De quanto em quanto tempo devo amamentar o bebê?

As novas mamães, principalmente as de primeira viagem, ficam cheias de dúvidas em relação à amamentação: de quanto em quanto tempo amamentar? O medo é oferecer ao bebê leite materno menos vezes do que ele necessita. Afinal, durante os primeiros meses de vida esta será a alimentação exclusiva da criança.

Quantas vezes por dia o bebê deve mamar?

Isso varia um pouco, mas de maneira geral os bebês fazem de seis a dez mamadas por dia. Os intervalos entre uma e outra variam de 2h30 a 4h3o, aumentando para até 5h durante a madrugada.

Leia ainda: Direitos do pai na hora do parto

Ofereço uma ou as duas mamas?

Nos primeiros dias de vida do bebê, a mulher deve oferecer as duas mamas, cada uma por mais ou menos 10 ou 15 minutos. Depois disso, comece a esvaziar totalmente as mamas em uma mamada para somente depois oferecer a outra. Procure começar, na próxima mamada, por aquela em que o bebê sugou menos leite.

De quanto em quanto tempo?

Isso vai depender de alguns fatores, por isso as mães precisam estar ligadas. É importante prestar atenção e até mesmo anotar qual foi a hora e a duração da última mamada. Verifique também o ritmo da sucção, o que pode dizer se a criança está se alimentando adequadamente. Por fim, tente descobrir quais os sinais seu bebê fornece quando já está satisfeito.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Qual é a duração de uma mamada?

No início, as mamadas são mais curtas e rápidas. Depois, conforme a produção de leite da mulher aumenta, as mamadas começam a durar mais. A duração média é de 20 minutos, podendo chegar a até 45 minutos. Para que a mulher se sinta confortável e consiga acompanhar a vontade do bebê, sente-se em um local agradável e confortável.


  • Add Your Comment

    *