Como criar uma rotina para o bebê dormir

Criar desde cedo uma rotina para o bebê dormir ajuda para que ele tenha um noite mais tranquila, não acorde várias vezes durante a noite nem fique se remexendo no berço. Isso também é bom para os pais, que conseguem descansar e acordar revigorados. Mas, como fazer isso?

O sono nos primeiros meses de vida

Durante os primeiros meses de vida, é normal que o bebê durma poucas horas e acorde, para em seguida dormir mais algumas horas. Isso vai acontecer até os seis meses, pois ele dorme várias vezes ao longo do dia ao invés de dormir uma noite inteira, como os adultos. Neste período, os pais devem observar seus filhos para conhecer o ritmo de sono da criança.

Leia ainda: Modelos de vestidos de festa longos para gestante

Bebês que trocam a noite pelo dia

Quando o bebê começa a dormir bastante de dia e acordar com frequência durante a noite, toda a rotina da família muda, já que os pais acabam ficando acordados por causa do bebê e bastante sonolentos na manhã seguinte. É possível fazer com que o bebê comece a ter noites de sono duradouras, mas antes disso é necessário criar uma rotina para o pequeno dormir.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Como criar esta rotina?

Comece dando banho no bebê sempre no final da tarde para que ele fique bem relaxado. O jantar deve ser oferecido sempre no mesmo horário, e é normal que a criança já comece a ficar sonolenta depois da refeição. Depois disso, é importante que o ambiente comece a ficar tranquilo e silencioso, sem muita agitação: abaixe o som da televisão e diminua as luzes que o bebê já vai dar sinais de que quer ir para o berço.

Não se preocupe com o choro do bebê

Se no início seu bebê ficava bem sozinho no berço, depois dos seis meses ele pode começar a chorar quando se vir sozinho, o que é normal. Os pais precisam acostumar seus bebês a dormir sozinhos, desta forma, quando acordarem de madrugada, vão pegar no sono novamente por conta própria.


    1. Raquel Oliveira 4 de março de 2015
    2. Fernanda 16 de março de 2015

    Add Your Comment