Rede de Apoio Materno: 12 frases de impacto emocional

A maternidade não é um processo fácil e ter uma rede de apoio materno nesse momento se torna fundamental.

Como o processo de gestação e pós-parto é um período difícil para a mulher, esse apoio torna-se um suporte físico e emocional.

Existem vários formatos para essa rede de apoio e, embora seja mais comum e mais aconselhável que seja composto por pessoas da própria família, que tenham um laço afetivo com o bebê, muitas vezes, é necessário buscar esse suporte fora e tudo bem também.

É importante que a mãe, seja gestante ou esteja no pós-parto, se sinta amparada emocionalmente e possa descansar, na certeza que o bebê está em boas mãos.

Leia também:

Confira mais sobre rede de apoio materno na leitura a seguir.

O que é rede de apoio materno?

Conhecida como um suporte de cuidados com o bebê, a rede de apoio materno é um meio onde as figuras principais, são, normalmente, os pais e avós. Em muitos casos, essas figuras precisam ser representadas por alguém de fora, visto que existem mães que passam por processos de abandono.

Rede de apoio materno

Além disso, rede de apoio materno especializada, também, é uma opção com enfermeiros e mediadores para o processo gestacional e pós-parto.

Como é formada a rede de apoio à gestante?

A formação da rede de apoio materno é composta por parentes próximos da mãe e do bebê, incluindo pais e avós.

Rede de apoio materno formação

Além disso, outras figuras são necessárias como:

  • Profissionais da maternidade como os enfermeiros, por exemplo;
  • Médico obstetra;
  • Pediatra;
  • Parentes, familiares;
  • Amigos próximos;
  • Rede de apoio personalizada contratada para acompanhar a gestação e pós-parto.

Qual a importância da rede de apoio para as mães?

A maternidade não é um processo fácil, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Desde o início da gestação, a mulher passa por muitas transformações que fazem com que seu corpo e também a mente fiquem abalados.

Esse processo de nova maternidade para as mães de primeira viagem, principalmente, costuma ser ainda mais difícil, pois é tudo novo para elas. Por isso, a rede de apoio é tão importante.

Importância rede de apoio

Com esse grupo para apoiar, muitos mitos da nova maternidade podem ser quebrados, o aleitamento materno pode se tornar mais tranquilo e também evita que haja uma sobrecarga sobre a mulher.

Uma das preocupações no período de gestação e pós-parto é a depressão. Infelizmente, a depressão pós-parto atinge uma boa parte das mulheres e uma das melhores maneiras de evitar isso, é com uma rede de apoio bem estruturada.

Como fazer parte da rede de apoio?

Não é nada difícil começar a fazer parte da rede de apoio materno. É muito importante não tentar impor conhecimento prévio na recém-mãe.

Apesar de já ser inerente os cuidados com os filhos, a maternidade não vem com um manual e, portanto, muitas coisas serão aprendidas na prática e na convivência com pessoas mais experientes.

mae com filho no colo

É necessário também parar para ouvir as necessidades daquela mãe e estar disposto a ajudar. Deve-se levar em conta que o corpo daquela mulher está passando por mudanças e seu emocional fica sensível e abalado.

Ou seja, tudo que estiver ao alcance para tirar a sobrecarga da mulher deve ser feito. A começar pelos cuidados com o bebê que pode ser dividido para não pesar em cima da mãe.

Como cuidar de um bebê sem uma rede de apoio?

A rede de apoio é sim fundamental, mas se a realidade da mãe não é essa, essa história muda e, infelizmente, para muitas mulheres a rede de apoio materno pode faltar em alguns momentos.

Como cuidar de bebê sem rede de apoio

Para que seja possível cuidar do bebê sem uma rede de apoio materno alguns passos são necessários para ajudar, como:

  • Não queira dar conta de tudo: Isso é humanamente impossível e a sobrecarga será muito alta. Além disso, a vontade de dar conta de tudo sozinha e de uma só vez pode causar frustração.
  • Olhe para si de vez em quando: Para cuidar bem do pequeno, as mães também precisam estar bem consigo mesmas. Com isso, saber a hora de parar para respirar, cuidar de si mesma, descansar e até mesmo sair um pouco da rotina são passos fundamentais, para que a mãe consiga cuidar melhor de seu bebê.
  • As redes virtuais também podem ajudar: Ainda que a mãe não tenha uma rede de apoio materno de maneira presencial para aliviar tarefas diárias, a rede de mães existente no Facebook, por exemplo, é outra maneira de ser ajudada. Lá, cada uma conta um pouco de suas experiências e dão forças para a outra.
  • Se precisar, deixe seu filho na creche por um tempo: Apesar de esse não ser o desejo de muitas mães, deixar o bebê na creche em algum momento do dia pode ser uma opção viável para que a mãe consiga realizar tarefas diárias e até mesmo trabalhar, se for o caso.

12 Frases para rede de apoio materno

A rede de apoio materno pode começar com uma simples frase de incentivo e encorajamento para as mães.

mae olhando para o bebe

Confira algumas ideias para apoiar essa mãe guerreira que precisa tanto de ajuda:

  1. Você está no caminho certo, continue fazendo um bom trabalho;
  2. Você pode não estar enxergando agora, mas você é uma mãe incrível;
  3. Seu bebê não poderia ter uma mãe melhor que você;
  4. Parabéns por ser essa guerreira, batalhadora, seu filho (a) será um grande homem (mulher);
  5. Acalme-se! Perder o controle as vezes faz parte do processo da maternidade, mas isso não define quem você é. Você é uma mãe incrível!
  6. Não se compare com as mães das redes sociais. A vida real é diferente e nenhuma mãe real poderia ser melhor que você;
  7. As vezes precisamos parar e respirar um pouco. Tire um tempinho para você;
  8. Você precisa de ajuda? Como posso te ajudar?
  9. Conte comigo para o que precisar, você não está sozinha nessa;
  10. Sempre confie no seu feeling. As mães sabem o que é melhor para seus filhos;
  11. Não se preocupe com críticas. Elas sempre vão aparecer ao longo da jornada de mãe, mas esteja firme e continue fazendo seu melhor sempre;
  12. Seu bebê nasceu para você e você renasceu para ele. Parabéns por ser tão dedicada.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário