Remédio para dor de ouvido em bebês e crianças

Um dos problemas que mais aflige mamães e papais é a temida dor de ouvido em bebês, capaz de tirar o sono de muita gente


A dor de ouvido em bebês e crianças é algo comum, mas não deixa de ser motivo de preocupação para os pais. Existem diversas causas para a dor nessa região, sendo as mais comuns provocadas por uma inflamação ou infecção.

Apesar de, na maioria dos casos, o problema não ser grave, há situações onde é necessário ter atenção redobrada, pois pode se tratar de algo mais sério e que pode prejudicar a audição da criança.

Conheça a seguir as principais causas de dor de ouvido em crianças e como fazer para se livrar desse incômodo.

   

Otalgia ou dor de ouvido, o que é?

A dor de ouvido (ou otalgia) é uma inflamação ou infecção que, na maioria das vezes, evolui de um resfriado após alguns dias de febre. Ela tem início nas tubas auditivas que fazem a ligação do ouvido médio ao nariz e garganta.

Quando as trompas estão inchadas (por conta de uma alergia, resfriado ou infecção nas vias aéreas), as secreções acabam se prendendo ao ouvido médio, proporcionando a proliferação de bactérias ou vírus.

Com a obstrução desse tubo, o líquido se acumula, o que aumenta a quantidade de microrganismos na região, resultando em uma infecção. Como os bebês e crianças pequenas tem maior propensão de ter as tubas congestionadas, elas tendem a apresentar mais dores de ouvido do que em adultos.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Estrutura do ouvido

A estrutura do ouvido é subdividida em três partes, sendo elas a externa, média e interna. O ouvido externo é formado pelas orelhas e canal auditivo externo, sendo o responsável pela amplificação sonora, guiando o som até os tímpanos (uma membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio). A dor de ouvido nessa região é conhecida como otite externa.

Já o ouvido médio é formado por uma câmara que se localiza na parte interna do osso temporal do crânio, onde há o martelo, bigorna e estripo, pequenos ossos articulados. Eles permitem que os sons captados pelo tímpano sejam encaminhados ao ouvido externo. Quando a dor de ouvido ocorre nessa região, é chamada de otite média.

Finalmente, há o ouvido interno, que é formado pelo labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio e que transforma os estímulos sonoros em impulsos nervosos, sendo então decifrados como sons pelo cérebro.

O que causa dor de ouvido?

A dor de ouvido tem como uma das causas a proliferação de bactérias ou vírus no ouvido médio. Outra causa é quando há a obstrução da tuba auditiva, que tem como função drenar o líquido que é produzido naturalmente pelo ouvido.

No caso de uma otite externa, ela ocorre por conta da entrada de água contaminada no ouvido, o que pode acontecer no banho ou ao usar hastes flexíveis de algodão, por exemplo, provocando uma infecção ou inflamação.

Quando a dor de ouvido é curada, pode persistir o acúmulo de líquidos no ouvido, o que acaba por provocar novamente a infecção. Por essa razão, quando não é feito o tratamento da otite, ela pode acabar trazendo prejuízo à audição do bebê ou criança.

Já a otite média tem como causa a proliferação de fungos, vírus ou bactérias, geralmente provocadas pelas secreções de uma gripe ou resfriado. Dessa forma, quando a criança engole ou boceja, esses microrganismos acabam se deslocando para as tubas auditivas. Isso provoca a criação de pus na região, o que faz com que o tímpano seja pressionado para fora, provocando a dor e, em alguns casos, o rompimento do tímpano.

Também é possível que a dor de ouvido tenha outras causas, como lesões provocadas pela própria criança ao coçar o canal auditivo, por exemplo.

remedio dor de ouvido

Sintomas da dor de ouvido

Nem sempre é fácil identificar que a criança está com dor de ouvido, pois elas têm dificuldade em expressar que estão com dor. Por essa razão, é fundamental que os pais estejam atentos aos sinais que possam indicar que há algo de errado com o ouvido dos filhos.

Entre os sintomas que precisam de atenção encontram-se os seguintes:

  • Irritabilidade
  • Febre alta
  • Choro
  • Falta de apetite
  • Ficar balançando a cabeça a todo momento
  • Puxar ou esfregar uma das orelhas
  • Não aceitar mamar ou ter dificuldade para mamar
  • Secreção no canal auditivo
  • Dificuldade de dormir
  • Perda de equilíbrio
  • Presença de pus e mal cheiro na orelha

Diagnóstico médico

O diagnóstico para infecção de ouvido em geral é feito com base nos sintomas que a criança apresenta. Além disso, o médico poderá fazer uso de um otoscópio, instrumento utilizado para fazer o exame e identificar a quantidade de fluido presente no ouvido.

É fundamental que o médico seja informado no caso de a criança apresentar dores intensas, sintomas que duram mais de um dia e no caso de presença de fluidos ou pus no ouvido.

Em geral, trata-se de uma situação passageira e que não é motivo para que os pais se assustem. Porém, é importante buscar um profissional para que seja verificado se não houve nenhum tipo de dano à cavidade auditiva.

Como aliviar a dor de ouvido

Existe algumas técnicas que podem ser usadas para trazer alívio à criança que sente o ouvido dor, entre elas, uma opção é colocar uma bolsa de água morna próxima a ouvido.

Caso não tenha disponível uma bolsa de água, a dica é usar o ferro de passar roupas para passar uma fralda. Quando a fralda ficar morna, basta colocar junto ao ouvido da criança, sempre com o cuidado de verificar a temperatura para não acabar queimando a orelha.

Outra maneira que ajuda a minimizar a dor é preparar um mingau durinho usando o fubá (farinha de milho). Em seguida, coloque-o dentro de um pano enquanto ainda estiver quente. Depois de verificar a temperatura, use como uma compressa, pressionando contra o ouvido afetado da criança.

Dor de ouvido em bebês e crianças

É comum que os bebês e crianças tenham dor de ouvido, ainda mais durante o inverno. Isso acontece porque, diferente dos adultos, elas possuem tubas auditivas mais curtas e na horizontal.

Conforme a criança cresce, essa tuba aumenta de tamanho, passando de 1,25 cm para 3,8 cm. Além disso, ela vai assumindo uma posição mais vertical, o que acaba por reduzir as ocorrências de infecções.

É importante que os pais fiquem atentos à dor de ouvido em crianças, principalmente em casos recorrentes. Isso porque, dependendo de onde se localiza a infecção, existe a possibilidade de que ela evolua para outros quadros, como no caso da meningite.

criança com dor de ouvido

Remédio para dor de ouvido em bebês e crianças

O tratamento para a dor de ouvido deve ser sempre feito sob prescrição do médico. Alguns dos remédios indicados são:

  • Analgésicos: para aliviar a febre e dor, como Dipirona ou Paracetamol.
  • Anti-inflamatório: para tratar infecções causadas por bactérias, como o Ibuprofeno.
  • Antibióticos: são usados apenas no caso de a infecção ser provocada por bactérias.

Como os bebês são mais frágeis, o uso de antibióticos só é feito quando é o caso de uma infecção bacteriana, quando apresentar sintomas mais graves e em crianças acima de dois anos de idade. Em crianças mais velhas, o uso de antibiótico pode ser feito após alguns dias, pois em muitos casos a infecção se cura por conta própria.



Quando o quadro de infecção se repete muitas vezes, há a necessidade de consultar um especialista para que sejam avaliadas as funções auditivas da criança. Nesse caso, poderá ser avaliada a necessidade e um outro tipo de tratamento, como fazer a drenagem do fluido acumulado na trompa auditiva ou se é o caso de inserir um tubo de ventilação no tímpano.

De forma alguma os pais devem pingar algum medicamento sem orientação médica, seja caseiro ou não. Além disso, o médico irá informar a dosagem mais adequada e tempo de duração do tratamento. As instruções devem ser seguidas corretamente, sem interromper o tratamento antes do indicado.

Remédios caseiros para dor de ouvido

Alguns remédios caseiros são usados para tratar a otite, entre eles:

  • Azeite de oliva: o óleo de oliva é usado para minimizar a dor de ouvido, pois ajuda a lubrificar a região e aliviar a coceira. Para isso, basta pingar uma gota do azeite morno no ouvido, de preferência à noite, e massagear a região.
  • Alho: o alho possui ação analgésica e age como um antibiótico natural. Para aplicar no ouvido, esprema um dente de alho e pingue uma gota.
  • Chá de camomila: ajuda a reduzir a irritação na região. Após preparar o chá, um algodão deve ser umedecido e espremido para retirar o excesso. Em seguida, é só tapar o ouvido da criança dom o algodão.

Qual médico procurar quando tiver dor de ouvido?

Nos casos mais comuns de otite, os pais podem recorrer a um pediatra, que irá fazer a avaliação e indicar a medicação necessária. Porém, em casos mais sérios é preciso recorrer ao médico especialista, que no caso é o otorrinolaringologista.

Quando a criança apresenta sintomas mais graves, como febre alta e vermelhidão atrás da orelha, é necessário procurar atendimento rapidamente.

Dor de ouvido e garganta juntos, o que pode ser?

Quando a criança tem dor de ouvido, muitas vezes isso está associado a uma dor na garganta, o que significa que tanto a região dos ouvidos e garganta foram infectados. Como esses órgãos são ligados, é comum que o que afeta a garganta pode acabar afetando o ouvido.

Quando isso ocorre, a criança pode ter dificuldade de engolir. Por isso, quando ela já se alimenta, é importante consumir bastante líquido e alimentos pastosos, como fruta amassada, sopa e iogurte. Dessa forma, ela terá mais facilidade para se alimentar e a recuperação será mais rápida.

Dúvidas frequentes:

Entenda o que fazer quando a criança apresenta dor de ouvido nas seguintes situações:

Dor de ouvido no avião

O bebê pode ter dor de ouvido no avião, o que acontece por causa da diferença de pressão. Quando o bebê suga e engole o leite materno ou na mamadeira, a pressão no seu ouvido é reduzida, o que é uma boa estratégia a ser usada para evitar a dor de ouvido durante a decolagem e o pouso.

Dor de ouvido após mergulho ou natação

Se a criança tem dor de ouvido frequente, ela deve evitar o acúmulo de água após sair da piscina. Não há problema em entrar água no ouvido, apenas quando a água permanece lá dentro por muito tempo, possibilitando a proliferação de fungos e bactérias.

Uma dica é colocar algumas gotas de vinagre após sair da piscina ou então secá-la com um secador, sempre com o cuidado de não usar o ar muito quente e nem muito próximo ao ouvido.

bebe com dor de ouvido

Dor de ouvido na gravidez

Durante a gravidez, é comum apresentar dor de ouvido, o que acontece devido à retenção de líquido da gestante, causando um acúmulo maior de muco. Os medicamentos indicados nesse caso são o Paracetamol e, no caso de infecção, o recomendado é o uso da Amoxicilina.

Colocar algodão com álcool ajudar a diminuir a dor de ouvido?

O uso de algodão com álcool para aliviar a dor no ouvido é uma receita caseira usada por muitas pessoas. Ao aplicar a substância, ajuda para que o líquido no ouvido evapore, aliviando a sensação de dor e entupimento.

Porém, especialistas alertam sobre o risco de usar álcool no ouvido, o que pode acabar comprometendo o canal auditivo.

É possível prevenir a dor de ouvido em crianças?

Amamentar o bebê faz com que a criança recebe os anticorpos da mãe. Além disso, o ato de sugar o leite provoca uma pressão que evita que o líquido acabe fluindo para o nariz, o que reduz o risco de uma inflamação.

Lugares aglomerados fazem com que as chances de a criança pegar uma gripe ou resfriado sejam maiores. A presença de cigarro e poluição também são fatores que contribuem para alergias e infecções.

Para finalizar, é preciso evitar água no ouvido durante o banho. Se a criança usa piscina, o recomendado é evitar quando estiver com dor de ouvido ou usar tampões para proteção.

É importante que a criança seja examinada por um médico quando apresentar dor de ouvido, pois há casos onde a otite pode acabar se agravando, chegando a prejudicar os tímpanos e resultar em uma perda auditiva temporária ou permanente.

Referências

http://saude.ccm.net/faq/7334-remedio-para-dor-de-ouvido

http://www.segs.com.br/saude/28361-como-identificar-a-dor-de-ouvido-em-bebes-e-criancas.html

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI327244-15326,00-RESPOSTAS+SOBRE+DOR+DE+OUVIDO+NAS+CRIANCAS.html

https://www.tuasaude.com/dor-de-ouvido/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-de-ouvido

Remédio para dor de ouvido em bebês e crianças
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*