Quando levar o bebê pela primeira vez ao dentista?

Muitos pais acreditam que seus bebês não precisam ir ao dentista nos primeiros anos de vida. Mas isso não é verdade. Saiba a seguir tudo o que preciso sobre o assunto:

Primeira visita ao dentista

A primeira visita do bebê ao dentista deve ocorrer quando ele já tiver seus primeiros quatro dentinhos – os primeiros geralmente nascem na frente. A partir daí, os pais devem levar a criança para consultas periódicas de seis em seis meses. Nelas, o dentista vai fazer aplicações de flúor nos dentinhos.

 Leia ainda: Como amenizar as dores nos seios durante a gestação?

Higiene bucal deve começar antes dos dentinhos

A higiene bucal do bebê deve ser um hábito dos pais, que precisa começar bem antes do nascimento dos dentinhos. Após cada mamada, é preciso higienizar a boca do pequeno utilizando um paninho ou gaze úmida. Basta passar levemente pela gengiva,

Assim que os dentinhos começarem a surgir, os pais devem utilizar a dedeira de silicone, adequada para a limpeza em uma boca tão pequena e sensível.

Quando a criança já tiver todos os dentinhos, a dedeira deve ser substituída por uma escova de dentes infantil.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Quando nasce o primeiro dentinho?

O nascimento do primeiro dentinho pode variar bastante de criança para criança. Na maioria dos bebês ele surge por volta dos oito meses de idade. Em outros, porém, podem nascer logo nos primeiros meses de vida.

Se até completar um ano seu bebê não tiver nenhum dentinho despontando, não é necessário se preocupar. Por outro lado, se aos dois anos ele ainda não tiver dentinhos, leve-o ao dentista.

Creme dental

A pasta utilizada nos bebês não deve ser a mesma parta utilizada por adultos. Até que as crianças tenham completado três anos de idade, o creme dental deve ser sem flúor. A razão para isso é que o flúor não deve ser ingerido pelos pequenos, e nesta idade eles muitas vezes acabam engolindo um pouco, já que não sabem cuspir.