra febre amarela?

Melhor repelente para grávidas: Marcas mais usadas 

Os repelentes para gestantes mais indicados são os que possuem o ativo icaridina em suas fórmulas, que é o ativo mais eficaz disponível no mercado e com maior durabilidade. O repelente para gestante Sunlau é um dos mais indicados pela classe médica, pois possui 20% de icaridina e protege por 10 horas.

As marcas  OFF e o Repelex (ambas à base de DEET), o Exposis (Icaridina), o Moskitoff e o Johnson’s (à base do IR3535) são outras opções disponíveis no mercado.

Esses são os produtos mais vendidos e populares, entretanto, caso a gestante ainda tenha algum receio, deverá conversar com o seu médico para que ele possa sanar qualquer dúvida e recomendar o produto mais indicado de acordo com a necessidade da mulher.

5 melhores Repelentes para grávidas

SUNLAU

O Repelente Sunlau é encontrado em 2 versões, a em spray e a versão em gel, que é o mais utilizado pelas gestantes, pois no momento da aplicação o produto é espalhado de maneira uniforme.

repelente para gravidas

OFF! 

gestante pode usar repelente

Toda a linha OFF! possui o DEET como princípio ativo. Eles são indicados para crianças com mais de 2 anos, gestantes e demais pessoas.

Grávida pode usar repelente OFF?

O repelente OFF pode ser utilizado tranquilamente por gestantes, pois é produzido com a fórmula DEET. É, inclusive, um dos popularmente mais conhecidos, por ser mais facilmente encontrado e ter o valor mais acessível que os demais.

Repelex com Deet

uso de repelente na gravidez

A fórmula com DEET de Repelex também permite que a grávida utilize o produto.

Exposis com Icaridina

 repelente para gestante

Com o principio ativo de Icaridina, Exposis também é permitido para as gestantes.

Repelente caseiro para grávidas

Além dos repelentes industriais, a gestante não tem restrição aos repelentes caseiros. Mesmo não tendo comprovação por parte da ANVISA, eles são muito procurados pelas mulheres que desejam reforçar a proteção. Os mais comuns são à base de óleo, álcool e cravo da índia.

Essas receitas caseiras, entretanto, não possuem o mesmo poder de proteção que os repelentes industrializados, podendo deixar a mulher em risco, além de não haver estudos que comprovem a sua real eficácia.

repelente para grávidas

Uma opção econômica de repelente para grávida para reforçar a proteção é o caseiro feito com cravo da índia e álcool. (Foto: Imagesthai)

Além da utilização dos repelentes, é também indicado que a gestante utilize, com reforço de proteção, telas nas janelas da casa, durma sob um mosquiteiro e, se possível, utilize roupas longas, para deixar a pele menos exposta. É importante frisar que o repelente deve ser utilizado nas partes expostas do corpo e por cima da roupa (nunca por baixo), além de evitar o contato do produto com os olhos, bocas e se a pele estiver irritada ou ferida.

Confira a receita do repelente caseiro para grávidas:

É importante lembrar que esse tipo de repelente ainda não possui eficiência comprovada pela OMS e não é recomendado pela ANVISA.

Grávida pode usar repelente de tomada?

Não há contraindicação ao uso desse tipo de repelente para grávidas, mas é importante ter ciência de que sua eficácia é menor e deve ser utilizado apenas em ambientes pequenos.

Repelente elétrico faz mal para gravidez? 

Esse tipo de repelente pode ser utilizado, desde que o ambiente seja ventilado e que o aparelho fique pelo menos a dois metros de distância da gestante e demais pessoas da casa. Caso a gestante seja asmática ou tenha qualquer outro tipo de problema respiratório, o uso deve ser evitado.

Fontes:

http://portal.anvisa.gov.br/anvisa-esclarece?p_p_id=baseconhecimentoportlet_WAR_baseconhecimentoportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_baseconhecimentoportlet_WAR_baseconhecimentoportlet_assuntoId=20&_baseconhecimentoportlet_WAR_baseconhecimentoportlet_conteudoId=0&_baseconhecimentoportlet_WAR_baseconhecimentoportlet_view=detalhamentos

http://portalfns.saude.gov.br/ultimas-noticias/1296-repelente-opcao-segura-para-protecao-individual-contra-o-mosquito-aedes