Dicas para decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Dicas para decorar quarto de irmãos
Foto: @millamilladesign

Quando a família é numerosa, sempre há a preocupação de harmonizar os ambientes da casa. Os espaços devem ser aproveitados por todos e precisam oferecer comodidades aos membros da família.

Aos filhos, existe a necessidade de criar quartos para que possam desfrutar do conforto, sem que haja desentendimentos pela divisão do mesmo cômodo. Pode parecer comum, faz parte da convivência.

Para tanto, algo chama a atenção. Se os filhos têm comportamentos distintos, é bom pensar na decoração de quarto de irmãos com idades diferentes. Se dividirão o mesmo ambiente, melhor ainda. Se ficarão em quartos separados, deverá ter o estilo dos filhos.

quarto de irmãos casal com idades diferentes
Foto: @oliviavianna.interiores

Saiba mais na pauta de hoje como criar ambientes descontraídos, confortáveis e práticos, na decoração do quarto de seus filhos. Acompanhe.

Dicas para quarto de irmãos com idades diferentes

Se pensa na decoração do quarto de irmãos com idades diferentes, lembre-se que eles têm gostos e estilos que combinam com suas personalidades. Independente da forma como pensam, os quartos precisam ter, antes de tudo, o conforto e espaço necessários para poderem espalhar suas bagunças e sentirem-se à vontade.

Foto: @tracoduplo_isabellaghetti

Acompanhe as dicas que listamos para incrementar e surpreender na decoração dos quartos. Bom gosto, criatividade e estilo nos ambientes.

Cores

As cores dos quartos devem ser leves e neutras. Para não deixar o ambiente com aspecto menor e não gerar muita informação visual, os quartos devem ter aspectos de simplicidade, até mesmo para que os filhos sintam-se tranquilos e seguros.

As crianças não entendem muito sobre preferência de cores, então uma dica bacana é escolher tons que agradem aos pequenos, para que o quarto fique sempre com características alegres e aconchegantes.

Foto: @coisinhasbacanas

Para incrementar na pintura, quadros que combinem com as cores são uma aposta gratificante. Os adesivos de parede também estão em alta. Mas deve haver cuidado, pois as crianças mudam de gosto muito rápido.

Móveis

Os móveis devem ser práticos. Para as camas, a sugestão é o beliche, pois ocupam menos espaço e acomodam bem os pequenos. Os beliches devem ser bem estruturados, reforçados e que tenham grades protetoras para estabelecer a segurança necessária.

Foto: @arquitetura.demae

As cores para os móveis podem ser variadas. Porém, para as crianças é de praxe manter a tonalidade crua se forem móveis em madeira ou também com cores suaves. O branco é boa dica.

Se as camas forem separadas, é bacana manter no mesmo modelo e tonalidade. Haverá mais identificação no visual do quarto. E sempre é legal haver o contato entre os filhos e cada um em sua cama para não haver confusão!

Divisão do espaço

Cada filho tem personalidade diferente. Valorizando o espaço para o desenvolvimento intelectual dos filhos, eles poderão ter mais liberdade em compartilhar seus gostos. Com a definição dos espaços e separando seus gostos, poderá haver melhor interação entre os pequenos.

Foto: @hana.lerner.arquitetura

Decoração

A decoração deve ser básica, simples e que tragam conforto e alegria. O quarto das crianças deve ter objetos que tragam leveza ao ambiente. É claro que não faltarão itens necessários como a caixa de brinquedos, livros e quadros que remetam às coisas favoritas.

Foto: @blueflamingoliving

Espaço para estudos

É importante que o quarto das crianças reserve um espaço para que possam estudar. Na decoração, essa ideia cria mais organização para que não haja problemas na concentração dos estudos. Sendo um quarto bacana, bem dividido, decorado e organizado, as crianças terão mais individualidade e prazer com as tarefas escolares.

quarto de irmãos com bicama
Foto: @jucatucadesign

Sem contar que o foco nos estudos em um ambiente descontraído, não deixará a criança confusa no momento de preparar os estudos. Portanto, faça móveis em que as crianças possam dividir. Dependendo do espaço, é possível fazer bancadas de estudos para cada filho. As escrivaninhas estão sempre em alta.

Relação e afeto

É muito bom haver a aproximação dos irmãos no mesmo quarto. Deve haver a interação entre os filhos, pois essa troca de informações garante a amizade e compreensão entre as crianças. Desde o fato de brincarem ou estudarem juntas, favorece o elo de compartilhamento de informações.

ideias de quarto para irmãos
Foto: @babydreamscuritiba

Decoração de quarto de bebê junto com irmão mais velho

Esse tópico merece um pouco mais de atenção. Se teremos um bebê dividindo o quarto com um irmão mais velho, há alguns cuidados que devem ser levados em consideração, para não atrapalhar no desenvolvimento das crianças.

Na criação, valem as mesmas ideias para quarto de irmãos com idades diferentes. Mas, é preciso pensar no bebê. Segundo médicos, psicólogos e especialistas, os bebês têm o hábito de adormecerem no colo dos pais e de preferência no quarto.

Foto: @minibelleoficial

Para tanto, os quartos devem possuir a mesma neutralidade e suavidade nas cores, objetos e harmonia. As informações visuais não podem ser excessivas para não atrapalharem no desenvolvimento e crescimento do bebê. Mas isso não significa que deva faltar o aconchego necessário às crianças.

Quarto de irmãos casal simples

Se os filhos são maiores, sejam rapazes e moças, é possível desenvolver um quarto que atenda às necessidades de ambos. Por já terem idades e pensamentos mais desenvolvidos, os filhos devem ter espaços que remetam às suas personalidades e comportamentos.

Em geral, os adolescentes, por exemplo, possuem gosto e pensamentos mais radicais sobre a decoração de seus espaços. Então, para que o quarto fique com ar de descontração sem perder o conforto, precisa ter a qualidade e interesses dos filhos.

Foto: @arq.barbaralouise

Se pretende manter a identidade visual, escolha uma cor que ambos gostem para deixar fluir a personalidade. As camas, se forem separadas, devem ser iguais e em mesmo tom. Pode optar pelo beliche, desde que seguras e reforçadas.

Modelos de quarto de irmãos com beliches

Continuando com as ideias de quarto de irmãos com idades diferentes, você pode optar por beliches. Esse modelo de cama é prático, fácil de montar e muito diversificado.

Foto: @muskinha

Essas camas foram desenvolvidas há anos, no objetivo de facilitar a circulação de espaços e otimizam o ambiente.

Com aspectos diferentes, podem ter cores em tons de madeira ou serem de cor neutra, para não gerar informações visuais excessivas. Vale a pena apostar na criatividade para dar descontração no quarto dos filhos.

Veja mais algumas ideias bem legais:

01- Aposte em um quarto bem alegre e colorido

Foto: @natocadesign

02- Para quarto com bebês uma opção com cores em tons pasteis deixa o ambiente tranquilo

Foto: @sorriaguria

03- Aposte também em papeis de parede e decore com prateleiras

Foto: @redalmeida

04- Abuse dos espaços para obter uma decoração melhor

Foto: @meumini.mundo

05- Para irmãs bebês um quarto vem básico pode ser a solução

Foto: @minhadocematernidade_

06- Os móveis planejados ajudam na hora de garantir espaço

Foto: @redalmeida

07- Aposte em uma cor neutra na parede para quarto de casais

quarto de casal de irmãos
Foto: @brunabarbieriarq

08- O quarto pode ser decorado com um tema especifico

Foto: @infantarquitetura

09- Para os irmãos maiores aposte em beliche

Foto: @muskinha

10- A parede decorada faz toda diferença na decoração

Foto: @muskinha

11- A opção em beliches acaba sendo uma melhor opção de ganhar espaço

Foto: @muskinha

12- Um quarto bem colorido serve para quarto tanto de casais como para irmãos do mesmo sexo

decoração de quarto de irmãos
Foto: @hana.lerner.arquitetura

13- O quarto com tema é bacana para irmãos

quarto de 2 irmãos
Foto: @presenteria.ateliecolorir

14- Você pode apostar em uma decoração montessoriana também

decoração de quarto dividido entre irmãos
Foto: @mimootoys

15- O beliche é ideal para crianças com idades diferentes

quarto de irmãos com beliche
Foto: @redalmeida

16- Quarto de casais com bebê pode ser muito divertido

quarto de irmãos pequeno
Foto: @jubaarquitetandoninhos

17- Aproveite espaços em comum para as crianças brincarem

quarto de irmaos juntos
Foto: @_mamalovesyou

18- Aproveite todos os espaços para decorar

quarto pequeno de irmãos com idades diferentes
Foto: @ambienteinspira

19- O quarto montessorianos fica bem legal para casais de irmãos

quarto para irmãos casal
Foto: @decordescomplicado

20- O quarto triplo também pode ser bem divertido

quarto de tres irmaos
Foto: @bubblebeeoficial

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário