Relactação – O que é? Como fazer?

Meu nome é Bruna Almeida e sou mãe de 03 filhos. O meu mais velho tem 07 anos e nasceu com 32 semanas, ou seja, prematuro. Após o parto houve diversas complicações que não cabe ao momento falar, mas o aleitamento foi primordial à recuperação dele. Por isso, a relactação é um processo importante a todas as mamães que tem bebês prematuros, as que não tem leite ou produzem em pouca quantidade.

Há outros casos onde esta técnica é utilizada: quando o bebê para de mamar no peito por muito tempo; em bebês que estiveram internados por um longo período; e nos casos de mães adotivas, pois a sucção estimula a produção de leite. Este processo funciona, mas não é imediato, por ser necessário no mínimo 02 semanas para que a produção de leite aumente. Por isso, é preciso ter paciência. Durante a relactação é fundamental que não dê mamadeira ao bebê. Quando sua produção de leite for aumentando, diminua o uso da sonda lentamente até que fique exclusivamente no peito.

Foto: Mommypotamus

Foto: Mommypotamus

Mas, afinal, o que é relactação?

A relactação é uma técnica que consiste em inserir leite artificial na alimentação do bebê – através de uma sonda – que se encontra no peito da mãe, simulando uma amamentação.

Leia maisO que é bisfenol A? Faz mal para o bebê? Tire suas dúvidas

Ela pode ser feita de forma caseira com mamadeira, copinho ou seringa ou através de um kit de relactação, onde o material já vem preparado.

Como fazer essa técnica?

Foto: Wikihow

Foto: Wikihow

Para fazer a relactação caseira com sonda deve-se:

  • Comprar uma sonda nasogástrica para crianças de tamanho 4 ou 5, de acordo com a orientação do pediatra. Estas sondas podem ser compradas em farmácias ou drogarias;
  • Colocar o leite artificial ou do banco de leite humano em um copinho, na seringa ou mesmo na mamadeira;
  • Colocar uma ponta da sonda, furando o bico da mamadeira ou adaptando à seringa;;
  • Colocar a outra ponta da sonda perto do mamilo, fixando-a com fita adesiva, por exemplo;
  • Colocar o bebê no colo para amamentar normalmente.

Dica:

O recipiente com o leite deve estar sempre mais alto do que o peito e nunca no colo, para que o leite desça pela sonda facilmente.

Desta forma, o bebê ao colocar a boca na mama, abocanha o mamilo e a sonda simultaneamente e ao sugar, apesar de beber o leite em pó, tem a sensação de estar mamando no seio da mãe.

Outra solução mais prática para fazer a relactação é comprar um kit da Mamatutti ou Medela, onde que só tem de colocar o leite em pó no recipiente e fixar a ponta da sonda perto do mamilo

Tudo que for aplicado para promover um bom desenvolvimento do seu bebê, assim como essa técnica, é sempre válido.  Nunca se esqueça que o pediatra deve ser seu melhor amigo.

Por Bruna Almeida