Como fazer o bebê dormir sozinho

Desde os primeiros meses, é importante fazer com que o bebê durma sozinho. Isso vai evitar que seja necessária a presença da mãe, por horas, ao lado do berço, garantindo mais autonomia não só para a mulher, mas também para seu bebê. Veja a seguir algumas dicas:

Os primeiros meses

Os pais devem incentivar seus bebês a dormirem sozinhos a partir do segundo mês de vida, Nesse período, é preciso observar com atenção os sinais de cansaço da criança. É indicado ainda criar uma rotina e segui-la sempre. Comece dando banho, amamentando, oferecendo alguma atividade e o colocando para dormir. Durante essa atividade, coloque o bebê para brincar sobre um colchão ou tapete. Não dê a ele muitos brinquedos para não estimulá-lo demais. Observe atentamente. Quando perceber os primeiros sinais de sonolência, coloque-o no berço.

O fato de repetir essa rotina todos os dias acostuma e condiciona o bebê. Na hora de coloca-lo no berço, você pode ainda incluir outros passos: pegando-o no colo, ninar e cantar uma canção.

Leia ainda: Como proteger o bebê dos germes

Foto: media.zenfs.

Foto: media.zenfs.

Rádio fora do ar

Essa é uma dica que pode parecer estranha, mas muitas mães garantem que funciona. Para os bebês bem novinhos pegarem no sono mais facilmente, coloque ao lado do berço um rádio fora de estação. O barulho, similar ao ouvido dentro do útero materno, vai acalmá-lo.

Bebê crescendo

Conforme o bebê vai crescendo, mantenha a rotina. No entanto, após os quatro meses de idade, é recomendado sair rapidamente do quarto após colocar a criança no berço. Isso porque ela já está bem mais “antenada”, e sua presença pode acabar fazendo com que desperte. Se o bebê chorar, você pode ficar de longe observando e ouvindo. Se ele demorar a parar, volte e tente acalmá-lo, depois saia novamente.